Artigo, Josias de Souza, UOL - Veneno da política intoxica o PIB e derruba 2019

Nas pegadas de um final de semana em que o Posto Ipiranga de Jair Bolsonaro ameaçou fechar as portas —"Pego o avião e vou morar lá fora", disse Paulo Guedes—, o IBGE informa nesta quinta-feira (30) que o PIB do primeiro trimestre de 2019 foi medíocre. É o prenúncio de um mal maior: o excesso de veneno na política intoxica a economia, comprometendo o crescimento do país pelo terceiro ano consecutivo.

(...)

Continua na ribalta ela, a reforma da Previdência. Até o asfalto já roncou pelo ajuste previdenciário —coisa inédita no mundo. Mas a ficha dos atores políticos demora a cair. Com sorte, Bolsonaro se autoimpõe uma abstinência de redes sociais. E a coisa se resolve até setembro. Com azar, novas polêmicas esticarão a corda até as vésperas do Natal, empurrando o pessimismo e a retração dos investimentos para dentro de 2020.

O brasileiro deve ser um dos sujeitos mais bombardeados por notícias econômicas do mundo. Aqui, a economia tem mais espaço no noticiário do que o futebol. Quanto mais a economia não dá certo, mais manchetes ela ocupa. Quanto mais o cidadão acompanha as novidades, mais percebe que entende apenas o suficiente para saber que precisa entender muito mais para descobrir o que leva um país com 13 milhões de desempregados a desperdiçar tanta energia com desavenças políticas.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral.

6 comentários:

Emmanuel disse...

Veneno da política? Simples ... empacota os políticos e os coloca no lixo ... eles merecem.

Anônimo disse...

https://www.diariodobrasil.org/se-tentarem-sabotar-bolsonaro-1964-pode-voltar/
A persistir esse quadro, encerra Jaime Sanchez, a única saída será as Forças Armadas lançarem mão do Artigo 142 da Constituição Federal.

Anônimo disse...

O Congresso e a Corte Suprema jogam contra o desenvolvimento do País .!!!

Anônimo disse...

A PETROBRÁS tem dívidas de US$106 BILHOES, cerca de R$ 420 BILHOES,precisa vender algumas de suas empresas para seguir em frente e a Corte Suprema opoe-se . !!!

Anônimo disse...

Após a divulgação do PIB, um japonés pediu para o Presidente Bolsonaro. Tudo pequeniniho aí?

Anônimo disse...

Tudo muito pequeno. Inclusive a coragem de Bolsonaro de tomar alguma atitude ( que não seja tomar café com os amigos do amigo) e por ordem na casa, apesar do gigantesco apoio popular que AINDA tem ( mas que não vai durar muito, pq a fome fala mais alto) olha os desempregados aí....Bolsonaro...sai mais de Brasília.
Mais Brasil menos Brasília, TA LEMBRADO????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/