Artigo de Augusto Nunes: Mello estende a mão aos mensaleiros do PT


“Da maneira que está sendo veiculado, dá a impressão que o acolhimento vai representar absolvição ou redução de pena automaticamente, e não é absolutamente nada disso”, queixou-se Celso de Mello no domingo ao repórter Severino Motta, da Folha, com quem conversou enquanto tomava café com a filha numa livraria de Brasília. Nesta quarta-feira, ao votar pelo acolhimento dos votos infringentes, o decano do Supremo Tribunal Federal caprichou na pose de quem não está inocentando ninguém. Mas tornou inevitável a absolvição, daqui a alguns meses, de todos os mensaleiros condenados pelo crime de formação de quadrilha.


CLIQUE na imagem acima para ler todo o texto do jornalista Augusto Nunes, no site da revista Veja.

17 comentários:

Anônimo disse...

O BRASIL NÃO PRECISA DO STF. É UM CUSTO DESNECESSÁRIO PARA O BRASIL.
MANDEM ELES TRABALHAREM, O PT NÃO PRECISA MAIS DELES.
TRAIDORES DO BRASIL.

Anônimo disse...

Pra que serve um juiz do stf?
Para ser comprado pelo PT.

Anônimo disse...

PIOR QUE O PT SOMENTE O STF.
OS JUÍZES DO STF SÃO PIORES QUE OS MENSALEIROS.
OS MENSALEIROS SÃO MAIS AUTÊNTICOS MAIS HONESTOS.
OS MENSALEIROS NÃO SÃO TRAIDORES.

Anônimo disse...

LUIZ FUX, DEU PROS MENSALEIROS E CHICANEIROS DO SUPREMO, TEREMOS UM DESFECHO RÁPIDO, VIU CARLOS SGARBI

Cesar disse...

Acabou a moral do judiciário, por favor abram as portas das cadeias e libertem todos os condenados, poir ninguém do judiciario tem moral para condenar quem quer que seja! Eta paisinho de segunda classe. Pobre de nós e do Brasil termos um judiciário serviçal e sem vergonha como nós temos! Com tudo que foi provado através de farta documentação e testemunhas essa gang do nove dedos, saiu ilesa e rindo de nossa cara, fica provado que nosso poder judiciário, VÊ, ESCUTA , FALA e obedece ordens diretas de quem os indicou. Vergonha internacional, essa justiça de republiqueta, terceiro mundista. Os americanos tem mais é que nos espionarem, pois não temos credibilidade e respeito por nós mesmos,imagina com os outros. A que ponto chegou esse governo ditatorial comunista, e ainda vai piorar mais, porque com eles sempre pode ficar ainda pior do que está. QUE DEUS NOS PROTEJA!

Anônimo disse...

O dr. Delúbio Soares é na realidade um sábio, um vidente até, qdo disse lá em 2005 que tudo no final iria se transformar em piada de salão. Se transformou numa enorme pizzaria. Depois dessa, não temos mais salvação. Isto aki tá igualzinho a Venezuela do huguito, que o diabo o tenha. Quem é pobre, primeiramente vai direto prá prisão, caso faça algo de errado. Agora esses que , que...não posso dizer roubo...? poderei ser processado por calúnia e difamação por esses honrados senhores do mensalão. ESTE PAÍS É UMA VERGONHA, ainda tem a cara de pau de falarem mal do Paraguai.

Anônimo disse...

Mídia se joga em na cova que ela própria cavou:

247 – Nos últimos meses, a golpes de centenas de artigos, milhares de notícias e milhões de palavras, um naipe completo de colunistas da mídia tradicional tratou de cavucar com pás, martelos e picaretas as sepulturas em que seriam jogados, nesta quarta-feira 18, os réus da Ação Penal 470.

Porém, com o voto histórico do decano Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, os articulistas da condenação anunciada descobriram que haviam aberto, na verdade, suas próprias covas rasas. Cobertos com togas, apesar da falta de especialização jurídica, ar professoral diante de quem não precisava de lições e a empáfia condizente com os arrogantes, a verdade é que esse pessoal se arrebentou. Eles morreram em credibilidade abatidos por seus próprios golpes.

Senão, vejamos:

Pode mesmo o acadêmico eleito com um livro só (compilação de artigos em O Globo) Merval Pereira dar aulas de Direito a um ministro do porte de Ricardo Lewandowski? Tem condições o blogueiro Reinaldo Azevedo, de Veja, ensinar letras jurídicas a uma referência como Teori Zavascki? Dá para instalar no mesmo patamar de conhecimento de matéria constitucional o galhofeiro Augusto Nunes com o magistrado Luís Roberto Barroso? A decana brasiliense Eliane Cantanhêde porta mesmo ensinamentos jurisdicionais que podem servir ao advogado tornado ministro Dias Toffoli? Acreditava mesmo a revista Veja que iria, com uma capa à la Capone, levar o decano Celso de Mello a tisnar sua biografia de garantista?

