Análise desta página sobre falhas no atendimento dos atingidos pela tragédia de Santa Maria alcança repercussão nacional

O material a seguir é do jornalista Ricardo Setti, que replica para leitura nacional dos leitores de Veja (www.veja.com.br) o corrosivo artigo do médico intensivista Milton Pires. Há mais sobre o autor na nota do editor. Só à medida que os dias vão passando é que abundam os erros crassos, a desídia, os verdadeiros atos de improbidade administrativa, a lassidão, a ignorância, a lentidão fatal com que atuaram e atuam as autoridades estaduais e federais ligadas às áreas de segurança pública e de saúde pública. Não é admissível que cheguem até as vítimas internadas, apenas uma semana depois da tragédia, recursos como medicamentos conhecidos, não existentes no Brasil, como é o caso dos que acabam de chegar dos EUA, como também são inqualificáveis os maus procedimentos dos bombeiros antes e durante a tragédia, passando a demonstração de que falharam no cumprimento da legislação relativa a liberação de licenças e falharam no combate ao incêndio, deixando as funções mais arriscadas para os civis, tudo por falta de conhecimento, treinamento, equipamentos e pessoal - falha de um governo que pratica desbragado empreguismo, endivida-se irresponsavelmente e saca adoidamente do caixa únicom mas não tem dinheiro para a segurança pública, o que inclui o Corpo de Bombeiros. As falhas gritantes do governo Tarso Genro não serão reverberadas pelo inquérito policial, é óbvio, mas elas precisam ser levantadas pelo Ministério Público Estadual, que irá a Juízo,  e pelos deputados da Assembléia do RS, que farão o julgamento político, a menos que renunciem a suas prerrogativas constitucionais.

Veja o que escreveu Setti no site www.veja.com.br de hoje:Tragédia de Santa Maria: as grandes mentiras oficiais sobre o tratamento dos sobrevivente


Sepultamento do jovem Gustavo Marques Gonçalves, que teve 70% do corpo queimado no incêndio de Santa Maria e não resistiu (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)
O blog do jornalista gaúcho Polibio Braga publica hoje esse duro artigo do médico intensivista (especialista em trabalho em UTI) Milton Pires, de Porto Alegre.
. . . . . . . . . . . . . . . . .
Em 1967 a Guerra do Vietnã envolvia um contingente cada vez maior de soldados americanos. A necessidade de atendimento aos feridos graves, entre eles as vítimas de queimadura e intoxicação, demandavam recursos materiais e humanos cada vez mais complexos.
Os Estados Unidos construíram, na cidade litorânea de Da Nang, um hospital militar com o objetivo de atender suas tropas.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Anônimo disse...

"Só à medida que os dias vão passando é que abundam os erros crassos, a desídia, os verdadeiros atos de improbidade administrativa, a lassidão, a ignorância, a lentidão"

e digo mais...

só com o passar do tempo eh que nos damos conta do nosso terceiro mundismo explicito e escrachado...

vamos acordar da fantasia de pais potencia...

olhando tudo bem de perto, eh fácil constatar que somos um tremendo bananão...

nem na hora de exigir a responsabilidade das autoridades conseguimos nos fazer ser levado a serio...

o país assiste meio espantado o grau de comoção dos residentes de Sta Maria...

não estão acostumados com comunidades de gente que ainda preza valores, que ainda faz luto, que ainda se mobiliza....

e hoje já começo a realizar o verdadeiro grau de surrealismo porco dessepaiz...

as noticias da tragedia começam a rivalizar com aquelas fotos fúteis de sempre do período carnavalesco...

Anônimo disse...

Não ter medicamentos no Brasil é normal, a 9 anos atrás pelo período de 8 meses tive que buascar nos estados unidos um determinado remédio para meu filho,
Chaves tem dinheiro para armar o povo e as farcs e não tem um hospital para se tratar, aqui temos dinheiro para construir estadios de futebol para copa e nos falta hospitais e remédios, mas o grande culpado disso é o povo, enquanto choravamos nossos mortos parte do brasil ironizavam os gauchos através de piadas e charges de mau gosto, inclusive um chargista do jonal concorrente brincou com a situação, chargeando os mortos no ceu correndo atrás de vagas numa universidade celestial.
Eduardo Menezes

Anônimo disse...

"POVO NA IGNORÂNCIA UNIDO, SEMPRE SERÁ SOFRIDO"

Políbio, como muitas vezes já comentei, a maioria da população é mantida em estado de ignorância, para comodidade dos políticos, e não percebe o que se passa porque não tem critérios e principios para juízo.
A MAIORIA NÃO PERCEBE DA GRAVIDADE DO QUE SE PASSA,ACEITA A ESMOLA DO GOVERNOE FICA "QUASE CÚMPLICE" DO GOVERNO PARA MANTER O ESTADO DE IGNORÂNCIA DO POVO

AO INVÉS DE ESCOLAS DE 1A LINHA, MEGA ESTADIOS.

