Saiba o que existe de mais moderno no tratamento do câncer no Brasil

OPINIÃO DO LEITOR


Gostaria de prestar um esclarecimento sobre a informação publicada em sua coluna de 2 de agosto de 2008, onde o uso de vacinas desenvolvidas a partir de material extraído do próprio tumor é objeto de seu comentário.


. A exemplo de outras estratégias imunológicas estudadas como potenciais armas terapêuticas contra o câncer, este tipo de pesquisa vem sendo estudada no país e no exterior. Entretanto, é um ainda um tratamento experimental, sem a confirmação definitiva de sua eficácia em nenhum tipo de câncer que afete o ser humano.

. Não há exceções quanto a esta afirmação. Não há instituição médica respeitável no mundo que recomende esta estratégia como forma de tratamento convencional contra o câncer em seres humanos, fora do contexto de uma pesquisa clínica.


. Conheço muito bem o Hospital Sírio-Libanês, uma instituição de grande reputação médica, com profissionais sérios e atualizados. Tenho lá grandes amigos. E´ minha convicção que estes pacientes estejam sendo incluídos em um programa de pesquisa e seguindo normas científicas rígidas de inclusão na pesquisa.

. Preocupou-me o fato de que a matéria no jornal O SUL, obviamente redigida por V.S. apenas com o intuito de informar os pacientes sobre uma nova opção de tratamento, pudesse criar falsas expectativas.


. Esta doença gera muita insegurança e angústia nos pacientes e seus familiares. Muitas vezes, acompanhamos pacientes que abandonam tratamentos comprovadamente eficazes, ou pessoas humildes que gastam seus limitados recursos financeiros com tratamentos não comprovados cientificamente, em nome da esperança de cura através de estratégias ainda não comprovadas. Isto acaba prejudicando os pacientes, ao invés de ajudá-los.

. A pesquisa é fundamental para o progresso da ciência e, como tal, deve ser feita dentro de padrões científicos e éticos rigorosos. Não deve ser confundida com tratamento convencional.


. Além disto, é importante ressaltar que o Ministério da Saúde segue rigorosamente as recomendações internacionais quanto ao teste de novos medicamentos e estratégias terapêuticas experimentais. E os pacientes devem ser alertados sobre a ilegalidade de qualquer pagamento de custos advindos destas pesquisas.

. A propósito do tema "vacinas contra alguns tipos de câncer", há belos exemplos de conquistas da ciência nesta área, reconhecidas pela comunidade científica internacional, e que são hoje utilizadas no mundo inteiro contra o câncer.


1) A vacinação contra a infecção por subtipos de papilomavirus humano é muito útil na prevenção do câncer de colo de útero, uma doença muito prevalente, sobretudo em países em desenvolvimento.

2) Outro exemplo é a vacinação contra a hepatite B, a qual reduz signifiativamente os riscos do desenvolvimento de câncer de fígado. Esta última estratégia, reduziu marcantemente o número de casos deste tumor em países com alta prevalência, como por exemplo, na Asia e algumas regiões da Africa.

Nota do editor - O nome do leitor não vai porque o objetivo da mensagem foi apenas esclarecer pontos obscuros da nota do editor. O próprio leitor pediu que sequer os comentários fossem publicados, mas dada a relevância do assunto, o pedido não foi respeitado.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/