Nota de Tarso nega armação com a PF para prender índios assassinos de agricultores em Faxinalzinho

Nota de esclarecimento do Governo do Estado
Diante dos incidentes ocorridos na reunião do dia 9 de maio de 2014, em Faxinalzinho, quando do cumprimento, pela Polícia Federal, de mandados de prisão contra indígenas, presentes à reunião, temos a informar o seguinte:
1) Viabilizamos uma reunião inédita, com a nossa participação, da Funai, da prefeitura e representantes de indígenas e de agricultores, com o objetivo de criar o diálogo, a pacificação, o retorno às aulas, a desobstrução das estradas e avançar na construção de propostas para a resolução dos problemas;
2) Durante a reunião fomos surpreendidos com a chegada ostensiva da Polícia Federal para o cumprimento dos mandados de prisão contra os indígenas, suspeitos da morte de dois agricultores, entre eles, o cacique e o vice-cacique, presentes no encontro;
3) Não tínhamos qualquer informação de que tais mandados seriam cumpridos naquele momento. Pelo contrário, na reunião do dia 7 de maio, em Porto Alegre, com o Ministério da Justiça, manifestamos preocupação quanto ao momento e as condições do cumprimento dos mandados. Pedimos ao Ministério da Justiça que coordenasse a questão, de forma a não aumentar a tensão social já existente no município. Na oportunidade, recebemos a informação de que o cumprimento dos mandados encontrava-se em fase de planejamento,
4) Não escolhemos as lideranças que participariam da reunião, não tínhamos conhecimento de quem seriam os suspeitos e menos ainda de que seriam presos durante a reunião.
5) Desta maneira, afirmações de que o governador Tarso Genro teria participado da reunião do dia 7 com o Ministério da Justiça, bem como as suspeitas de que o Estado teria participado de uma armação para a prisão dos indígenas são mentirosas e irresponsáveis e têm como único objetivo fomentar o conflito e aumentar a tensão existente no município de Faxinalzinho.
6) Do ponto de vista legal e policial, nada temos a opor quanto ao cumprimento dos mandados. No entanto, do ponto de vista da solução do problema, a ação, realizada durante a reunião, relevou-se totalmente inadequada, já que interrompeu um momento muito importante de diálogo e construção de propostas que pacificariam o município e garantiriam o direito das duas partes.
7) Reafirmamos que a demarcação de áreas indígenas é uma atribuição exclusiva da União. Portanto, esperamos que o Ministério da Justiça se responsabilize pela retomada do diálogo e a busca da solução do problema. Nós, do Governo do Estado, continuaremos persistindo na busca de uma solução mediada, que garanta tanto o direito legítimo dos indígenas quanto dos agricultores familiares.
Elton Scapini, Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR

Ricardo Zamora, Secretário-Chefe de Gabinete do Governador do Estado

18 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que a polícia federal tem de informar o governador de que vai cumprir decisão judicial? Então tá.

Anônimo disse...

o brasil esta de cabeça para baixo em relaçao a ordem das coisas , quem produz e retirado da terra para dar para um bando de indios que nao fazem nada nao produzem nem para se alimentarem e ainda matam agricultores e so olhar as fotos dos que foram presos bem gordos e faceiros vivem as nossas custas tem e que botar pra correr essa cambada de vagabundos

Anônimo disse...

Tarso aderiu ao "eu não sabia de nada"! Qual é mesmo o nome do estelionatário que adora dizer há mais de 8 anos que "não sabia de nada"?

Anônimo disse...

Resumindo:
O Atraso Genro está pedindo desculpas aos assassinos de pais de famílias, que ele não prendeu, por eles terem sido presos pela polícia federal!
É triste, mais não existe nada que possa ser elogiado nesse petralha, que é o nosso governador!

Anônimo disse...


É ESTILO NATO DENTRO DOS PETRALHAS. TÁ DANDO UMA DE QUERO-QUERO. COMO NUNCA NA ESTORIA DESTE PAÍS.

Anônimo disse...

