Serra e Sérgio Guerra brigam pelo comando do PSDB. Oposição não quer ser oposição.

Clipping
Revista IstoÉ - 4 de dezembro

Lá se vão mais de 30 dias do segundo turno da eleição presidencial e o PSDB ainda não conseguiu juntar os cacos da derrota. O partido continua zonzo e sem rumo como um boxeador nocauteado. E, para piorar as coisas, os tucanos começaram a brigar entre si pelo controle da legenda. No centro da disputa está o ex-governador José Serra, candidato derrotado ao Planalto. Ao voltar da Europa, mal refeito do revés nas urnas, ele avisou que quer ocupar a presidência do PSDB, desalojando do cargo o pernambucano Sérgio Guerra, senador em fim de mandato e deputado federal eleito. Sem função pública pelo menos até 2013, Serra antecipa uma disputa que só ocorreria em maio, na escolha da nova Executiva Nacional do partido.

. A briga no PSDB é resultado de uma campanha que deu preferência à figura do cacique político, representado exatamente por Serra. “Os caciques foram importantes nas sociedades indígenas antigas, mas isso não pode perdurar nas democracias”, diz o sociólogo Antonio Lavareda. Sem dúvida, repercutiu muito mal no PSDB a pretensão de Serra de controlar o partido, apesar de derrotado na corrida para o Planalto. Há dez dias, o ex-governador esteve em Brasília e bateu boca com Guerra, que, então, buscou o apoio do futuro governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do senador eleito por Minas Aécio Neves. Na segunda-feira 28, Alckmin tratou de lançar uma alternativa que, na prática, enterra as aspirações de Serra: “A discussão deve começar pelos diretórios municipais”, sugeriu. “Não se pode iniciar pelo fim, mas pela base.”

CLIQUE AQUI para ler "Tem que querer ser oposição", do blog Coturno Noturno. O editor do blog demonstra que a oposição ainda não demonstrou que quer dar combate ao governo do PT. Lula faz as barbaridades que tem entende nas questões do pré-sal e dos jatos Rafaele.

Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

10 comentários:

Aquiles disse...

José Serra não se enxerga mesmo. Fracassado novamente por sua própria culpa e por seus erros primários, agora quer ser cacique no PSDB. Nem deveria ter retornado da Europa. Já foi para lata do lixo da História política deste pais; teve as armas necessárias para abater o inimigo e não o fez, fraco e covarde que é.

Paulo A Gazzana disse...

Até as últimas eleiçoes, votei no PSDB, apesar do festival de palhaçadas e incompetência. O PSDB esqueceu Yeda, Aécio fez beicinho para Serra, Serra estava mais perdido que cego em tiroteio, os tucanos tiveram a ousadia de ouvir a voz da ignorância e deixar de lado FHC e todas as refornmas que promoveu, base para o atual crescimento do país. Enfim, seria melhor o PSDB ir pescar e esquecer a política. Já estão enjoando. Estou em dúvida se eles podem realmente comandar o país. Que pena, isso que está aí é uma piada de mau gosto e, em termos políticos, não vejo alternativas. Desse jeito, continuaremos no terceiro mundo por muitos séculos. Já seria uma grande vitória continuarmos a fazer parte do BRIC. Aliás, em termos de BRIC já estamos em último lugar e começa a faltar fôlego.

RENEU JOSÉ KERBER disse...

Bem que o Sen. Álvaro Dias está empenhado em acabar com o caciquismo na reforma política que está entre as prioridades do Congresso Nacional.

Carlo Germani disse...

Caro Políbio,

PT e PSDB,são "farinha do mesmo saco." Nunca o PT/LULA chegariam ao poder sem a conivência do PSDB.
Em 2002,FHC "limpou" a cadeira presidencial para Lula sentar.
Tanto FHC como Lula (agora Dilma), são fantoches do governo oculto mundial.

Desde 1990,com a fundação do Foro de São Paulo (projeto de implantação de um governo ditatorial e comunista no Brasil e
após em toda a América Latina),por
Lula e Fidel,que INEXISTE qualquer vestígio de oposição.

Lula já executou a primeira parte do plano,a revolução Gramsciana
(muito aprovada pelo pseudo-direitista FHC).Cabe a Dilma,
executar a segunda parte,a consolidação do Foro de São Paulo e aprovar e impor o criminoso PNDH-3.

