Arrecadação cai 3% e tem o pior mês de julho em cinco anos

Pelo quarto mês seguido a arrecadação da Receita Federal voltou a cair, refletindo a crise em que se encontra a economia brasileira. As receitas com o pagamento de impostos e contribuições federais somaram 104,86 bilhões de reais, o que representou uma queda real (com correção pela inflação) de 3,13% na comparação com igual mês de 2014. Em relação a junho, houve um aumento de 7,34% na arrecadação, segundo dados divulgados nesta terça-feira, pela Receita Federal. O desempenho da arrecadação no mês passado é o mais baixo para julho desde 2010.

Nos primeiros sete meses da nova equipe econômica de Dilma Rousseff, a arrecadação federal somou 712,07 bilhões de reais, um recuo de 2,91% na comparação com o mesmo período de 2014. O valor também é o menor para o período em cinco anos.

As incertezas na economia levaram as empresas a adotar um movimento defensivo, deixando de pagar impostos, como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Nos primeiros sete meses de 2015, a arrecadação da Receita com IRPJ e CSLL apresentou queda real de 9,51%. O total arrecadado no período foi de 119,74 bilhões de reais. Em julho, a queda de arrecadação do IRPJ e CSLL somou 2,37 bilhões de reais, o correspondente a 11,69%.

Já arrecadação do PIS e da Cofins, tributos que funcionam como um termômetro da atividade econômica, atingiu 4,91 bilhões de reais no mês passado, o equivalente a um aumento de 3,15%.

4 comentários:

Anônimo disse...

A CRISE VAI PIORAR, POIS É POLÍTICA, NÃO TEMOS GOVERNO PREOCUPADO COM SEUS DEVERES CONSTITUCIONAIS.

QUEM VAI QUEREM INVESTIR, GERAR EMPREGO, GERAR LUCRO PARA PAGAR IMPOSTOS QUE DEPOIS SERÃO DESVIADOS ?

EMPRESÁRIOS NÃO FARÃO ISSO.

CONSUMIDORES TAMBÉM NÃO COMPRARÃO MAIS, SÓ O NECESSÁRIO.

CRIOU-SE UM CÍRCULO DO "MANTER-SE" ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE. POIS É INADMISSÍVEL POPULAÇÃO PAGAR VERDADEIRAS FORTUNAS DE SALÁRIOS PARA OS PODERES.

Anônimo disse...

Governo ainda irá comprar todos os carros das montadoras.

Se não diretamente, indiretamente com financiamentos a longo prazo e praticamente sem juros.

Fazem qualquer coisa com dinheiro do povo para se manter no poder.

Anônimo disse...

Talvez uma crise profunda nos leve à mudanças.
Não tem cabimento barnabés ganhando 25 / 30 / 35 mil por mês, nossa sociedade não suporta isso.

Anônimo disse...

A arrecadação feita pela Receita é quase que inteiramente espontânea e reflete a crise. A Receita não se ocupa de sonegadores (salvo se quiserem chamar quem faz encomendas de menos de 100 dólares pela internet, ultrapassa a quota em Rivera ou voltando pelo aeroporto de sonegador).
A queda se deu em maior grau na arrecadação forçada, realizada pela Procuradoria da Fazenda Nacional contra os grandes e médios sonegadores (q devem mais de 20 mil reais, no mínimo), q está em frangalhos, sucateada pelo governo Dilma para não perturbar os sonegadores. No mesmo contexto está a AGU (da qual a Procuradoria da Fazenda Nacional faz parte) e combate a corrupção já no nascedouro.
Contra isso, há a entrega de cargos e paralisação das atividades administrativas pelos Procuradores da Fazenda Nacional, o q resulta na queda na arrecadação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/