Editorial, Jornal do Comércio - O número de secretarias de Porto Alegre é quase tão grande quanto o de ministérios do Brasil

O governo federal manteve por vários anos uma estrutura com quase 40 ministérios. Eram 39 integrantes do primeiro escalão, número que provocava críticas, debates, manchetes e até brincadeiras - como a de que nem a presidente Dilma Rousseff (PT) sabia o nome de todos os titulares da Esplanada dos Ministérios.


Ainda na gestão de Dilma, no ano passado, uma reforma administrativa foi anunciada, e o número de pastas passou de 39 para 31. A medida, celebrada à época, teve continuidade com o presidente interino Michel Temer (PMDB), que, ao assumir o comando do Palácio do Planalto com o afastamento da petista, cortou ainda mais o número de pastas.

(...)

A crise não atinge apenas Estado e União, pelo contrário, municípios também atravessam grandes dificuldades. Neste contexto, chama a atenção a capital do Estado, onde o prefeito José Fortunati (PDT) mantém uma estrutura com 36 integrantes no primeiro escalão - isso que foi extinta a Secretaria Extraordinária da Copa, que funcionou até o Mundial de 2014.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Será que é maior que a fundações que tem no Estado? muita sem nenhuma finalidade pública como a CORAG e a FDRH.

Anônimo disse...

os comunas fazendo a festa com os impostos pagos pelos trouxas que os elegem.
não aprendem e querem mais na cola, elegendo lu genro.
o negocio é tacar mais aumento de impostos na cola destes trouxas.

Anônimo disse...

é o teu governo...vai fazer cara de paisagem???

Anônimo disse...

Descobriu agora? Pois é, vai continuar caso o MELLO, do PMDB de TEMER, Jucá, Simon, Fogaça, Alceu Moreira, Perondi, Terra, Sartori, Sarney, Padilha, etc. continuar no Poder. Em aliança com o PDT de Lasier Martins, o PP da Ana Amélia, o PSDB da Yeda e do Marquezan Jr, o PPS, da Ana Ortis, o PSB do Beto Albuquerque, o PTB do Busato, e outros partidos menoresa, totalizando 16 Partidos. Haja CCs para toda essa gentalha.

Anônimo disse...

Posição correta e coerente do articulista do Jornal do Comércio. Além de ter um número excessivo de secretarias em cada uma delas tem a figura decorativa e política do secretário-adjunto que, normalmente, é um profissional de área diversa ao teor técnico da pasta. Por exemplo, no DMAE, o secretário-adjunto é um advogado.
Sem contar que Fortunati vive falando em crise, mas não cortou os 10% dos CCs como prometeu. Inclusive criou mais um nicho deles, gerando a figura do Tesouro Municipal, com seus bem remunerados agentes de receita municipal e procuradores.
Em algumas autarquias, eliminaram as FGs de encarregado, setor e capatazia, deixando tudo a cargo de CCs, dito gestores, que, apenas, controlam contratos, muitas vezes de forma desastrosa para os cofres públicos, como no DEP e Procempa.
E Melo e seus 14 ou 15 partidos apoiadores só vai aprofundar isso, fazendo com que se reestabeleça o loteamento de cargos por siglas e vereadores, como bem se sabe, eventualmente retirando-se um daqui ou dalí, por conta do movimento partidário.
Pensa-se pouco na cidade e nas políticas públicas e muito nos políticos e seus apaniguados. Isto é uma involução.

Anônimo disse...

Causa estranheza os poucos comentários de uma postagem tão ilustradora da verdadeira crise em Porto Alegre.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/