Começou neste mês a temporada das baleias no litoral brasileiro, que se estenderá até novembro. A diretora do Projeto ProFranca, Karina Groch, informou que no caso das baleias Franca, a temporada começou um pouco mais cedo. As primeiras baleias dessa espécie foram registradas no dia 12 de junho. “Desde então, o número vem aumentando”, disse Karina.
Na sexta-feira, em sobrevoo na costa catarinense, os pesquisadores avistaram mais baleias na região do que o máximo de ocorrências registradas em setembro do ano passado. “Isso já é um indicativo de que a gente deve ter uma temporada com número maior de baleias do que no ano passado”, estimou a bióloga.
Em setembro de 2020, no pico da temporada, foram observadas 42 baleias Franca na costa catarinense e gaúcha, sendo 33 em Santa Catarina. Este ano, nessa mesma área, já foram contabilizadas 36 baleias, com auxílio de drones. Segundo Karina Groch, essa espécie está crescendo a uma taxa de 4,8% ao ano.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Agência Brasil, assinada por Alandra Gandra.
3 comentários:
Comecou a temporada?Depois q as redes clandestinas deles ja mataram umas 10 baleias?Q pelo menos aproveitem o corpo as baleias,em vez de enterrar na praia e poluir,aproveitem o oleo delas,a gordura e a carne q nem faziam no passado.Desperdicio de baleias q morreram em vao, fizeram a besteira de passar pelo litoral catarinense com seus pescadores predadores.Tem q deixar os pescadores parasitas de sc usarem as baleis para o sustento deles,isso vai aumentar a populacao das tainhas,importantissimas para o ecossistema .
Mas o Bolsonaro não está incentivando a pesca à baleia?
Pra pescar baleia, use anzol mosquitinho, linha super fina (pois elas enxergam muito bem), chumbada leve e vara de ponta fina.
De isca, use um krill bem macio.
Postar um comentário