"POVO NA IGNORÂNCIA UNIDO, SEMPRE SERÁ SOFRIDO"

PÃO (BOLSA) E CIRCO(FUTEBOL CARNAVAL,BBB)

A FÓRMULA CONTINUA DANDO CERTO.

Tucson58SP disse...

Tucson58SP
Braga, bom dia!
Temos que nos juntar aos que ainda acreditam que nesse cantinho do mundo abençoado por Deus, mas maculado pela corja política e ideológica, para tentar levar nosso país, dos nossos filhos e dos nossos netos a poder viver num mundo melhor. Esse mundo existe é possível, basta que o povo exija acima de tudo escolas, e comece a enxergar com clareza o que representam figuras como lulla, Renan, Sarney, Maluf, Tarso, Top Top Garcia, Dirceu e muitos, muitos outros.
Você está fazendo parte do grupo o qual eu apoio e por isso já o tenho nos meus preferidos na lista internet.

Surfista Prateado disse...

Nada pelo que o editor clama acontecerá. Mas patético mesmo é esperar que o MP (e este P identifica bem que partido é o deles) faça alguma coisa. SE FOSSE A YEDA, aí sim, faria muita coisa.

Unknown disse...

Ou seja: todos sao culpados, menos o Prefeito. E depois nao sabem porque a imprensa, no Brasil, possui, para a populacao, o mesmo nivel de confianca que e apregoado aos politicos. Seria interessante, jornaleiro, ja que vc utilizou algumas verdades ditam pelo Da Matta, em artigo por aqui, que vcs comecassem a fazer jornalismo. E nao politica jornalista. A tal tragedia, jornaleiro, fazia parte do cotidiano do Prefeito e de seu Sec da SMIC, a mais ou menos quatro anos. Ou o Cesar nao era o Prefeito a epoca em que a tal boate foi reformada? Mas vc, jornaleiro, esquecei de reproduzir uma opiniao do Da Matta que acredito ser mais inportante. E esta: o problema da sociedade tapuia e a hipocrisia.

Justiniano disse...

Olhando a estrutura dos bombeiros da Brigada Militar (porque muitas cidades tem brigadas de incêndios municipais) é de lamentar o estado de caminhões e mangueiras, na minha cidade num incêndio num prédio de quatro andares as mangueiras vazam nos encaixes, não havia pressão. A frota de caminhões tem mais de 20 anos, alguns são da década de 80, muitos foram doados pela Alemanha (como descarte obviamente, pois lá caminhão de bombeiros acima de 10 anos são descartados).


Será que somos obrigados a importar caminhões de bombeiros????

Num país cheio de fábricas de caminhão não temos uma empresa especializada em produzir caminhões de bombeiros, não tem por acaso no RS um fábrica de guindaste para fazer aquelas escadas dos bombeiros.

O governos enchem a Brigada e a polícia civil com viaturas, dizendo: "agora entregaremos 200 viaturas e mais 150 viaturas serão entregues no semestre que vem" e caminhões de bombeiros novos NAAAAAAAADA!!!!

Anônimo disse...

Sgarbi,

sossega o teu facho...

o prefeito eh do PMDB, maior aliado do partidos dos mensaleiros...

portanto, se sobrar para o prefeito pmdebistas, efeitos colaterais serão vistos na candidatura da Vana Roussef...

portanto, quem tem telhado de vidro, o melhor a fazer eh ficar quietinho no seu canto...

veja que nem o Atraso Genro esta crucificando o prefeito...

ele sabe onde esta mexendo...

tu só da bola fora pra companheirada...

Anônimo disse...

Sim, ate porque se alguém quiser notícias de qualidade e com credibilidade sobre o RS não será através dos veículos da RBS... ate a Globo teve que mandar seus repórteres para cobrir a tragédia.

A RBS com essa de detonar Yeda e inflar Tarso, esta sendo arrastada junto para o fundo do poço. Péssima decisão Pedrinho. Neste segmento não da pra tomar decisões pensando no curto prazo, tudo muda e muito rápido.

Anônimo disse...


A propósito do assunto trazido nesse box: Se houver uma tragédia na Zona Sul de Porto Alegre e a imprensa dizer e fotografar depois o posto de bombeiros da Assunção fechado ? !

Por trinta anos houve corpo de bombeiros ali.

Hoje está inexplicavelmente fechado. Ao invés de avançarmos, regredimos muito .

Q U E M deu ou assinou a ordem de fechar o posto de bombeiros da Assunção ? !

Puxa gente, é o bairro da D. Dilma !

Luiz disse...

A extrema direita brasileira, raivosa e perigosa vibra com esta tragédia pois vê nela um motivo para criticar e responsabilizar o governo do estado(PT) a exemplo do que ocorreu na tragédia com um avião da TAM em São Paulo há uns anos atrás.
Os urubus estão em ação
Só pra lembrar: Quando aconteceu algo parecido em Buenos Aires, o prefeito de lá renunciou

Guto Callegaro disse...

Quem é esse médico? procuri com este nome no CREMERS e não encontrei. trabalha onde?
Carlos

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/