Artigo, Juan Cebrián , fundador de El País - Mudanças nos jornais brasileiros chegará com velocidade impressionante

Juan Luis Cebrián, fundador do El País e presidente do grupo Prisa, que o controla - Globo, 18

 1. Ou jornais se convertem em jornais muito locais ou em jornais globais. Mas não tem espaço para muitos jornais globais. Portanto, estamos num momento de transição fundamental. Quiosques e livrarias estão fechando, e a distribuição física dos jornais vai ser cada vez mais difícil.
          
2. Não há espaço para muitos jornais globais brasileiros, apenas um ou dois. Nós estamos seguindo o modelo do “New York Times”: presença global e enorme presença na internet, sobretudo nos meios de comunicação móvel.  Há muitos jornais locais americanos que estão com suas edições apenas na internet. Temos que ser muito cautelosos. Não digo que os jornais locais de papel irão nesta direção, mas cada vez vão ser mais caros, vão circular menos e, portanto, terão menos influência. Nós estamos fazendo um jornal global de papel, como o “New York Times” e o “International Herald Tribune”.
           
3. Se é verdade que o Brasil não está numa bolha, o que vai haver é mudança tecnológica. E a mudança vai chegar à imprensa brasileira como no mundo inteiro. Pode chegar mais tarde, mas vai chegar. O aumento das tiragens de alguns jornais no Brasil, não todos, se deve ao aumento da classe média. No curto prazo, podemos pensar em aumento da publicidade e de consumo de jornais. Isso pode atrasar a chegada da transformação, mas ela chegará. E quando chegar, vai chegar com uma velocidade impressionante.

* Resumo feito pela newsletter diária do ex-prefeito Cesar Maia. 

CLIQUE aqui para ler a entrevista completa de Cebrián ao jornal Extra/Globo.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lixo impresso melhorado continua tendo duas serventias: embrulhar coisas - como ovos e peixe, por exemplo - e servir como papel higiênico, na falta deste, rs!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Na contramão disso tudo (talvez aconselhado pelo Sr Atraso) a tal de ZH passa a cobrar pelo acesso para ler noticiazinhas "gerais" no site (que sempre são incompletas ou não dizem nada). Apenas as primeiras 20 no mes são gratuitas. Acho que não vai longe...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/