O governo do RS gasta mensalmente 13% a mais do que tem de dinheiro no bolso. Conheça os grandes números.

Para quem ainda não entendeu por que razão o governo gaúcho não conseguiu pagar a integralidade dos salários deste mês, vale a pena prestar atenção ao cenário atual das finanças públicas estaduais, em seus grandes grupos de números, tudo em relação à Receita Corrente Líquida, que é o dinheiro que efetivamente fica na posse do Tesouro para usar:

Folha, 74%
Serviço da dívida, inclusive com a União, 12%
Custeio da máquina pública, 25%
Investimentos, 2%

O resultado nem é questão de matemática, mas de aritmética. A soma vai a 113%. Como o bolo de onde tirar tudo é o mesmo, 100% da Receita Corrente Líquida, é fácil perceber que alguém vai ficar de fora, caracterizando o déficit mensal.

Ora, o déficit previsto para este ano pela secretaria da Fazenda é de R$ 5,4 bilhões. O economista Darcy F.C. dos Santos acha que o valor poderá chegar a R$ 6 bilhões.

O governo Ivo Sartori empurrou o déficit mensal com a barriga, como fez Tarso, até onde pode, lançando mão do que restou no caixa único e nos depósitos judiciais, mas sobretudo impondo-se pesadíssimo contingenciamento de despesas, mas até agora foi tudo insuficiente e apresentará resultados ainda piores, caso não recrudesça para valer e imponha profundas reformas no setor público estadual.

O governo Tarso Genro elevou formidavelmente as despesas, elevou raquíticamente a Rceita, mas botou a mão para valer em empréstimos, a ponto de deixar o novo governo sem margem para novas operações. Além disto, passou adiante contas de curtíssimo prazo que caloteou, esgualepando também o dinheiro que estava depositado nas contas dos depósitos judiciais e do caixa único.

O leitor precisa saber que empréstimos, depósitos judiciais e caixa único, são valores que precisam ser repostos e não somem como num passe de mágica, como pensa Tarso Genro e o PT.

- Os números acima podem ser encontrados no site da Agenda 2020 e no livro "O Rio Grande tem Saída", de Darcy F.C. dos Santos. Foram, no entanto, atualizados pelo editor.

13 comentários:

Lucaspsb disse...

Só 2% de investimento, NUNCA ESSE ESTADO VAI IR PRA FRENTE ASSIM! Está na hora de passar uma tesoura e rever as aposentadorias, afinal, um trabalha e dois não! Coisas do Tarso e seus calotes, agora todo mundo paga a conta enquanto ele está lindo leve e solto no Rio -_-

Mordaz disse...

E deixe-se claro. Aumentar impostos não resolve. Apenas seria retirado mais ainda dinheiro da produção para governos que instem em gastar irresponsavelmente. Tanto a nível nacional como local. Quanto mais tem, mais gastam sem responsabilidade. A única solução é diminuir o estado gastador e ineficiente. A demagogia e o populismo anda solta entre os políticos desta nação.

Anônimo disse...

Pagando 74% para funcionalismo e 2% para investimentos da receita líquida, podemos não viver num socialismo burocrático de direito, mas é de fato com certeza. A Rússia e demais países socialistas quando estouraram não chegavam nesse nível de comprometimento da receita.

Anônimo disse...

Se não tem saída ...pede intervenção federal e largá o osso...
olhem a quantia de ccs..
ano passado 111 no piratini
esse ano já. 207...
demagogia é a palavra dessa administração

Anônimo disse...


SERÁ QUE A UNICA SAIDA NÃO SERIA UMA GREVE (DESOBEDIÊNCIA CIVIL) DE TODOS OS EMPRESÁRIOS DO RS, NÃO RECOLHENDO OS IMPOSTOS ESTADUAIS E FEDERAIS DURANTE, INICIALMENTE QUINZE DIAS OU MAIS ?
SEGURAMENTE TODO O ESBANJAMENTO FICARIA MAIS APARENTE E O CÂNCER DO ESTADO, OU MELHOR, O FUNCIONALISMO PAQUIDERMICO VERIA QUEM AFINAL É O PATRÃO, SE ÊLES OU OS CONTRIBUINTES.
ISTO VALE PARA O EXECUTICO, LEGISLATIVO E, PRINCIPALMENTE PARA O JUDICIARIO.
O CUSTO PARA OS CONTRIBUINTES SERÁ DE 5 % DE MULTA. NÃO VALE A PENA TENTAR?
ALGUÉM TEM OUTRA SOLUÇÃO?

Anônimo disse...

Sem solução.
O buraco vai ficar cada vez mais fundo
100% só pra sustentar a máquina, e pagar a folha destes funcionários cuja maioria é de baixa qualidade e baixo rendimento?
Não vejo saída a não ser cortes e mais cortes, demissões e mais demissões.

Anônimo disse...

LEIAM O LIVRO DO DARCY F C DOS SANTOS.
ÊLE APRESENTA A RECEITA PARA A SOLUÇAÕ PARCIAL DO PROBLEMA.
SÃO MAIS OU MENOS 30 ÍTENS QUE DEVERIAM SER ATACADOS.

Anônimo disse...

Eu só não entendo como eles têm as contas aprovadas. As análises desses especialistas estão erradas ou o TCE é inepto.

Anônimo disse...

este é o tamanho de estado que a gauchada escolheu nas urnas,que agora pague a conta.
pra gauchada estado mínimo não tem vez pois historicamente é rechaçado nas urnas.

Anônimo disse...

Buenas, mas o gov Tarso trocou dívidas antigas por novas c juros menores. Rolou a divida de maneira inteligente. Realmente exagerou no uso dos depositos. Mas o sartori quer usar mais ainda. Entao criticar e fazer o mesmo absolve todos q usaram. E trouxe empréstimos vinculados a investimentos. Ja o gov britto, digo, sartori, so pensa em atraso, arrocho e corte. Logo vai dizer q tem q privatizar alguma coisa. Memoria curta hein gauchada... qto cresceu o pib gaucho de 2010 a 2014?

Anônimo disse...

Encheram a bola do Sartori e agora vão deixar ele jogar sozinho.

No fundo quem ganhou foi o Tarso.

Anônimo disse...

Simples, como o governador tiririca dos pampas não prometeu nada, pede para sair e devolve o governo ao Tarso Genro.

Anônimo disse...

O COMENTARISTA DAS 19:55 É UMA GRANDE BESTA PETRALHA.
DEIXA DE SER IDIOTA E DIGA COMO UM GOVERNADOR COM POUCO MAIS DE 100 DIAS DE GOVERNO PODERIA DEIXAR O ESTADO NESTA SITUAÇÃO?
O TARSO FOI UM GRANDE ESTRUME QUE O ESTADO TEVE AGUENTAR.
QUE BAIXINHO VAGABUNDO E FDP.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/