Cerco se fecha para Lula... Moro diz que Bumlai usava nome de ex-presidente em "negociatas"

A revista Veja traz matéria nesta terça-feira informando que o lobista e pecuarista José Carlos Bumlai, preso temporariamente na 21ª fase da Operação Lava Jato, utilizava o nome do ex-presidente Lula para obter benefícios e contratos. A informação consta de pelo menos três depoimentos do lobista Fernando Baiano, que fechou acordo de delação premiada, e serviu de base para a decratação da prisão de Bumlai.

O empresário e o petista são amigos íntimos desde 2002, quando foram apresentados pelo então governador de Mato Grosso do Sul Zeca do PT. Oficialmente, o ex-presidente não é investigado no petrolão, mas a cada dia pessoas próximas do petista - de ex-ministros a amigos pessoais - são envolvidos nas apurações da força-tarefa da Lava Jato e presos por ordem do juiz Sergio Moro.

Em sua delação premiada, o lobista Fernando Baiano disse que, na tentativa de emplacar um contrato entre a empresa OSX, do ex-bilionário Eike Batista, com a Sete Brasil, empresa gestada no governo Lula para construir as sondas de exploração do petróleo do pré-sal, o empresário José Carlos Bumlai foi acionado para interceder junto a Lula. Em troca, o pecuarista teria recebido comissão de 2 milhões de reais, que acabaram repassados a uma nora do ex-presidente para a quitação da dívida de um imóvel.

A facilidade com que o pecuarista circulava pela sede do governo federal petista era tão grande que acabou levando à nomeação da nova fase da investigação – batizada Operação Passe Livre, justamente pelo livre acesso que ele tinha.

"Não existe comprovação da interseção do ex-presidente no caso. A ordem teria vindo de cima, mas não há provas ainda em relação a isso", disse o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, em coletiva de imprensa realizada em Curitiba.


Os investigadores não souberam explicar o motivo pelo qual o acesso do pecuarista ao Planalto era tão frequente. "Investigamos a origem desses diversos empréstimos e se eles tiveram motivação politica. É isso o que queremos saber", completou.

17 comentários:

Anônimo disse...

não entendo porque as autoridades pisam em ovos quando estão chegando perto do Lula. No passado qualquer outro "EX" já estaria preso e com apoio da competente, forte e organizada oposição petista. O que não temos hoje. Bando de bunda moles politicamente corretos...

Anônimo disse...

O cerco está se fechando, o Brahma está se borrando!!!

Anônimo disse...


Off topic

O ARREGANHO DA CENSURA DO PT: JORNALISTA JOICE HASSELMANN DENUNCIA NO FACEBOOK QUE SOFREU ADVERTÊNCIA DE MINISTRO DA DILMA.


http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/11/o-arreganho-da-censura-do-pt-jornalista.html

Anônimo disse...

PT partido corrupto!

Anônimo disse...

Tenho uma empresa de tecnologia com 5 funcionários e pretendia expandir os negócios com empréstimo do BNDES. Era pouco e tinha garantias, porém como não sou filiado a ParTido politico, ouvi um belo não e estou para demitir os que restaram e fechar as portas, partindo para a informalidade...

Anônimo disse...

Nem precisa ouvir o Brahma. Ele vai dizer que foi usado e que nunca ouviu falar no tal de bumlai.

jorge alves ribeiro disse...

O cerco está se fechando, agora acho que teremos logo outro morador lá em Curitiba.

Anônimo disse...

Claro que usava, era um laranja. O fruto nunca cai longe do pé!

Anônimo disse...

Brahma faz algum barulho ainda, mas é um moribundo, e apenas a famosa melhora da morte. Dilma vai logo atrás dele.

Anônimo disse...

Putz que 'cordoaria' minha gente.

Anônimo disse...

Dá-lhe... Dá-lhe... Dá-lhe... MORO !!!!

Justiniano disse...


O risco segundo fontes internas do governo é que Bumlai não é soldado do partido, como Zé Dirceu e Vaccari (se sacrificam pelo partido) e se for para a cadeia pode abrir o bico e contar tudo.

Esse é do tipo: eu vou, mas levo todos juntos, ou melhor eu caio, mas vocês caem todos juntos comigo. Esse gordão tem cara de cagão.

Anônimo disse...

O Bumlai está PRESO preventivamente, ou seja, SEM PRAZO para ser solto. É tanta coisa que vem aí, uma "enxurrada", que teu blog ficará pequeno para descrever os próximos passos da policia federal prendendo os elementos deste PT-Partido quadrilha. O Chefão foi fazer
uma "viagenzinha" de última hora ou ir lá fora ligeirito tentar esconder a dinheirama e quem sabe deitar o cabelo.

Anônimo disse...

BUNDAI DILMA E LULA NA MIRA DA POLICIA, PARTE DA PROPINA FOI PRO PT DISSE JUIZ MORO, OPERAÇAO SE CHAMA PASSE LIVRE, POIS BUNDAI TINHA ACESSO LIVRE AO GABINETE DE LULA, EM 8 ANOS O UNICO QUE PODIA ENTRAR SEM BATER ERA BUNDAI E CLARO A ESPOSA DE LULA A MARISA

Anônimo disse...

ABRE-TE, BUMLAI! E se abriu a caverna do Ali Babá!

Anônimo disse...

A situação está insustentável para a petezada. Como disse o anônimo das 15:36, esse bumlai era amigo do cachaceiro por conveniências financeiras, não ideológicas. Juiz Moro, aperte-o até elle abrir a cloaca. O que vai sair de podres do pt é igual aquele mar de lama da samarco que destruiu uma boa parte do Brasil.

Anônimo disse...

- O amigo pegou R$12.000.000,00 não pagou. Mas eu não sei de nada...

Fico curioso em saber quantas empresas nestas circunstancias conseguem empréstimos e não pagam. A CPI no congresso do BNDES somente serve para enrolar a situação. o Remédio que funciona contra políticos e e servidores públicos desonestos é a POLICIA FEDERAL.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/