Artigo, Aod Cunha, Infomoney - Os sem-teto: Alan, Jean e a elite do funcionalismo público

- O autor é economista e ex-secretário estadual da Fazenda, RS.

A foto é de Zero Hora. A fotógrafa é Giovana Dalcini. Na tenda, o menino Alan.

Duas reportagens do jornalista Tiago Boff (Zero Hora) no RS recentemente chamaram a atenção sobre como é difícil a mobilidade social no Brasil. Nas matérias, Alan e Jean, dois meninos de 11 e 16 anos, estudam sem teto no meio da lavoura e em cima de um morro para ter um futuro melhor do que o de seus pais.

Noutra matéria, também recente, a Folha de São Paulo (13/07/2020), com base nos dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostrou que entre setembro de 2017 e abril de 2020 foram feitos 13.595 pagamentos acima de R$ 100 mil mensais por mês para juízes no Brasil. Lembrando que o teto salarial do setor público no Brasil é de R$ 39,3 mil por mês, equivalente à remuneração de um Ministro do Supremo Tribunal Federal.

A relação entre tetos e temas aparentemente tão distintos é o que se quer abordar aqui. Hoje, muitos acusam a regra do teto de gastos de retirar dinheiro da educação e da saúde. Poucos conseguem entender onde realmente estão as maiores resistências ao teto de gastos. Uma das maiores vem do não cumprimento do teto salarial no serviço público.

CLIQUE AQUI para ler muito mais. O editor recomenda a leitura atenta de todo o texto.

19 comentários:

Anônimo disse...

Hipócrita. Quer jogar toda a culpa da desigualdade social brasileira, um problema antigo e multifacetado, nas costas do funcionalismo público. Curioso é que de imposto sobre grandes fortunas ele nada diz.

Anônimo disse...

E esses desgraçados cada vez mais, com as molezas inerentes aos aboletados nos cargos, vão fudendo e acabando de lascar o país !

Anônimo disse...

É a casta superior, sem mostrar na realidade o porque, se fossem tão competentes quanto o que ganham, teriam mesas vazias de processos e milhões de brasileiros contentes com os resultados da justiça.

Acorda manada esquerdista ! disse...

Meus Deus! Foi para isso que, desde FHC, Lula e Dilma, o país teve que se acostumar e aceitar ? Dizer e pensar mais o que ?

Anônimo disse...

COMUNAS E GLOBALISTAS A TODA HORA QUEREM TAXAR OS RICOS E A CLASSE MÉDIA ALTA!

GENTE QUE EMPREENDE, PAGA IMPOSTOS, CRIA EMPREGOS E ABRE NOVOS NEGÓCIOS!

MARAJÁS NÃO PRODUZEM, NÃO CRIAM EMPREGOS, NÃO SABEM CRIAR NADA, APENAS GASTAR O DINHEIRO EM VIAGENS, CARROS DE LUXO E FRESCURAS, POIS O ALTO SALÁRIO PAGO PELO POVO ESTARÁ GARANTIDO ATÉ A MORTE E AINDA PARA O CÔNJUGE!

VERGONHA!

ESSA GENTE NÃO QUER 1 REAL DE REDUÇÃO !

E ESSA TURMA APANIGUADA VIVE ELOCUBRANDO COMO COLOCAR UM PARENTE, UM AMIGO, CRIAR PENDURICALHOS, ASSISTÉNCIA, BÕNUS, MAIS FÉRIAS, TRIÉNIOS, ETC.

E ESSA GENTE, QUANDO PODE, SE CORROMPE OU CORROMPE TERCEIROS PARA SE LOCUPLETAR AINDA MAIS, QUER COM OBRAS CARAS, PROJETOS MIRABOLANTES, DESPESAS DESNECESSÁRIAS, ETC.

Murilo disse...

Barnabé das 10:19 h, essa é uma das causas de nossa desigualdade social.
Queres o quê?
Que nada seja feito ?

Anônimo disse...



Com relação ao funcionalismo público há muitas coisas questionáveis principalmente com comissionados, mas Deus nos livre de falar alguma coisa e também o roubo descarado do dinheiro público. Há desvio de finalidade em certos cargos comissionados.

Anônimo disse...

TODOS ESSES MARAJÁS QUE TU TÁ FALANDO FORAM POUPADOS NA REFORMA ADMINISTRATIVA DO BOLSO/GUEDES...

Anônimo disse...

Os desinformados reclamam do funcionalismo público.
Quem abre concurso publico e faz as regras que dão "privilégios" são os políticos.

O comerciante esperto sabe que na região metropolitana deve existir uns 250.000 funcionários públicos que fazem a roda da economia girar. Tem muito dono de negocio que está quebrando por falta de funcionário público consumindo.

Anônimo disse...

O COMENTARIO DAS 10:19 NÃO DEVERIA SER PUBLICADO POLÍBIO.
o CARA SÓ PODE SER UM BANDIDO DE GRAVATA OU MUITO FDP PARA ACHAR QUE TODOS SÃO IDIOTAS.
POR FAVOR POLÍBIO, CORTE TAIS COMENTÁRIOS, POIS SÓ SERVE PARA IRRITAR OS TEUS LEITORES.

Anônimo disse...

Hipocrisia é ganhar além do teto usando o velho e surrado direito adquirido. Quanto as grandes fortunas, quando adquiridas fruto do trabalho e do empreendendorismo, já são tributadas na pessoa jurídica e na física. Concordaria contigo no caso do Lulinha, que ficou bilionário fazendo joguinhos para celular.

Anônimo disse...

É hilário ver esses vagabundos públicos virem aqui defender seus privilégios e querer sugar - mais ainda - de quem realmente trabalha e produz. Os argumentos são risíveis:” ãããnnn, mas eu fiz concurso”. E daí? Por causa disso eu e todos os que realmente produzem temos wue te carregar nas costas a vida inteira enquanto tu fica tomando chimarrão e postando no facebook na repartição? Bando de sanguessugas inúteis.

Anônimo disse...

Funcionário público é um câncer, tão ruim ou pior que bandido. Veja o que defendem esta raça, aumento de impostos, apenas. E quem paga está conta? O povo inteiro. Malditos queimem no inferno

Anônimo disse...

ORA, aqui é uma MONARQUIA, logo, a PLEBE que se vire pra pagar a conta!

Anônimo disse...

Esse Aod adora uma teta pública boquirroto safado.

Anônimo disse...

Igualdade social é papo de esquerda.

Estude, supere os concorrentes e fará parte da elite.

José Corrêa disse...

O #gaadoPTba Anônimo das 10:19 é um hipócrita que não quer que acabem com suas ultrajantes benesses!!!

Anônimo disse...


Aod Cunha bateu no 'fígado'. Cirúrgico.

Unknown disse...

Funcionalismo público, essa palavra me dá dor de estômago

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/