Antídoto americano não garante eficácia no caso de Santa Maria


Apesar do esforço para trazer ao Brasil a hidroxicobalamina – antídoto injetável usado para desintoxicação de pacientes que inalaram cianeto – não há garantia da eficácia do medicamento no tratamento das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. É o que informa o chefe da UTI de adultos do Hospital Universitário de Santa Maria, Silvio Ribeiro. De acordo com ele, a hidroxicobalamina é mais eficaz se utilizada nas seis primeiras horas após a intoxicação pelo As vítimas da tragédia estão internadas há quase uma semana. 

O médico informou, ainda, que os traços do veneno no sangue dos pacientes internados estão progressivamente baixando. “Considera-se letal uma concentração acima de 500 miligramas de cianeto por mililitros de sangue, mas provavelmente não há mais pacientes com esse registro”, afirmou Ribeiro.

Na tarde deste sábado, o avião da Força Aérea Brasileira chegou a Santa Maria com os antídotos doados pelo governo dos Estados Unidos. Ao todo, 64 frascos foram trazidos à cidade: 15 ficaram no Hospital de Caridade e cinco no Hospital Universitário - o restante ficará armazenado. Parte do lote trazido nos EUA ficou em Porto Alegre, onde seguem internadas 61 pessoas.Segundo apuração do site de VEJA, pelo menos 19 pacientes internados em Santa Maria tiveram registro do veneno em seu sangue. O ministério não confirma o total de pacientes intoxicados com o cianeto.

- Na manhã deste sábado, caiu para 109 o número de pacientes internados vítimas do incêndio. A redução se deve às altas registradas nos hospitais de Santa Maria. Também diminuiu o número de pacientes que respiram com ajuda de aparelhos. A missa de sétimo dia que ocorreria hoje na Catedral Diocesana foi transferida para a Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, às 21h30.

* Clipping Veja 

5 comentários:

Anônimo disse...

A hidroxicobalamina é um das formas da vitamina B12. Pode ser comprada em qualquer farmácia. Será que a B12 norteamericana é mais eficaz? Afinal ela é fornecida com a denominação "Cyanokit" logo deve ser coisa muito especial... AGB

Anônimo disse...

A eficiência de um medicamento similar ou genérico é a mesma de um de referência? Um tempo atrás tinha um cachorro ao qual foi receitado um medicamento também usado por humanos. Comprei o genérico, pois era muitíssimo mais barato, mas o cachorro foi cada vez piorando mais da doença que tinha. Aí abri a mão e comprei o medicamento de referência, o cachorro logo melhorou. Conclusão comparativa, B12 tem em vários medicamentos, mas nem todos tem a dose, concentração, meia-vida e absorção iguais, e uns são muito mais eficazes do que outros, daí suas diferenças de preço e o fato de que não temos aqui muitos destes que poderiam resolver muito mais rápida e eficazmente problemas de saúde e, é claro que, se aplicados a tempo e não a mais de 160 horas depois do envenenamento. Esta é a diferença do SUS para uma medicina de primeiro mundo. Experimente ser picado por uma jararaca e demorar 160 horas para receber o soro antiofídico.

Anônimo disse...

Ver a petralhada baixar a crista para os USA não tem preço! Por que será que não pediram ajuda de Cuba? A tal de merdicina cubana não é a melhor do mundo? Somos vítimas da insensatez ideológica da Anvisa.

Façanha disse...

Vitamina B12 é vendida em qualquer farmaciazinha da grande porto Alegre. O Pt e o governo federal estão se exibindo demais.

Anônimo disse...

Só da Anvisa?? Se começar a listar não pára mais....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/