Audácia japonesa com juros negativos para conter deflação

Os investidores foram surpreendidos pela decisão do Banco Central do Japão, que cortou a taxa de juros para território negativo hoje. A medida audaciosa teve como objetivo reanimar a economia num cenário em que os mercados voláteis e a desaceleração do crescimento global ameaçam os esforços para superar a deflação.

É a primeira vez que o Japão faz algo semelhante.

No passado, já chegou a reduzir impostos para pessoas físicas, desde que elas usassem o valor deduzido para fazer compras, conforme o próprio editor conferiu em visita a Tóquio, fim da década de 90.

"O importante é mostrar às pessoas que o banco central está comprometido em alcançar inflação de 2% e que vai fazer o que for preciso para alcançar isso", disse o presidente do banco central, Haruhiko Kuroda, em entrevista após a decisão.

As ações asiáticas saltaram, o iene caiu e os títulos soberanos avançaram depois que o Banco do Japão disse que vai cobrar por uma porção das reservas que os bancos deixarem na instituição, uma política agressiva que teve como pioneiro o BCE (Banco Central Europeu).

4 comentários:

RONDO disse...

Bah! Polibio explica melhor o que significa juro negativo, com um exemplo. Joel

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do Joel. O que seria juro negativo ? Vou a um banco, empresto 100 e pago menos do que emprestei ?

Anônimo disse...

A presidenta, que é um gênio, poderia fazer isto no Brasil.

Anônimo disse...

Pessoal ! Juro negativo é o seguinte.

Juro negativo de 2% ao ano.

Você investe $100,00 e depois de um ano resgata $98,00 (rendimento negativo de 2%).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/