PSDB,DEM,a maioria esmagadora da
grande imprensa,às entidades de classe,o empresariado (a maioria chapa-branca),(...),e o eleitorado (imbecis coletivos que apoiaram toda a era Lula,por convicção,má-fé ou desinformação total)...

Todos esses,são os promotores coniventes e subservientes ao maior engodo da história política e social do Brasil:LULA.

Esperar desses enganadores qualquer inicitiva real e competente como oposição,à era da
comunista-terrorista-burocrata carreirista-presidente,é pura ilusão.

O país,deve se organizar em um amplo movimento apartidário (mas preservando a democracia e o estado de direito),a partir de todos os setores da sociedade,com
a meta de realização de um VERDADEIRO PROJETO DE PAÍS (*).
E a partir daí,o início de uma nova
mentalidade e estrutura política,
sem fisiologismo,corrupção,
conivência,subserviência,com DEMOCRACIA e CONSERVADORISMO.

Esqueçam Serra,Aécio,Alckim,...,
"desse mato não sairá coelho."

(*)Como exemplo:A Coréia do Sul,de
terra arrasada há 30 anos,com um
sério e competente projeto de país,
consolidou-se como um sucesso generalizado de nação.

Anônimo disse...

Que beleza! O DEM já foi, agora o PSDB. Vida longa às esquerdas no Brasil...

Anônimo disse...

Por mim tem mais que se ralar mesmo esse Serra um idiota não soube coordenar a campanha só fez porcaria por ser otoritario, idiota não soube comandar teve pão e faca não soube cortar, a polica para ele terminou ou ele acha que psdb vai deixar ele ser candidato outra vez? só ele para cachar isso um demagogo, Serra vai dormir, diz que ele le esse brog então manda uma menssagem para ele, Serra sabe quando tu vai ser presidente do Brasil?? Nunca coloca na tua cabeça isso esquece maximo pode ser ainda governo ou prefeito de SP, mas resto esquece tu não soube coordenar uma campanha.

Anônimo disse...

O DEM tem que se aproveitar do FATO de o PSDB não aceitar fazer o papel de oposição,e criar uma personalidade clara ao eleitorado conservador,de direita,católico etc,para,assim,desempenhar um VERDADEIRO papel como oposicionistas ao lulo-dilmo-petismo!

O que os tucanos estão esperando para irem de mala e cuia para o PT?!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Imaginem essa gente governando o Brasil, seria o maior retrocesso da história brasileira. Não conseguem organizar um partido, imagina um governo.

Mariano da rep. de santa maria

Daniel disse...

Ué, nao era a Dilma a reacionaria e rançosa? E por onde anda a Monica Aborteira? Sera que a Monica Aborteira tb quer uma "ocupaçao" na direçao do Partido dos Tucanos?

Olga disse...

Sei não. Estão chamando o Serra de autoritário, mas o que pode um homem sozinho dentro de uma estrutura que não o apoia? A impressão que tenho é a de que Serra foi abandonado pelo partido, por isso ele teve de assumir o comando.Penso até que apostavam na derrota dele como queria Aécio Neves.Depois quando viram que havia uma possibilidade de ele se eleger trataram de apoiá-lo(???). Então,com o resultado das eleições (que não contavam), agora os caciques não pretendem deixar esse quinhão nas mãos do Serra.Então, se o Serra não brigar, dança mesmo. Dentro desses partidos políticos só existem interesses pessoais mesmo, eles não pensam no povo, o negócio deles é o poder.Para mim o Serra foi traído por todo mundo e agora ainda querem lhe tirar o tapete, condená-lo ao ostracismo.O certo é que o Serra não ganhou eleição por falta de empenho do PSDB e porque Minas(principalmente) e São Paulo não tiraram a diferença. TODO MUNDO SABE que se tivesse havido mais empenho a história hoje era outra.O Serra estava tão sozinho que chegou até a se associar a imagem do Lula, no início. Não foi porque não quizesse atacar, acontece que não podia. Ele também não sabia que o Lulla não estava tão popular assim.A população também tem culpa: bajularam esse monstrengo do Lulla por muito tempo.Na verdade todos perdemos para o mito que deixamos que se construisse e para as traições costumeiras dos políticos fisiológicos tipo Aécio,Simon(caso do RS). A política, no Brasil,ainda é uma "brincadeira" de poucos, referendada por uma maioria de "vassalos". NÃO É COISA SÉRIA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/