Saldo de empregos na indústria paulista ficou positivo em setembro

A indústria de SP é a locomotiva econômica do Brasil.


O saldo de empregos criados na indústria paulista encerrou o mês de setembro com 500 vagas, de acordo com dados divulgados ontem pela Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP e CIESP). Com esse resultado, há um total de 13,5 mil postos abertos pelo setor no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, 80,0% a mais do que os 7,5 mil postos criados no mesmo período do ano passado. Dos 22 setores monitorados pela entidade, oito abriram vagas em setembro, enquanto cinco fecharam e nove mantiveram seus quadros estáveis. Com relação ao grupo que abriu vagas, merece destaque o segmento de produtos minerais não metálicos, onde foram gerados 900 postos. O setor que mais reduziu a força de trabalho foi o de fabricação de couro e calçados, cortando cerca de 2 mil postos no mês. 

A ligeira alta na criação de novas vagas está em linha com a recuperação ainda gradual da economia e, mais especificamente, do mercado de trabalho brasileiro. Vale ressaltar que a taxa de desemprego mensal vem recuando desde março, e chegou a 12,1% em agosto, nível mais baixo de 2018, de acordo com dados da Pnad Contínua (IBGE), devendo seguir essa tendência em setembro.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/