Artigo, Brian Winter, brazilianist - Atenção a Bolsonaro

Nos Estados Unidos, o fracasso da classe política em antecipar uma vitória de Trump levou à introspecção e à autoflagelação nos dias e semanas após o 8 de novembro de 2016. Hillbilly Elegy (Era uma vez um sonho, na edição brasileira), um livro de memórias sobre famílias pobres em Kentucky e Ohio, tornou-se um best-seller número um — em grande parte graças a jornalistas e analistas que queriam entender melhor o país de Trump. Alguns veículos nacionais, incluindo o Washington Post e a agência Reuters, fizeram questão de se expandir no meio do país, apesar dos orçamentos apertados, para evitar serem pegos de surpresa novamente.

Um movimento semelhante pode chegar ao Brasil, independentemente de quem vencer em outubro. Até lá, é aconselhável identificar — e ouvir — vozes fora dos círculos principais. Elas podem ser de pessoas nos ônibus, na fila do supermercado ou em pequenas estações de rádio. Foram essas pessoas que, aqui nos EUA, viram a vitória de Trump chegando. Elas podem ser os melhores analistas políticos em 2018.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

18 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro Presidente!

Anônimo disse...

PERFEITO COMENTÁRIO. O PROBLEMA É QUE NO BRASIL O VOTO É DIRETO, MAS VALE A REFLEXÃO.
JOEL ROBINSON

Anônimo disse...

O movimento igual ao da da vitória do Trump pode chegar ao Brasil???? Mais que "ADIVINHÃO", que "BAITA VIDENTE"!!! São os brasileiros que QUEREM LEIS DURAS,DURÍSSIMAS, daquelas que desanimem, que PRENDAM DE FATO BANDIDOS E LADRÕES, aqueles bandidos que dia sim e outro também são citados por alguns ceguinhos e sem rumo que informam que eles "ABATEM OS GAÚCHOS COMO GADO"!
Claro que a classse dos advogados vai ficar "CONTRARIADÍSSIMA" se o BOLSONARO trocar as leis protetoras de bandidos de agora por LEIS DURÍSSIMAS, pois afinal, os advogados perderão suas eternas "vaquinhas leiteiras", que são os zilhões de processos e habeas corpus onde eles, os advogados, ganham milhões, bilhões, até montanhas de dinheiro com origens ilicitas, para soltar bandidos da cadeia! Eis aí um grande motivo para JAIR BOLSONARO agradecer e dispensar JANAINA PASCOAL, que será um GRANDE ENTRAVE PARA BOLSONARO ALTERAR LEIS para BOTAR, DE FATO, LADRÕES PETRALHAS E DEMAIS BANDIDOS NA CADEIA!

Anônimo disse...

É diferente. Nos EUA a eleição se dá por média ponderada de votos. Aqui é por maioria. Neste cenário seria praticamente impossível uma vitória de Bolsonaro.

Marcelo disse...

antecipar a vitória de hillary*

Anônimo disse...

AQUI A RESPOSTA É BOLSONARO! O ELE DIRÁ E FARÁ E QUE O POVO EXIGE: SEGURANÇA, BANDIDO PRESO, REDUCÃO DE IMPOSTOS E DA MAQUINA PÚBLICA, INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS, MAIS EMPREGOS, NOVA CONSTITUIÇÃO E COMBATE AO GRAMSCISMO GLOBALISMO.

Anônimo disse...

17:04. É bom já ir se preparando. Comece a pedir votos pro Capitão.

Anônimo disse...

Bolsonaro não tem a chave que abre as portas do nordeste, o principal e maior eleitorado do Brasil...

Maurício disse...

PQP.
Tem esquerdopata em todos os lugares.
Essa é a praga que o PT deixou nos anos de governo.
Não sai fácil isso não.
São mudanças de mentalidades num país imaturo ,fechado mentalmente ao mundo como Brasil

Anônimo disse...

Bolsonaro 2018!!!

Anônimo disse...

Bolsonaro será eleito, escrevam aí!

Anônimo disse...

Os jornalistas brasileiros, de maioria lulopetista, são militantes e não profissionais imparciais. Podem até estarem sentido - como todo mundo que anda de táxi, de ônibus, vai ao super-mercado, conversa com prestadores de mão de obra - que a "onda bolsonaro" não é onda, é tsuname, mas distorcem tudo, mentem e forjam fake news para iludir - principalmente - a eles próprios. O Brasil mudou. Tenham certeza disto.

Anônimo disse...

Pô... e que senhor presidente.... Out Hillary !!!

Anônimo disse...

Não é impossível a vitória do Bolsonaro, muito pelo contrário, comenta -se muito o voto nele, todos estão cansados das velhas raposas que não assumem posição sobre os diversos temas em discussão no Brasil!

Anônimo disse...

Acho q a análise e muito boa. A classe política anseia para tudo ficar na mesma mas não vai ocorrer. Há u.a massa silenciosa q cansou de viver com insegurança enquanto os poderosos as protegem dos assaltos a custa dos impostos q pagamos. Desejamos uma sociedade segura e honesta. Bolsonaro encarna esse desejo. A imprensa e analistas que não querem Bolsonaro podem ter uma grande surpresa
Fred Oliveira- recife

Anônimo disse...

Assim como há Debi loides por todas as partes!! Kkkkkk

elias disse...

Há um ponto que pouco se fala: no bananaquistão todo jornalista, formado ou não, se julga um intelequitual!
Por ai já começma os problemas de interpretação.
Olhe com olhar critico um dos bons programas de entrevistas, o roda viva.
Os entrevistadores fazem teses de doutorado nas perguntas, pois se acham sempre melhores que o entrevistado, qulaquer que seja o tema. Querem é aparecer. Provar que são onipresentes e sapientes em tudo.
Numa destas, não me lembro os interlocutores, o entrevistado respondeu a uma pergunta relatório, com um simples, claro e alto - "não", só um não. Bati palmas a frente da televisão.

Anônimo disse...

Tu bebeu ? Olha no Google eleitores por estado

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/