J.J. Peixoto Camargo avisa sobre os médicos cubanos: "Quando a coisa apertar, são os brasileiros que vão te salvar"

O médico gaúcho José de Jesus Peixoto Camargo é também escritor e colunista do jornal Zero Hora. Ele é um dos grandes nomes da medicina mundial. Sua especialidade é a cirurgia torácica. Foi o pioneiro de transplante de pulmões na América Latina. Ele chefia a equipe que mais transplantes de pulmão faz no País. Faz 20 delas por semana. É também diretor da Cirurgia Torácica do Pavilhão Pereira Filho  do Centro de Transplantes da Santa Casa.

Em entrevista de páginas ao caderno Dona de Zero Hora deste domingo, ele fala muito sobre sua especialidade, sobre sua vida e também a respeito da profissão de médico, da saúde privada e das deploráveis condições da saúde pública no Brasil.

Num determinado momento, o médico é chamado a falar sobre o programa Mais Médicos. A repórter Mariana Kalil, tenta induzi-lo a elogiar o programa e os médicos cubanos, mas não tem sucesso. 

Eis o trecho da entrevista (a entrevista completa vai no link a seguir). Ela expõe com crueza a falsidade do programa e a má formação dos "técnicos de saúde" dos cubanos que vieram para o Brasil, que sequer revalidaram seus diplomas, o que se exige de qualquer médico graduado no próprio Brasil.

Leia:

Donna – Nesta questão do carinho, aproveito para enfocar o programa Mais Médicos. O elogio dos pacientes que se tratam com os médicos cubanos desse programa não é o conhecimento, mas exclusivamente a capacidade de serem bons ouvintes.
Camargo - Acompanhei de perto a repercussão das reportagens que saíram sobre o atendimento de alguns desses médicos aqui no Estado. Na saída de uma dessas consultas, a repórter chegou para o paciente e perguntou qual tinha sido a avaliação dele. Ele respondeu: “Eu gostei muito. Quase não entendi o que o médico falou, mas ele olhou para mim três vezes”. Aquilo me deu um mal-estar… O fato de um médico olhar três vezes para um paciente durante uma consulta virar diferencial de qualidade nos leva a pensar seriamente sobre o serviço que estamos oferecendo. A população pode até festejar o fato de os profissionais do Mais Médicos serem bons ouvintes, carinhosos e tal, mas é um desrespeito total colocar essas pessoas para atender a população. Eles não têm curso de medicina, são técnicos em saúde, não vão curar doença alguma. Quando a coisa realmente apertar, são os brasileiros que vão te salvar.

Donna – Como o senhor avalia a saúde no Brasil? Vai chegar um dia em que todos nós teremos acesso a boa medicina e bons tratamentos?
Camargo - A saúde no Brasil é uma das coisas mais curiosas. Temos ilhas de excelência comparáveis aos melhores hospitais do mundo em alguma áreas e temos uma saúde pública deplorável, um sistema que desvaloriza médicos, que estabelece regras burocráticas, que leva o doente a grandes chances de morrer antes de chegar o socorro. O nosso serviço público está contaminado pela burocracia. A burocracia é a maior doença nacional. Tudo é dificultado por burocratas que ignoram que quem faz é mais importante do que quem fiscaliza. A necessidade do burocrata de se afirmar como uma peça indispensável ao sistema é responsável em grande parte pelos gastos, desperdícios e desmandos na saúde. Passei a nutrir um certo desencanto em relação ao futuro do Brasil como país depois que comecei a estudar a história brasileira recente. As queixas se repetem. Mudam apenas os nomes, mas os personagens são os mesmos.

CLIQUE AQUI para ler tudo. Vale a pena. 

4 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO, BUROCRACIA EXCESSIVA.

MAIORIA DE NOSSOS MEDICOS "NÃO SÃO SERES HUMANOS" QUANTO AO ATENDIMENTO
CONSTATEI PESSOALMENTE QUE POUCOS MEDICOS OLHAM 3 VEZES,A MAIORIA MENOS,HUMOR DUVIDOSO OU RUIM.

CHEGAMOS EM UM COMERCIO,NUM BANCO, NUM RESTAURANTE,E SEMPRE CIVILIZADAMENTE ALGUÉM DIZ BOM DIA,BOA TARDE,UMA SAUDAÇÃO,UM TAPETE "BENVINDO",SOMOS CONSIDERADOS; OS MEDICOS A MAIORIA SEQUER TOCAM O PACIENTE,PERGUNTAM QUASE NADA, NEM PARA FINGIR QUE ESTAO INTERESSADOS .

FALEI COM UMA MÉDICA CUBANA E INDAGUEI SOBRE UM PROBLEMA MEU,DO QUAL JÁ ESTAVA "SABENDO TUDO",SOLÍCITA,EDUCADAMENTE,INTERESSADA,DIAGNOSTICOU O QUE EU JÁ SABIA, COM RIQUEZA DE DETALHES, E RECOMENDAÇÕES,MEDICAÇÃO CORRETA,SURPREENDENTE
SURPREENDENTE!

DIARIAMENTE TENHO CONTATO COM PUBLICO E OUÇO O MESMO.

O " MERCADO" EM FALTA DA OFERTA DE SERVIÇOS MÉDICOS, OPORTUNIZOU A SOLUÇÃO COMO SENDO A VINDA DE OUTRAS PARTES,NÃO GOSTO DE FIDEL ,MUITO MENOS DE SEU SISTEMA ESCRAVAGISTA E GENOCIDA,MAS OS MEDICOS QUE VIERAM ESTÃO ANOS LUZ NO BOM RELACIONAMENTO HUMANO, MINIMO INDISPENSAVEL,INDISPENSAVEL,INDISPENSAVEL,E QUE FAZ PARTE DA RECEITA PARA A CURA DO PACIENTE.

OS MEDICOS CUBANOS, SEU DOUTOR,JÁ CURARAM,JÁ CURARAM, E JÁ SALVARAM SIM,SÓ O SENHOR NÃO SABE'? ESTA PEDANCIA,ARROGANCIA "SE ACHANDO" UNICOS CAPAZES, DEMONSTRA DENOTATIVAMENTE, QUE OS MEDICOS BRASILEIROS NÃO SÃO TUDO O QUE PENSAM QUE SÃO.

UM MÉDICO TAMBÉM PRECISA "VENDER" A IDÉIA DE QUE É BOM VIVER,DE QUE O PACIENTE "É GENTE" ,UM BOM DIA,UM BOA TARDE,UM SORRISO ...NOSSA...INDISPENSAVEL !





Emmanuel disse...

É isso aí: quem é responsável, fala a verdade!
É mais do que hora de espancar os vagabundos que fazem do serviço público nada mais do que uma forma de ganhar dinheiro, criando dificuldades para vender facilidades.

Anônimo disse...

Na minha cidade, os médicos são uma máfia. Péssimo atendimento e valores absurdos para consultas. ouSonegam impostos descaradamente. Consultas com nota sem nota? Sem falar do atendimento da unimed. É uma palhaçada!

Anônimo disse...

Falam do médicos cubanos, mas dê um pulo até a Beneficiência Portuguesa, no horário que os médicos visitam os pacientes do SUS e avalie o atendimento de alguns plantonistas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/