Artigo, Karina Yamamoto, UOL - No Brasil, apenas 8% têm plenas condições de compreender e se expressar

Foi isso mesmo que você leu no título: apenas 8% das pessoas em idade de trabalhar são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números. Ou seja, oito a cada grupo de cem indivíduos da população.

Eles estão no nível "proficiente", o mais avançado de alfabetismo funcional em um índice chamado Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional).

Um indivíduo "proficiente" é capaz de compreender e elaborar textos de diferentes tipos, como mensagem (um e-mail), descrição (como um verbete da Wikipedia) ou argumentação (como os editoriais de jornal ou artigos de opinião), além de conseguir opinar sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto.


Também é apto a interpretar tabelas e gráficos como..

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso explica totalmente o por quê de termos governantes analfabetos e analfabetos funcionais. Quando a imensa maioria da população se coloca neste grupo os espertos, mas igualmente despreparados, tomam a dianteira.

ARS disse...

Certamente não são eleitores de corruPTos.

Anônimo disse...

Desses 8% nenhum está no desgoverno?

Anônimo disse...

Paulo Freire é um sucesso. Viva a pedagogia dos oprimidos. Viva a revolução gramcista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/