Gilmar Mendes diz que reforma política e partidária é inevitável

O editor acha que se a Lava Jato não for atropelada, será inevitável uma reforma política e partidária antes das eleições majoritárias e parlamentares de 2018. Os atuais Partidos e a maior parte dos atuais políticos, contaminados por denúncias de grossas patrifiarias, não têm mais o que fazer. 

O Pesidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que os senadores e deputados estão acossados, expostos e fragilizados em decorrência dos desdobramentos da Operação Lava Jato, o que torna "inevitável" uma reforma política pelo Congresso Nacional.

Disse Mendes:

O que me leva a acreditar que o sistema vai mudar? A Lava Jato. Os parlamentares estão num quadro de fragilidade, acossados. Eles estão expostos. Se não é um deputado, é um companheiro do partido, é o partido que é acusado de ter recebido dinheiro. A única segurança é dar outro perfil ao sistema político. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo: Reforma Partidária. Aproveitemos para extinguir fundo partidário (qualquer grupo funda um partido e fica com direito de receber milhões do povo), cotão (além do salário, o político fica com direito a casa, comida e roupa lavrada, jantar com amigos, tapioca, gasolina, correio, etc. por conta do povo), direito de nomear inúmeros asseclas titulados como assessores e indicação de outros para cargos importantíssimos em estatais, etc. com o objetivo de roubar para ele, e outros penduricalhos que desconheço.
E ia me esquecendo: que o KASSAB pare de inventar mais um fundo para custear eleições, a custa do povo.

Anônimo disse...

O judiciário carece enormemente de uma reforma, por exemplo, o simples concurso para juiz ou o critério de escolha de juízes para o STF não impedem que bandidos e anencéfalos morais sejam juízes, o que é um absurdo total!

Anônimo disse...

Também não concordo como é feito a escolha dos Ministros do STF. É vergonhoso a escolha ser partidária, pois 9 Ministros entre 11, são do PT. Isso é ditadura e estamos na Democracia. Esses Ministros indicados, jamais poderiam avaliar qualquer conduta de quem os indicou, pois se estivéssemos num país sério, eles estariam impedidos. É necessário que os Ministros ocupem esses cargos pela meritocracia, pelo alto saber jurídico e devem ser imparciais, pois são guardiões da Constituição Federal.

Anônimo disse...

Há bem 20 anos eu ouço todo mundo prometer fazer reformas e não derem em nada depois. Reforma Eleitoral foi prometida nos anos 90, fizeram nada e só fizeram a reeleição. Depois prometeram reforma tributária e nada, reforma fiscal e nada e etc. Na década de 90 e 2000 não faltou discursos reformistas a pouco fizeram. Aí vem 2010, a terceira década desse discurso e mais tempo perdido com resultados pífios em vários setores. 2010, 2012, 2014 e agora 2016 são 4 eleições com esse discurso e mais outra década. Essa turma acha mesmo que o povo é otário? Tiveram 2 décadas e meia para fazer pelo menos e não fizeram. Não fizeram por que não tem interesse em mexer nos próprios interesses. Classe política não quer reformas, judiciário não quer, militar não quer, empresários não querem. Ninguém quer. Todos estão se beneficiando há muito tempo e não querem mudar isso.

Só tem 2 reformas que funciona, a reforma penal colocam ladrão corrupto na cadeia e a reforma tributária sonegando o máximo para não sustentar ladrões mamando no estado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/