Análise - Luiza voltou do Canadá: fenômeno dos memes.

Esta semana,  todo mundo quis saber de Luiza, uma estudante que estava no Canadá quando sua família gravou um comercial sobre um empreendimento imobiliário na Paraíba. Inacreditavelmente, o bordão “Menos Luiza, que está no Canadá” ganhou as mídias sociais e até a TV. A jovem se tornou celebridade instantânea, o que fez o especialista em estratégias digitais Eduardo Marques, escrever sobre meme, fenômeno que se propaga facilmente entre as pessoas e que é potencializado pelo uso da internet.

Luiza voltou do Canadá: o fenômeno dos memes
CLIQUE AQUI para ver e ouvir o video "Luiza voltou do Canadá e grava novo comercial".
Eduardo Marques

Milhares de menções sobre Luiza, que estava no Canadá, mas já voltou, povoaram as redes sociais nos últimos dias. Mas afinal, por que uma sentença proferida em um comercial sem grandes pretensões se tornou um bordão nacional?Para entender isso, precisamos compreender o que é um meme. Cunhado em 1976 por Richard Dawkins, um meme é uma unidade de informação que se propaga de mente em mente. O termo popularizado na internet é uma referência às pessoas, vídeos, imagens e quaisquer outros arquivos que tragam consigo uma ideia ou conceito que se populariza entre centenas de pessoas.Alguns exemplos comuns de memes utilizados na internet são os chamados “memefaces”. Desenhos que ganharam vida própria ao expressar facilmente e de forma humorada, situações reconhecidas por todos nós. Em comum, eles exploram a caricatura. E são nessas caricaturas do cotidiano que reside um dos segredos do por quê alguns assuntos se tornam facilmente replicáveis e outros não: o riso. Para o filósofo francês Henri Bergson, o riso tem o objetivo de destacar o que há de automático e estereotipado no comportamento das pessoas. Em suma, o risível é algo que foge do nosso padrão de comportamento habitual. Ele destaca o que há de automático e estereotipado no comportamento das pessoas. Ainda segundo Bergson, o humor é um espelho deformante que nos faz rir porque exagera nossos próprios defeitos. Aplicando esse conceito ao “Menos a Luiza, que está no Canadá”, conseguimos perceber no comercial que originou o bordão, aspectos caricatos. A sentença evidencia a imagem caricata de família burguesa recomendando um empreendimento. Ela causa o riso e transmite em si o ápice do estereótipo. O mesmo pode ser observado nos famosos pôneis malditos. A imagem infantil dos pôneis é transgredida. Foge do comportamento habitual esperado. Gera o riso e a surpresa.E o que tomamos como bom, compartilhamos. Vide a Coca-Cola e o seu slogan: Compartilhe a Felicidade. E assim, tomados pelos nossos gostos e pelas coisas que nos fazem sentir bem, compartilhamos.

Eduardo Marques é publicitário com MBA em Marketing e estratégias digitais pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha como gerente de projetos web na Midiaweb Interactive.
Contato: www.eduardomarques.org / eduardo@eduardomarques.org

12 comentários:

Anônimo disse...

Até tu, Políbio!

Anônimo disse...

Brasileiro é idiota. Deixa estas bobagens virarem noticia. Conheço gente com curso superior que se acha rica, tem pacote completo de NET e assiste BBB 12. "No verdadeiro homem medíocre, a cabeça é um simples adorno do corpo."

Nélson Rodrigues disse...

"Na hora de odiar, ou de matar, ou de morrer, ou simplesmente de pensar os homens se aglomeram. A opinião unânime está a um milímetro do erro, do equívoco, da iniqüidade. Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."

Anônimo disse...

Não me decepcione Políbio, dando espaço para estas bobagens. Não me diga que você curte BBB?!

Anônimo disse...

não tem fenômeno algum, a não ser o da idiotizacao coletiva...

eh só isso...

um surto de cretinice grupal, uma prova de que o coletivismo eh a grande desgraça da humanidade...

vários abestalhados quando se unem conseguem produzir coisas como essa ai...

não falo dos publicitários, nem da própria sujeita ai nem da família, mas do coletivo anonimo que deu vida a essa baboseira...

culpa tem a família eh de dar prosseguimento a essa ridicularia e expor uma menina de 17 anos mais ainda...

ja viram os comentários a respeito desse novo vídeo?

alem de ser ruim mesmo, amador a não poder mais, o feitiço esta virando contra o feiticeiro, as pessoas estão detonando essa menina, e não sem uma certa razão...

mais um pouco e vai entrar em depressão, precisando de ajuda, pois ja encheu o saco...

Aquiles disse...

Quanta merda !!!!!!

Anônimo disse...

Realmente o caso Luiza não deixa de ser fenômeno impressionante, mas prefiro entrar na brincadeira do que perder tempo filosofando sobre o assunto.
Ainda ontem, combinando um churrasco com amigos, perguntei quem havia confirmado a presença e a resposta do piadista da turma foi:
- Vai todo mundo, menos a Luiza que está no Canadá.
A risada foi geral.

Anônimo disse...

Olha só, os intelectuais (17h20; 17h57; 18h09) estão bastante sensíveis, pois se incomodam com um simples meme.

Anônimo disse...

...de brincadeira em brincadeira o Brasil vai descendo a ladeira."Pão e circo"

Anônimo disse...

Pessoal ! Isto para mostrar que as vidas dos brasileiros são dirigidas pela midia não impressa.

Surfista Prateado disse...

O tal Eduardo precisou ler tudo isso aí para chegar a esta conclusão? Acho que esta é a melhor explicação porque tais idiotices se propagam tão facilmente...

Anônimo disse...

por muito menos os carapintadas saíram as ruas. onde estão elles agora? ocupando carguinhos em estatais?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/