Artigo, Rodrigo Zeidan, Jornal do Comércio - O Brasil está quebrado, mas não falido

Nota deste blog: a ilustração ao lado é escolha do editor.

- O autor é professor da New York University Shangai (China) e da Fundação Dom Cabral. É doutor em economia pela UFRJ.

Pela primeira vez em pouco mais de dois anos, o presidente acertou: o Brasil está quebrado. Por causa disso, o ano de 2021 será mais um ano de desemprego e os preços em alta. Só há uma meta para o ano que se inicia: sobreviver ao vírus e à crise econômica.

É difícil quebrar um país, e, diferentemente do que insinua o presidente, não há como uma nação quebrar por causa de eventos externos. A bancarrota nacional é sempre endógena, resultado da incapacidade de um governo em articular a confiança necessária para renegociar dívidas internas ou externas.

Se o mercado para uma empresa desaparece, não há o que fazer a não ser liquidar ativos, pagar o que puder e fechar as portas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.



 


3 comentários:

Anônimo disse...

Lembrando que o Rodrigo é anti bozo, afinal, é um sujeito decente

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk, só rindo. Faz 4 anos que o PT foi embora e o que o Guedes fez? NADA. Faz NADA de forma exemplar, se colocar do lado de uma planta vamos ficar até na duvida porque a plantinha serve de decoração já o Guedes é inútil.

Anônimo disse...

Efeito de uma monarquia travestida de república!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/