Armínio Fraga recomenda apertar os cintos diante de longa turbulência pela frente

Vai a seguir um resumo da longa entrevista concedida por Armínio Fraga ao jornal Valor. Ele foi presidente do Banco Central e seria o ministro da Fazenda de Aécio. 

Lado fiscal - Infelizmente, o que estamos vendo hoje está longe do necessário. Na área fiscal, existe uma necessidade quantitativa e qualitativa bastante grande. Não é fácil fazer essa correção quando a gestão máxima do país continua nas mesmas mãos. Isso cria constrangimentos. Penso que o ajuste poderia até ser feito ao longo de três anos, mas teria que ser maior. Esse é o lado fiscal.
                
Dívida corresponde a 70% do PIB - Hoje, a dívida bruta está em cerca de 70% do PIB. O país está com toda pinta de que vai crescer 1% ao ano no próximos quatro anos. Se as coisas continuarem do jeito que estão, talvez possa até ser menos. Com juro real de 6,5% e um primário também difícil de corrigir, e que está sendo corrigido na marra - com corte de investimentos e aumento da carga tributária -, estamos falando de uma dinâmica da dívida bem perversa.  
                
Confiança náo será restabelecida tão cedo - Usando os juros reais de 6,5%, com resultado primário pequeno e um PIB que não cresce, é possível que a dívida aumente uns cinco pontos percentuais do PIB por ano. A continuar nesse passo, a dívida vai para perto de 100% do PIB rapidamente, em quatro a cinco anos. Não é uma trajetória que dê tranquilidade a ninguém. Não, não acredito que a confiança vá se reestabelecer agora. Diria que no momento está acontecendo o oposto. A confiança vem caindo. Teria que acontecer uma virada impressionante.

4 comentários:

Anônimo disse...

e eu sugiro que ele contrate o melhor advogado do brasil prá depois q a bandidagem que cometeu vir a tona ele não ser depositado na cadeia! safado

Anônimo disse...

Nao tem mais como apertar o cinto, sinto muito, os furos do cinto acabaram.

Luiz Vargas disse...

Qualquer ajuste para colocar nos trilhos o país passa pela neutralização do bando para$ita quadrilheiro PeTralha. Para começar pelo impeachment da "velha senhora".
Sem isto, qualquer medida será paliativa.

Cap Caverna disse...

Resumindo ele disse que nossa economia está nas mãos de gente ignorante, que não tem noção do que faz, e são uns incompetentes. Bem isso não é novidade, porque não conheço nenhum militante da quadrilha dos PaTifes que tenha capacidade para fazer nada que preste!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/