Tarso Genro, nunca foi governador do ESTADO. Não foi Ministro da Justiça. Então não dê pitaco em nada, porque quando assina as Leis é o primeiro a descumprir. Covarde, não vai ser reeleito. Vá trabalhar no setor privado para pagar um pouco de impostos, coisa que desconhece.

Anônimo disse...

Essa PF é xucra mesmo.

Luiz Vargas disse...

Resumo da história: prePosTos PeTralha$ do desgoverno tabajara estão querendo tirar o do peremPTório embu$teiro prevaricador da reta.

Anônimo disse...

AVISO aos navegantes, digo ao editor, digo, aos blogueiros do blog, quem mandou a PF prender os indios foi UM JUIZ FEDERAL, por favor trouxas........

Anônimo disse...

Veja isso Políbio Braga. Acho que você vai gostar.
Ildo Sauer fala sobre as maracutaias da Petrobrás e envolve os nomes de Lula e Dilma.
http://www.maracutaiasnapetrobras.com/entrevista.html

NEWTON disse...

Esta nota editada pelo governo estadual, chove no molhado. Todos nós sabemos que o governador só agiria, caso os colonos tivessem matado índios.

Anônimo disse...

"Vá trabalhar no setor privado para pagar um pouco de impostos, coisa que desconhece."

Ora, o autor desta frase postada as 22:10 não sabe que exgovernador irá receber renda vitalicia e hereditária as custas da população trabalhadora do setor privado;

Anônimo disse...

Políbio,

Esta área reinvindicada pelos índio já tem decisão desfavorável a eles no STF.

Ocorre que o Governo do PT NÃO ACEITOU a decisão e quer ganhar no grito NEGOCIANDO tema já decidido.

Até que deu morte e a coisa fedeu...

JulioK

Anônimo disse...

O anônimo das 23:02h, provável petista de carteirinha, chama a outros de trouxas???! Quá, quá, quá......!!!!!

Anônimo disse...

Esses indios são uma cambada de vagabundos inúteis, querem se apropriar de terras produtivas se nem as que ja ocupam eles plantam alguma coisa.
Na região de Nonoai onde produtores rurais foram expulsos de suas terras durante o governo de Jair Soares, os índios destruiram as casas e as plantações deixadas pelos agricultores expulsos.
O atual desgovernador Tarso Genro esta minando sua credibilidade se portando como um IDIOTA diante da situação que é crítica e se manifestando contra a ação da PF que tenta resolver o impasse
ACORDA TARSO GENRO TRAIDOR DO POVO TRABALHADOR antes que seja tarde e maiores massacres aconteçam naquela região.

Anônimo disse...

Só entram nas conversas dos esquerdopatas os incautos.Pode ver,nenhum deles produziram um prego,só vivem de sindicatos,cargos públicos ou instituições como ONGs,MTS etc...Fazem do ombro dos trabalhadores escadas para subirem na vida.

Anônimo disse...

Eu não diria que os índios sejam imprestáveis, mas sim um gente atrasada, sem cultura alguma, quase uns aborígenes que nós "brancos e evoluídos, os tiramos do atraso e os civilizamos". Simplesmente usamos esse povo atrasado e os destruímos totalmente porque até a identidade deles foi tirada. Então dentro deste contesto, os marginais PeTistas usando as suas táticas de guerrilha, ficam insuflando-os contra os agricultores que produzem a mais de um século na região, para acontecer o que aconteceu. Ignorantes, incultos, fanáticos e desgraçados, são facilmente convencidos para servir de máquina de manobra. A culpa de tudo isso, é do bandido do Tarso Genro, porque para mim homem sem palavra , não é homem e sim um traste.

Anônimo disse...

Agricultores que produzem e pagam impostos são tratados como "intrusos", enquanto os vagabundos que nada produzem são considerados "coitadinhos" e apoiados por esse traidor dos trabalhadores.
Acorda Tarso, trabalhadores que te elegeram agora estão sendo traídos por suas atitudes, nem pra vereador você tem mais voto meu e do resto dos e trabalhadores desse país.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/