Entenda como foi o julgamento até agora e como o STF já reconheceu o mensalão, mesmo Lewandowski.

 - A mídia diária e tradicional do RS acompanha dispersivamente o julgamento do mensalão, o que significa que não sistematiza as informações vindas do STF e não faz análise alguma com o balanço da situação, perdendo até mesmo informações relevantíssimas. São exceções alguns poucos debates promovidos pela Rádio Gaúcha e pela TV Com. É por isto que o editor compilou a série de reportagens e análises que seguem, todas deste final de semana, que fazem um bom balanço do que ocorreu até agora. O editor recomenda especialmente a última nota, um editorial do Estadão, que examina a revisão de posição do revisor, apontado pelos jornalistas como o vilão atual do STF. O Estadão diz que mesmo Lewandowski mandará a nomenklatura do PT, Zé Dirceu à frente, para a cadeia. E explica de que modo Lewandowski não possui mais dúvidas sobre o mensalão. "Se o dinheiro é de caixa dois ou de desvio de verbas públicas, não importa, porque o que importa é que ele foi usado para comprar votos", disse o ministro, quinta-feira.

O primeiro balanço do julgamento 
(Valor, artigo de Renato de Mello e Jorge Silveira, fim de semana)
Muito já se disse e se escreveu sobre o caso mensalão (AP 470). Expectativas iniciais, defesas algumas elogiáveis, outras nem tanto, votos e discordâncias entre os ministros enfim. Condenações, divagações em alguns campos incompreendidos, mas de sutileza jurídica peculiar, marcaram os tantos dias de julgamento. Mas, o que se dizer de seu real balança. Defesa e acusação já tiveram seus momentos de glória e de crítica. Um ataque devastador foi feito às teses de acusação durante o primeiro momento do julgamento. Muitíssimo criticado, o parquet aguardou e esperou, já que sua palavra já havia sido posta aos destinatários primeiros de seu pensamento: os ministros julgadores.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

Relator condena 12 por venda de votos 
(Folha, domingo)
Relator do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Joaquim Barbosa votou pela condenação de 12 réus do processo sobre crimes relacionados à compra de apoio político nos primeiros anos do governo Lula. Eles são ligados ao PP, PTB, PR (ex-PL) e o PMDB.
Na votação, o ministro atribuiu os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha de forma diferente aos réus. Agora, o revisor do caso, ministro Ricardo Lewandowski, vai começar a tratar dessa parte da denúncia.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

O revisor revê sua posição 
(Estadão, editorial, sábado)
Daí se pode prever que Lewandowski só absolverá réus de corrupção passiva se entender que as acusações contra eles foram ineptas, como no caso de Pedro Henry. Com a mesma ressalva, terá de condenar os hierarcas do PT pelas operações de corrupção ativa executadas por Valério em parceria com a sua gente na banca mineira. Contra o tesoureiro Delúbio Soares, há provas e confissões. Contra o presidente José Genoino, assinaturas indeléveis em contratos de fancaria. Contra José Dirceu, o "domínio do fato" - o poder de mandar fazer.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

O chamado valerioduto não parou 4 anos entre 1998 e 2003. Funcionou também entre 1999 e 2002, eleições em que Aécio ganhou o governo de Minas, Serra foi candidato a presidente, e quando as agências de publicidade entraram no Banco do Brasil, nos Correios, e outros ministérios durante o governo FHC. Nesse período, mal investigado, não só Valério, mas também seu sócio Cristiano Paz, tem muitos segredos não revelados.

É isso que tira o sono dos tucanos Aécio Neves, José Serra, FHC, Marconi Perillo (também teve contratos com a agência), por isso querem empurrar o noticiário para cima de Lula.

ATENTO disse...



LEI DE LULA E LEI DE GERSON

“Lei de Gerson” um pecadinho, “LEI DE LULA”, ou “VALE TUDO” um “PECADO MORTAL/EXCOMUNHÃO”.
Lula extrapolou,potencializou a Lei de Gerson ao que fossse possível, viável, mentir,roubar,corromper,afrontar PODERES DA REPÚBLICA,tentar manipular DEUS se preciso e possível fosse.
Vai pagar?
Acho que sim, tomara,será um exemplo para daqui por diante ou o caos se instalará, será um DEUS NOS ACUDA, sem leis, sem moral,vai mandar a bandidagem,os mentirosos,adeus civilização.
Lula deve pagar também,ou será exemplo de que o CRIME COMPENSA.

Anônimo disse...

Não só pra cima do Lula, como pra cima de tú tambémn! Anonimo das 11:24!

As investigações devem iniciar com a entrada de PTISTA, através da CUT em 1995, no Conselho do FAT. Isto foi antes do mensalão mineiro.

Verão uma contabilidade fajuta no FAT da época, os controles não eram como os atuais e a PF/MPF ainda não estavam tão instrumentalizados.





Anônimo disse...

Bah!! esse anonimo das 11:24 está viajando na maionese.
Quanta loucura.
O Partido dele está no poder a 10 anos e não conseguiu até agora reunir provas suficientes para o julgamento dos fatos que ele aponta. É muita imcompetência.
A verdade é que o mensalão do Lula, além de ser um fato nacional, que visava a conquista do poder total, ainda foi conduzido de modo a deixar tantos rastros que sua comprovação foi de muita clareza.
Claro que o mensalão do Lula é muito mais grave do que o mineiro e esta a razão do seu maior destaque.
O mensalão mineiro é localizado num único estado e está sendo julgado pelo Judiciário também.
Certamente os envolvidos nesse mensalão estão muito menos preocupados do que os petralhas, já que estes foram com muita sede ao pote e deixaram marcas indeléveis e que hoje são apontadas como indícios e provas pelo Ministro Relator do Processo (AP 470).
Vários já foram condenados e muitos outros ainda serão.
E vão pegar cana dura mesmo, ainda que leve algum tempo até o trânsito em julgado.
É certo que o operador do mensalão o Marcos Valério será o condenado com penas muito mais graves do que os demais, em especial os políticos que serão tratados com mais condescendência pelos magistrados.
Zé Dirceu, Genoino e Delúbio é que deveriam sofrer as maiores penas neste processo e muito provavelmente assim não será.

Anônimo disse...

Lembro de outro processo perdido por inépcia.

Nélsinês disse...

Pois é, anônimo das 11:40... o pt foi eleito para acabar com essas coisas de que você fala, não era o partido da ética? Chegou ao poder e fez pior que todos os demais. Enganou a muitos durante muito tempo, mas isto, graças a Deus está acabando.

Anônimo disse...

O que essa quadrilha do mensalão, do PT(partido da trapaça e outras ladroagens) mais teme é o carequinha M.Valério contar tudo, aí sim a casa despenca de vez. Se a VEJA mente e o Valério tb é só processá-los. Aí sim vamos assistir sentados a briga na justiça e toda a ladroagem do pt sendo desmascarada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/