Mais que ingenuidade, tratou-se a operação conjunta da mídia tradicional, para a qual seus mais cintilantes quadros foram requisitados, de uma jogada com duplo sentido. Acreditando que todo o julgamento da AP 470 seria guiado pela estrela da política, os colunistas atuaram travestidos de juristas para criarem, entre os leitores, a fantasia de que possuíam argumentos técnicos ainda mais fortes que a ira sentida frente aos personagens no banco dos réus. Cobriram-se, sem cerimônia, com togas cintilantes, que ao final serviram apenas para obnubilar a visão do público sobre o complexo julgamento. No jargão das redações, tiraram seus leitores do rumo certo.

A compreensão de que o Supremo é um órgão formado por juízes experimentados, cuja maioria compreende que o tribunal, como frisou o decano, "não pode expor-se a pressões externas", não foi transmitida aos leitores. Ao contrário. Um por todos e todos por um, o que eles escreveram em papel, lançaram na internet e propagaram pelo rádio e a televisão foi a mensagem de que o Supremo seria, sim, uma espécie de Maracanã em que as torcidas determinariam o resultado da partida. Venceria quem gritasse mais alto, amedrontando os responsáveis constitucionais pela apreciação do caso.

Foi preciso, em sua ampla e histórica lição de preservação das garantias dos cidadãos frente à "irracionalidade" do Estado, Celso de Mello repor a verdade em seu devido lugar. Ele ensinou que a não aceitação dos embargos infringentes iria contrariar uma tradição estabelecida pelo próprio Supremo desde o início do século passado. Seria contraditória com todas as Constituições brasileiras desde a de 1946.

Ao fracassarem, as insistentes ações da mídia tradicional contra o Supremo, durante a Ação Popular 470, findaram, na mão contrária desse mau exemplo, por fortalecer a democracia. O voto do decano, acompanhando os juízes Luiz Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski significou, tecnicamente, apenas que o próprio Supremo irá revisar as sentenças que receberam quatro votos pela absolvição dos réus. Moralmente, foi a maior aula já dada por um juiz a uma turma que pensava ser dona da verdade.

Unknown disse...

A sarjeta, no Brasil, tem voz...

Jaco do Morro Belo disse...

E o pior de tudo que eles ainda querem explicar.
Como nunca acreditei neste julgamento, a decisão tomada pelo STF não traz nenhuma novidade. Quem vai pagar a conta é o Marcos Valério e sua turma que resolveram blindar o LULLA e toda a camarilha, Isto que dá confiar no PT.

Anônimo disse...

claro que nao eh nada disso...

sera apenas um novo julgamento com uma maioria ja conhecida a favor dos mensaleiros...

depois dos petistas, agora eh o ministro que acha que todos somos idiotas...

José Luiz Pinto da Fonseca (67) São Paulo - SP disse...

Olá caro Políbio, bom dia, se é que hoje teremos um depois da "celssada" de ontem a tarde em favor dos "infringentes mensaleiros" deste país lulista ! Ele "infringiu" nos "bagos" da sociedade brasileira um tremendo chute com chuteira de cravos altos e apoiou os criminosos de gravata com belos gabinetes na república ! Ele discursou por 2 horas tentando dividir com os juristas que a toda instante citava como exemplos o que iria fazer em benefício dos que já deveriam estar bem presos em celas comuns e com bandidos da mesma espécie, e assim lavar suas mãos com o fez Pilatos em Roma. Tentou (mas não conseguiu) jogar a culpa de sua decisão esdrúxula nos juristas que citou de modo seguido, fazendo uma encenação com muitas poses e gestos treinados no final da semana. Por suas próprias palavras de não querer saber da "pressão popular das ruas", temos mais um cidadão que se lixa para o povo como muitos outros que nós mesmos elegemos, e que depois se transformam em nossos algozes.
Triste dia 18 de setembro de 2.013 para o Brasil "não infringente" !
Abraços patrióticos decepcionados!
JL

Anônimo disse...

Errado.
O sabujo dos barões da mídia travestido de democrata não passa de um fascista.
O STF não se curvou a turba ensandecida
O batman não conseguiu sair do tribunal para o planalto como muitos queriam.

Anônimo disse...

