Burocracia feroz da prefeitura do dr. Fortunati paralisa construção civil em Porto Alegre

Os números que o Sinduscon alinhou neste final de semana sobre licenciamento para novas construções em Porto Alegre desvendam o caráter ineficaz da administração do prefeito José Fortunati, PDT:

- Entre janeiro e agosto, nenhum empreendimento imobiliário pode ser lançado em Porto Alegre.
- A prefeitura precisa de um ano e meio para cobrir o tempo que vai do protocolo de um projeto e o início da construção, tempo que em Curitiba e Belo Horizonte é de apenas 90 dias.
- 700 projetos de novas construções mofam nas gavetas dos tecnocratas e administradores da prefeitura de Porto Alegre.

. O resultado de tudo isto é que o estoque de imóveis à venda na cidade é de apenas 3 mil imóveis, portanto 2 mil a menos do que a média histórica.

. Com menos canteiros de obras, os preços sobem, os empregos caem e a riqueza não circula.

. Visando desovar pelo menos os projetos mais perto da aprovação, o Sinduscon entregou para Ana Pellini, responsável pelo EdificaPOA, uma lista com 45 nomes, mas até isto acabou resultado em impasse porque quem ficou de fora começou a gritar. 

23 comentários:

Anônimo disse...

Polibio,

É muita propaganda e pouco resultado. Quando o Edificapoa realmente centralizar o licenciamento será realmente uma inovação. Você sabia que o licenciamento ambiental não é feito no EDIFICAPOA, é em outro endereço na sete de setembro em outro protocolo que nem é protocolo da SMAM. Se você for precisar de planta, são vários arquivos, um em cada canto da cidade.

Anônimo disse...

Se para aprovar uma vistoria de árvore demora mais de seis meses e fica por isto mesmo quem dirá o resto. Várias matérias na imprensa foram feitas sobre esta demora e nada é feito. Fiquei sabendo com o pessoal da SMAM que existe mais de 30.000 pedidos na fila. É consequência no corte das horas extras e gasolina para realização do serviço.

Anônimo disse...


Existem 700 projetos parados pois as vezes é necessário abrir quatro processos na prefeitura para o mesmo empreendimento.

Vejamos as mentiras como são vendidas.

" O novo e moderno espaço abriu ao público em 7 de outubro, para substituir o antigo Protocolo,..."


"O prefeito José Fortunati celebrou o momento e destacou que, embora inspirado nos modelos de Curitiba e Rio de Janeiro, o Edifica-POA é ainda mais moderno na sua concepção. “Não é um pequeno salto, é um salto gigante, mesmo para mim, que tenho 1m98cm”, brincou."

O antigo Protocolo da Smov continua funcionando. Os Alvará das da SMIC, de saúde municipal, licença ambiental e licença SMOV, cada um é feito em protocolo de lugar diferente na Prefeitura. O salto que o Prefeito fala deve ser em direção ao fundo do poço.


http://www.jornalcidadeleste.com.br/gov-site/1265-prefeito-inaugura-edificapoa-e-lanca-declaracao-eletronica.html

Anônimo disse...

Os picaretas da construção civil, pelo jeito, começaram a abrir os cofres kkk

Anônimo disse...

Contrata o escritório de um arquiteto ou engenheiro da prefeitura que aprovam em 90 dias

Anônimo disse...

Ou acabamos com esses burocratas ou eles acabam com o Brasil!

Anônimo disse...

REVISÃO JÁ da Legislação Ambiental !!! Ùnica forma de destravar o desenvolvimento. Fora com os burocratas carimbadores.

Anônimo disse...

Políbio,
O ASNO anônimo das 15:46 desconhece que tem gente séria e trabalhadora gerando emprego e renda( como gostam de dizer os petralhas), na construção civil.
A última da prefeitura: para fazer terraplanagem, seja de um loteamento ou terreno de 10X33 m.,é exigodo o LAUDO de um geólogo, que não existe. E agora,
Sr. Prefeito INCOMPETENTE?

Anônimo disse...

Os empresários estão é sem dinheiro para pagar as taxas da prefeitura. Talvez o leigo não tenha ideia, mas aprovar o projeto de uma residência de 250m2 custa R$ 1.240,20 só de taxa. Um edifício pequeno de 900m2, R$ 4.092,66. Tudo direto da tabela da prefeitura. É só conferir no site do EdificaPoa. Privatizaram a aprovação de projetos e ninguém se deu conta.

Anônimo disse...

Em 18 de março solicitei, através do 156, vistoria da SMOV a respeito da construção irregular de "fradinhos" no passeio público do meu condomínio. Passados CINCO MESES a resposta dos atendentes é, sempre, a mesma: o processo está no setor tal para vistoria...Receio que os tais Frades acabem por virar Papas e a gloriosa SMOV nem perceba.

Anônimo disse...

Essa "tranqueira" toda para que sejam construídos novos imóveis e proposital e faz parte do plano da esquerda, à qual o Fortunati faz parte, de "aquecimento" da disparidade entre quem não tem onde morar e a oferta de imóveis, que com essa burocracia e falta de produtos, acabam tendo seus preços inflacionados, e que vão prejudicar o comprador que tem menos recursos lá na ponta de baixo, surgindo daí os "MTST da vida"! É tudo bem maquiavelicamente planejado!

Anônimo disse...

