Preços administrados pelo governo cairão este ano. Bradesco projeta alta de apenas 5,5%.

O editor quer passar para seus leitores a análise a seguir, distribuída para alguns clientes pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, porque ela é relevante:

Esperamos descompressão dos preços administrados para 5,5% neste ano
- Os itens administrados subiram 18% em 2015, contribuindo com 4,4 p.p. dos 10,67% do IPCA registrado nesse período. Nossa expectativa é de alta de 5,5% (contribuindo com 1,3 p.p. para a inflação do ano), uma descompressão importante em relação ao ano passado. A mediana dos economistas, no entanto, espera uma desaceleração menos intensa, com alta de 7,7% (uma contribuição de 1,8 p.p.).

- Sabemos que a inflação passada elevada e a depreciação cambial dos últimos doze meses devem continuar pesando sobre os reajustes de itens administrados neste ano. No entanto, alguns itens muito importantes podem trazer alívio para o resultado do ano, com destaque para a energia elétrica e a gasolina. Ainda que a dificuldade fiscal enfrentada pelo País possa resultar em mudanças de alíquotas, que incidam inclusive sobre esses itens, acreditamos que existem fatores positivos e que puxam a variação desse grupo mais para baixo.

Um comentário:

Emmanuel disse...

É a guitarra a imprimir dinheiro falso!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/