É por ser diferente que os Estados Unidos é o dono do mundo, eles tem umas 10 leis e 27 emendas, as leis são tão perfeitas que não tem como o bruxo escapar, basta ver que tem governadores na cadeia e presidente sendo obrigado a demitir-se.
Os caras não sabem como no Brasil ainda não foi julgado e indenizado os familiares do acidente da Tam, acredito que para entender as leis brasileiras só nascendo aqui.


Eduardo Menezes

Ricardo disse...

Tem, a sarjeta, a fossa, o lixão tem voz sim, dá-se à ela o nome: Sgarbi !

Anônimo disse...

Os ataques contra Celso de Mello nas redes sociais:


IV Avatar do Ri....
Ai ai ai eu não sei se sorrio ou se choro vendo essas reações pq o final do mensalão a BBB deu com os burros n´agua, será que os telespectadores da Globo não sabia que o tempo da justiça é um e do da Tv é outro. Quem mandou confundir final de julgamento com final de novela. Os tais telespectadores frutados correram para o Facebook do Celso Mello para xingá-lo, noutro post há gente pedindo intervenção dos militar para degolar o Dirceu, que são essas figuras, é o povo do Zé Serra, do Barbosa, do Malafaia, muito estranha esta manifestação de ódio por causa de um simples reconhecimento do réu poder recorrer da sentença que o condenou e, como se sabe, por um tribunal de exceção comandado pelos meios de comunicação, e olhe lá que o recurso nem é abrangente, pois dirá respeito a apenas a alguns pontos da sentença, tudo isso depois que fora negado aos réus o sagrado direito ao duplo grau de jurisdição, de duas uma, ou esta gente irada tá confundindo o tempo da justiça com o tempo da TV Big Brother Brasil ou então o Brasil tomou essa feição de truculência a la Barbosa, eu heim, coisa de louco, vejam só, este julgamento do mensalão é uma coisa prá lá de kafkiana e antes de tudo um espetáculo midiático, só o padrão novelão, com um fim esperado tipo Dirceu algemado, sem que tenha tido direito a recurso ou pedido de clemência ao Merval Pereira o que, não acontecendo, jogou um balde de água fria no fim do espetáculo grotesco cuja apoteose que havia sido programada pela Globo ao menos foi adiada, o problema é este adiamento fará com que mais pessoas fiquem sabendo que o mensalão não existiu, daí a ira das marionetes teleguiadas contra Celso Mello, essa manifestação de ódio seria até risível não fosse trágica:

Fascismo na veia, confira...

1) Sérgio Gatti Vc não passa de um pau mandado seu mal caráter!
2) Jonas Alves SAFADO!!!
3) Giovan Nogueira Cantanhede gostaria de saber quanto ele ganhou.
4) Marcelo Gabreu Filho da Puta!
Angélica Celeri Perez Balbino RATO!há 5 horas · Curtir
5) Erika Souza Oliveira Pantaleão Bandido, sem vergonha, vendido, rato é elogio.
6) Carlos Henrique Martins Vieira safadooooooooooooooo!!!!
7) Adriano Apolinário Leão de Oliveira Sua mãe se for viva deve estar debaixo da cama safado...
8) Arlinei Carvalho TRAIDOR...
9) Thiago Santos parabens ministro, visivelmente mais um corrompido.
10) Carmen Sílvia Quem tem uma conta bancária, num banco português, no valor de vinte e cinco milhões de euros (setenta e cinco milhões de reais)? Ouvi dizer que é...
11) Luis Carlos Liviero Vamos roubar, vamos lembrar a família dele , filhos, mãe, netos, sobrinhos, o quadrilheiro que ele e.
12) Zulmira Ferreira IMORAL SAFADO

(...)

PS: Ou seja, os mesmos que compram bugigangas da China para não pagar impostos incluido os blogueiros do blog

Anônimo disse...

Olhem a voz do Carlos Sgarbi saindo do esgoto!
Tais equivocado Carlos Sgarbi, tua voz não é da sarjeta.




Anônimo disse...

A esquerda acusa de fascistas aqueles que mostram toda a criminalidade, o cinismo e a desfaçatez com que esta seita laica age. Fascismo é o que fizeram com Francenildo, com Celso Daniel, com o Toninho do PT , com Marcelo Cavalcanti, com inúmeros jornalistas que criticam esquerda, com o Paraguai, com os boxeadores cubanos, com o uso político portanto inconstitucional da polícia federal, com a permissão da ação de gangues pela polícia quando das manifestações que ocorreram durante a Copa das Confederações. Qualquer um que atinja os crimes das esquerdas é chamado por elas de fascista, é um modo cinicamente gramsciano de agir. Gramsci não existe a não ser como parte da história em países desenvolvidos, mas encontrou adubo orgânico em profusão nas cabeças esquerdo -bananeiras .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/