Quem matou o coronel do Doi-Codi em Porto Alegre

Jornalista com especialização em questões de segurança pública, Wanderley Soares colocou na sua coluna do jornal O Sul, inquietantes interrogações a respeito do assassinato do coronel Júlio Miguel Molina Dias. O caso do coronel do SNI Júlio Miguel Molina Dias, 78 anos, gaúcho de São Borja, assassinado a tiros em Porto Alegre quando chegava em sua residência, no bairro Chácara das Pedras, em 1 de setembro último, gerou ou deu continuidade ao caso do deputado federal paulista Rubens Paiva, desaparecido há 41 anos nas garras da ditadura. São, portanto, dois casos apressadamente considerados como isolados um do outro: O "caso Júlio Miguel" e o "caso Rubens Paiva".

. O editor fez os mesmos questionamentos e alguns outros, junto a policiais com os quais mantém freqüente interlocução. No dia 27 de novembro, dia da entrega dos documentos confiscados na casa do coronel, pouco antes da solenidade, de manhã, o governador Tarso Genro recebeu a visita do comandante militar do sul, general Bolivar. O Piratini não revelou o que conversaram e nem quis muita marola. A foto que está com o editor, mostra Tarso com as mãos crispadas e expressão nervosa, conversando com o general, que aparece com a mão esquerda pousada sobre a direita -  e expressão serena. Ambos estão sentados num dos aposentos do Palácio. A foto lembrou os idos do regime duro, exatamente a cena da visita do então governador Guazzeli ao comandante do III Exército, que o confrontou no caso do sequestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz.

As questões:
1) Quem matou o coronel
2) Por que razão as autoridades policiais e do governo do PT do RS não quer estabelecer um vínculo entre os dois casos. Pode existir um ele criminoso e político entre ambos.
4) O que explica o fato de não terem sido periciados os documentos confiscados na casa do coronel.
5) Quem foi o responsável pelo afastamento da Brigada Militar da cena do crime, já que cabe a ela o isolamento externo do local e ela não foi chamada.
6) De que modo entende-se que peritos do IGP e brigadianos não tenham ingressado na casa no momento da busca de material. Sequer um repórter foi convidado a acompanhar o trabalho.
7) Como é que os policiais não confiscaram as duas dezenas de armas encontradas na casa do coronel, ação praticada dias depois pelo Exército.

Como se sabe, no RS vivem não apenas agentes que serviram à ditadura militar, como o coronel assassinado, mas também agentes da extrema esquerda que empunharam armas e mataram covardemente muitas pessoas.

. Este caso do coronel Molina tem um forte cheiro de revanche no ar – e de justiçamento.

CLIQUE AQUI para ler a análise do jornalista Wanderley Soares no jornal O Sul de quinta-feira.

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que isso pode ter sido uma operação de grupo de esquerda (até mesmo com participação direta ou indireta do governo) que encontraram motivação e guarida no governo ultra radical de Tarso.

Não foi a toa que Tarso entregou a "cereja do bolo", os documentos da prisão do político morto nos anos 70 para a filha dele com toda a pompa e circunstância.

Estes governos do PT do RS não tem escrúpulo, abrigam combatentes das Farcs (Olivio), bandoleiros do MST, terroristas islâmicos e agora estão caçando militares aposentados.

Anônimo disse...

Tudo é possível para quem idolatra o assassino frio e cruel Che Guevara.
No tempo da ditadura foram vários justiçamentos, por que não agora ?

Anônimo disse...

Se não esclarecerem e investigarem, chegaremos à conclusão de que foi execução.

Unknown disse...

Como diz o dito popular; aqui se faz, aqui se paga. Um torturador como este canalha, que deve ter matado um bom numero de pessoas, nao merece qualquer preocupacao.

Anônimo disse...

É a mesma policia que não descobriu quem matou o Jornalista José Antonio Daut, 20 anos atras, talvez nos dois casos não foi possível descobrir quem foi o autor até agora.

Anônimo disse...

O PAÍS É DOS PETRALHAS

OS PETRALHAS "MONTARAM" MAIS UMA.

"MUNICIARAM" A MARIA DO AI AI AI.

NINGUÉM TE RESPONDERÁ, POLÍBIO, POIS ELES FAZEM DIZEM E MENTEM COMO QUEREM.

"NÃO DÁ NADA" OU COISA POUCA.

LOGO LOGO VIRA ESQUECIMENTO.

É O PAÍS DOS PETRALHAS.

Anônimo disse...

Editor para Secretário de Segurança Pública no próximo governo de Yeda Cruzios, ou seja, para o dia de são nunca. Sabe tudo.

Anônimo disse...

Ora, quem matou o coronel foi o pt terrorista.
Os mesmos que mataram o José Daniel.
Tem que ser dado o troco.
Quem sabe o José Dirceu ou o Genuíno.
Olho por olho, dente por dente.

Anônimo disse...

Carlos Sgarbi, lutamos muito para termos um pais democrata e não são pessoas da tua espécie que vão acabar com a democracia que tanto lutamos para chegar lá. Sabemos que ela é muito frágil, mas se precisar lutaremos até nosso fim para que a lei seja respeitada. Para isto temos instituições e instrumentos legais e não poderemos condenar pessoas por suposições

Anônimo disse...

O editor objetiva criar polemica. Os militares sao fracos e despreparados. Sinto vergonha. Edu de pf

Anônimo disse...

A Comissão da Verdade é uma onda revisionista que assola o país, mas isto está previsto nas cartilhas stalinistas...

Anônimo disse...

A democracia deles tem como objetivo encher os próprios bolsos. Olha o mensalão aí!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/