Ministério da Agricultura diz que acabou embargo russo para carne do MGr, Paraná e RS

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, reafirmou ainda ontem, que o serviço sanitário russo, o Rosselkznador, concordou em levantar o embargo imposto há 18 meses às carnes de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. O que falta, enfatiza Porto, é a liberação dos frigoríficos que ainda não podem vender ao país, o que ocorrerá após a análise de relatórios técnicos de cada planta pelos veterinários russos. Ainda ontem, no entanto, o Paraná entrou na “lista proibida” do Egito. Na semana passada, em entrevista coletiva em Moscou, a presidente Dilma Rousseff considerou um equívoco o anúncio da suspensão do embargo russo pelo Ministério da Agricultura. Célio Porto, que estava com a comitiva em Moscou, salientou que não ouviu a frase dita pela presidente e explicou que havia de fato expectativa de que “o gesto concreto” de reabilitação dos frigoríficos ocorresse durante a visita, o que não ocorreu.

O secretário comentou que no anúncio do fim do embargo, feito durante entrevista coletiva no final dia 28 de novembro, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques, apenas relatou o que havia sido acertado em reunião realizada na semana anterior em Moscou com o chefe Rosselkznador, Sergey Dankvert. Segundo Porto, na ocasião o veterinário russo garantiu que o embargo estava suspenso, mas não assegurava que todos estabelecimentos seriam reabilitados, porque isso dependeria de novas informações sobre as plantas.

CLIQUE AQUI para ler mais, porque existem outras informações relevantes nesta matéria da Gazeta do Povo, Curitiba, Paraná, edição de hoje, terça-feira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mato Grosso = MT, não Mgr

Parabéns, revisor.

Anônimo disse...

Cuidado com a carne bovina brasileira, está cheia desta doença, vaca louca, e o Brasil escondendo esta gravidade do seu povo. É o pt no governo.

Anônimo disse...

Embargo e "desembargo" russo vai e vem todos os anos. Parece a noticia de hoje de que agora sim as multas de transito dos argentinos serão para valer. Todos anos nesta época a mesma história . Curioso que nenhum reporter faz uma cobrança a otoridade sobre a inconsistência das promessas . Limitam-se a transmitir o papo furado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/