Bolsonaro decide ajudar equilíbrio fiscal dos governos Eduardo Leite, Zema e Caiado. Ele reedita e melhora o RRF.

Onyx, Bolsonaro e Leite, na época em que ainda se falavam.


O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que regulamenta o novo RRF (Regime de Recuperação Fiscal) dos Estados e do Distrito Federal –medida que socorre governos locais com dificuldades financeiras. A medida beneficia especialmente os Estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de Goiás, que enfrentam dificuldade para as dívidas com a União. O governo Eduardo Leite deve e não paga R$ 40 bilhões que deve à União.

O texto havia sido sancionado em janeiro, mas dependia da regulamentação para entrar em vigor. O decreto foi publicado ontem.]

CLIQUE AQUI para ler a íntegra.

Entre outras coisas, o novo RRF autoriza que Estados endividados com a União, mas que enfrentam problemas com pagamento a fornecedores ou não conseguem pagar em dia os servidores públicos, ingressem no PEF (Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal). O plano permite que os governos locais contratem operações de crédito com garantia da União, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste fiscal.


15 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia

Anônimo disse...

Tá aí, uma bela atitude do Presidente Bolsonaro para os almofadinhas que o acusam de ser intolerante à lactose.

ZAPELINO B disse...

Minha alucinação é perceber que sempre o povinho brasileiro elege as MEDIOCRIDADES que nos são ofertadas, via PROCESSO ELEITORAL,tais como: Zé Sarnozo, THC, Collor de Merda, LULLADRÃO, Dilmandioca, VAMPIRÃO e agora essa BOSTA do BOZÓ!!! Itamar Franco foi uma feliz EXCESSÃO!
COMO O BRASIL É SEM SORTE!!!

Anônimo disse...

O presidente e um homem muito bom, um cristão de verdade, está dando uma ajuda que esses três demônios não merecem , afinal são os que mais trabalham para derruba-lo, deveria deixar esses seres serem derrubados pela população...

Anônimo disse...

Ajudar Estados vom digivuldades financeiras é como ajudar clubes de futebol endividados, em pouco tempo estarão com o pires na mão novamente como pedintes, tem que ensina-los a pescar e não dar o peixe.É só criar uma Lei em que obriga cada Governador, Prefeito ou Presidente diminuir a dívida de 0,5% ao ano, se um Gestor não cumprir devera ser deposto do cargo por incompetência, isdo deve ser aplicado tambem a Clubes de Futebol, quem não tem competência não se estabeleça.

Anônimo disse...

Até o Plano Real nos anos 90, era justo cobrar medidas do Governo Federal no tocante a economia. Depois do Plano Real, o grande problema fiscal do Brasil sempre foi os estados e municípios.

Muitos governadores atolam a máquina pública com apadrinhados políticos ou fazem concursos públicos além da conta e os custos do estado ficam enormes. Se fossem dívidas de obras públicas, serviços ou qualquer fator útil a sociedade até dava para aceitar. Mas a grande maioria das dívidas dos estados é por causa do funcionalismo públicos, são altos salários, altas aposentadorias, vários apadrinhados políticos ou cargos de confiança. Um exército de gente sugando o cofre público sem risca de punição legal.

Enquanto não fizeram nada para mudar isso, iremos ver estados quebrando como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros mais.

O grande problema do Brasil é a cultura de sugar os cofres públicos e prestar pouco serviço a sociedade. Depois quando o povo cobra privatização, essa turma sanguessuga arrotam asneiras como "golpismo", "entreguismo" ou qualquer jargão pré-fabricado para tentar evitar que percam suas mamatas.

Joel Robinson disse...

Tá na lei das diretrizes orçamentárias é obrigação senão é punido.

Anônimo disse...

Bolsonaro é um santo mesmo, governadores vagabundos atacando o governo federal diariamente mesmo depois de tudo que receberam do governo federal agora vai la ajudar ainda mais os traidores
O mínimo que o Bolsonaro precisa fazer é exigir algo em troca do incompetente Leitinho

Anônimo disse...

Isto é uma boa notícia para o nosso estado, esta RBS de merda não dá uma linha e o restante da mídia de TV e jornais idem.

Anônimo disse...

Resumindo: incompetência de gestores sendo socorridos pela União.

Anônimo disse...

Ótimo. Ajuda aos Estados é ajuda ao povo também. CLARO, SE O DINHEIRO NÃO FOR DESVIADO PARA FINS POLÍTICOS. SÓ ESPERO QUE NÃO ESTEJA ALIMENTADO CORVOS.

ARS disse...

Deve ser a "síndrome da mulher de malandro", apanha calada e não pede nada em troca pelo perdão.

José Corrêa disse...

E o #gaadoTukaneba-Isenteba covidiota ZAPELINO B das 11:57 confessa que vive alucinado!!!

José Corrêa disse...

E segue o #gaadoEsgotosfera-PTba covidiota Joel Robinson das 12:44 tentando passar pano para a prenda!!!

Anônimo disse...

O comentário das 12h17 apenas coloca opiniões. Não há consonância com os fatos. Basta um pouco de pesquisa para saber que o salários dos funcionários dos municípios e estados estão de acordo com a praticados na iniciativa privada. Exceto privilegiados específicos, notadamente das áreas jurídicas e os de livre nomeação, não há esse excesso de salário e funcionários. Além disso, não há muitos servidores, conforme uma pequena pesquisa indicaria. O problema são os salários, mas nesse caso, a questão é atrelada à União, onde os salários, de forma geral, são muito acima da iniciativa privada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/