Dia 21 de fevereiro foi a data que comemora o Dia do Imigrante Italiano. O dia tem a ver com uma epopéia: a história da imgração italiana iniciada em meados do século 19. Estados como São Paulo e rio Grande do Sul sabem bem do que se trata.
. É sobre isto que trata Xico graziano no artigo a seguir, "Colonos Épicos!", publicado no Estadão desta terça-feira. Ele conta que a característica agrícola do campon~es europeu, moldou a cultura do agricultor brasileiro.
* Grazziano foi secretário do Meio Ambiente do governo de São Paulo e um dos principais coordenadores do Plano de Governo de José Serra.
CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra.
5 comentários:
Interessante que falam como se os italianos fossem os únicos a emigrar em massa para cá. Os alemães vieram antes inclusive, e contribuíram muito ao nosso estado. Mas não contribuíram muito em SP, então fica meio esquecido né? :D
quem quiser conhecer a saga deste povo, deve visitar em Bento Gonçalves a atração turística ao lado da "Maria Fumaça" de nome EPOPÉIA ITALIANA. É muito divertido e interessante. Recomendo.
Aqui no sul muitos sairam da colônia e prosperaram. Mas a colônia ainda não saiu deles...
Eu sou descendente de Colonos, com muito orgulho! Meu pai descendente de alemães, minha mãe descendente de italianos, sou colono na alma 50% alemão e 50% italiano. Sou brasileiro nato mas colono.
Joel Segalla Robinson
Parabéns aos imigrantes italianos,um dos povos mais importantes na construção do Brasil!
A exemplo dos americanos,os italianos também são invejados;logo,desprezados pelos indivíduos fracassados na vida!
Almirante Kirk
Postar um comentário