O INCOMPETENTE DO PREFEITO ESTÁ SEGUINDO ORDEM DO PLANALTO, ESPERANDO QUE O PAÍS ENTRE EM RESSEÇÃO, AI LIBERA SÓ QUE O POVO ESTARÁ SEM DINHEIRO PARA COMPRAS E QUEM TEM NÃO INVESTE.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

TEM UM AMIGO QUE DEU ENTRADA JUNTO A SMOW COM A PAPELADA PARA CONSTRUÇÃO DE SUA RESIDENCIA, CADA VEZ QUE IA LÁ FALTAVA UMA COISA, INICIOU A OBRA JÁ FAZ DOIS ANOS QUE ESTÁ MORANDO E PAGANDO IPTU SOBRE UMA GARAGEM, É ISSO QUE O GOVERNO QUER, A PESSOA SE IRRITA E DEIXA DE PAGAR UM ENORME IPTU.

Anônimo disse...

Meu projeto simplificado demorou seis meses para poder ser aprovado pelo EDIFICAPOA. Claro que não dependeu da SMAM e da Secretaria da Saúde, caso contrário é 2 anos no mínimo esperando. Mais uma de muitas propagandas enganosas que são passadas para o cidadão.

Anônimo disse...

O que fica claro é a deficiência dos gestores dos serviços (alguns paraquedistas pelo que sei) CC's e servidores que estão em estagio probatório que estão assumindo chefia destas áreas. Pessoas com pouca ou nenhuma experiencia que estão sendo simplesmente jogadas nestes cargos. Trabalho há anos com os serviços da prefeitura e nunca presenciei tamanho descaso com o público.

Anônimo disse...

A construção civil ficará por um bom tempo estagnada se depender da Ana Pelini (EDIFICAPOA) e do Prefeito Fortunati. Acredito que se você reclamar para alguém que se importa ela tomará uma atitude. No caso da Prefeitura, já desisti. O governo é incompetente mesmo, e agora sem dinheiro por não ter habilidade para gerir a coisa pública, esperem uns 8 anos para a cidade começar a mudar. O próximo Prefeito herdará somente contas e obras por terminar.

Anônimo disse...

Se tiverem paciência leiam até o final. Entrei no site http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dm/default.php para encontar o telefone do EDIFICAPOA, e ai já começa a falta de vontade de atender, você encontrará o endereço, e-mail mas SEM telefone pra contato. Tentei na composição do governo, no site da Prefeitura, www2.portoalegre.rs.gov.br/, também sem telefone,aqui uma observação SOMENTE A ANA PELINI está sem telefone nesta página (por que?). Tentei ligar para o fone 156, que ficou tentando me empurrar para agendamento, e tentando descobri o que eu queria com o telefone, no final não me passou o telefone. Pois o que eu queria era simplesmente o telefone do EDIFICAPOA. Depois de um rosário consegui o telefone com o Conselho de Arquitetura. Liguei para o (51) 3289.4521, consegui perguntar sobre o Licenciamento Ambiental, fui informado que deveria ligar para SMAM, mas que conforme o tipo de licenciamento seria em outro endereço. Liguei para o 3289-7500 que me transferiu para o Licenciamento ambiental. No final o pedido não daria entrada nem pelo Edificapoa na Siqueira Campos nem pelo protocolo da SMAM, na Carlos Gomes, seria feito pelo protocolo da administração, na sete de setembro. Com a palavra o Senhor Prefeito ou alguém que tenha a coragem de tentar explicar como o prefeito esta retirando os “nós burocráticos” no licenciamento.

Anônimo disse...

Quando a incapacidade administrativa é vista com olhos políticos, trocamos as bolas. Ao invés de competência vemos um rol de mas administrações por motivos óbvios.
Incompetência capacitativa temos aos montes neste país de irresponsáveis no poder... O óbvio é isto...

Anônimo disse...

A questão ambiental é muito importante. Se realmente 30.000 pedidos de autorização para poda ou remoção de árvores estão parados na SMAM, sem resposta do poder publico, será incentivo
a clandestinidade com a natureza.
Gostaria de saber quais ações que a Câmara de Vereadores, que tem dever de fiscalizar o Executivo esta tomando. Porém desconfio que a Câmara de Vereadores não está fazendo e não fará nada.
Motivo: O Presidente da Câmara é um dos Ex Secretários da SMAM no governo Fortunati.

Anônimo disse...

Polibio,

Não é uma questão de estar de fora gritar e sim de critério.
Se os projetos de aprovação dependem somente do município
a ordem de protocolo é a que deve ser obedecida. Ou querem voltar a negociar em gabinete caso a caso,
principalmente adiantar os projetos dos que são generosos e fazem doações aos partidos políticos. Depois vão ter que, novamente, fechar os olhos para os servidores que cobram por fora para "agilizar" o projeto.
É isto que não pode voltar a acontecer.

Anônimo disse...

Vocês ainda perdem tempo reclamando deste Governo. Eles são imunes a qualquer critica. Estão se lixando pra vocês. Votaram no PDT agora é isto.

Anônimo disse...

o Fortunati não quer concorrência. Para ficar bem registrado na história de Porto Alegre. Obras em andamento (quase parando) somente as dele.

Anônimo disse...

Conversei com um conhecido da Prefeitura e perguntei por que estava tão difícil de conseguir
a maioria dos serviços que antes estão acessíveis a população. Resumindo o papo, o número de secretários incompetentes dobrou, que por consequência colocaram mais CC's em escalões subalternos sem experiência ou servidores de carreira que estão em estágio probatório (facilmente manipuláveis). Aliado ao Corte violento nos recursos humanos e financeiros que dão sustentação a cidade. Diz que o Fortunati está preparando o terreno para o PT voltar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/