Exército já está nas ruas para garantir leilão que privatiza petróleo de Libra

- O ministro Guido Mantega quer o dinheiro do leilão para fechar as contas do ano.  Os chineses, depois da Petrobrás, poderão ser os grandes vencedores do leilão de Libra. Eles agem estrategicamente para garantir-se de petróleo. Nas negociações com o governo, propuseram sociedade nas novas refinarias da Petrobrás em Recife e Fortaleza.
CLIQUE AQUI para ler "A nova geopolítica energética mundial", Estadão deste domingo.

As tropas do Exército já estão posicionadas em frente ao Hotel Windsor Barra, no Posto 4 da Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, onde nesta segunda-feira, a partir das 14h, ocorrerá o primeiro leilão de Libra, do pré-sal da Bacia de Santos, atendendo às novas regras do modelo de partilha.
Os militares ocupam a entrada do hotel desde a meia-noite deste domingo, equipados com escudos e armas não letais. Além da segurança no local, desde quarta-feira os petroleiros estão em greve e paralisaram todas as refinarias mais importantes e as 40 plataformas de exploração de petróleo. Eles prometem só voltar depois do leilão. 

. Os black blocs, grupos que se vestem de negro e usam máscaras contra gás, presentes em todas as manifestações, estão convocando pelas redes sociais para um ato unificado amanhã, a partir das 10h, na praia da Barra da Tijuca, entre a Ponte Lúcio Costa e a Praça do Ó.

. O leilão de Libras poderá contar com a participação de apenas um consórcio, que é o único disposto a pagar os R$ 15 bilhões de bônus de assinatura do prospecto. Libra poderá dobrar as reservas do País. Das 40 empresas com capacidade para a disputa, apenas 11 inscreveram-se. Gigantes americanas como Exxon, Chevron e BP ficaram de fora porque não tiveram confiança na disputa.

. Participarão duas chinesas (CNPC e CNOOc, a gigante Total e uma quinta empresa desconhecida. A Petrobrás entrará com parcela que lhe garantirá 30% do petróleo que for encontrado.

CLIQUE AQUI para ler reportagem deste sábado do Estadão: "Petrobrás é a empresa mais endividada do mundo".

6 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma deles, se contradizem, sempre foram contra privatizações, contra exercito nas ruas, qual será a próxima.



Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Quem diria, hein ?
Aliás, essa conversa de black bocks está muito mal contada, acho que existem interesses escusos aí, de parte do próprio PT.
Olho neles !

Anônimo disse...

Políbio,

Qual a experiência destas chinesas em tirar petroleo a 2.000m de profundidade???

Um vazamento, nesta profundidade, dificilmente será estancado!!

A China esta destruindo seu meio-ambiente. Imagina o que não podem fazer a 20.000km de casa??

O PT trocou os USA pela China, afinal o novo parceiro é campeão em deposito de dinheiro sujo em Paraísos Fiscais!!!

JulioK

Anônimo disse...

Se os eco-chatos e as empresas estão descontentes com o Leilão é sinal que o leilão é bom. Mas se uma das partes estivesse feliz, seira sinal que estaria sendo beneficiada. outra coisa não está sendo privatizado (não é mais do Estado) e sim leiloado CONCESSÕES por período de tempo (continua do Estado)

Anônimo disse...

Se fosse um negócio LIMPO, não precisaria do Exército.

Anônimo disse...

povo idiota merece governo imbecil, o pt colocando o exercito na rua ........

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/