O artigo é de Paulo Gala. Graduado em Economia pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY. É professor de economia na FGV-SP desde 2002
Para Adam Smith a divisão do trabalho explicava a riqueza das nações. O maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho em relação a habilidade, destreza e bom senso com os quais o trabalho é em toda parte dirigido ou executado parecem ter sido resultados da divisão do trabalho. “A divisão do trabalho e’ limitada pela extensão do mercado. Como é o poder de troca que leva à divisão do trabalho, assim a extensão dessa divisão deve sempre ser limitada pela extensão desse poder, ou, em outros termos, pela extensão do mercado. Quando o mercado é muito reduzido, ninguém pode sentir-se estimulado a dedicar-se inteiramente a uma ocupação, porque não poderá permutar toda a parcela excedente de sua produção, que ultrapassa seu consumo pessoal, pela parcela de produção do trabalho alheio, da qual tem necessidade” (Livro I, Capítulo III). Dessa análise de Smith decorre que necessariamente um país, região ou cidade rico deve ser exportador de sua produção: bens ou serviços. O caminho natural para ampliar o mercado é atingir outras cidades, estados e países. As exportações municipais são a chave para o desenvolvimento econômico.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
15 comentários:
Vale a pena essa "riqueza" ou "sofisticação" se for para eleger uma COMUNISTA ??? Citada inclusive nas planilhas da Odebrecht...
Brasília lá em cima. 18 mil para um ascensorista do congresso. E o resto dos babaca pagando tudo.
Viste isto, no report do departamento de estado norte-americano? :
"Porto Alegre, the capital of the state of Rio Grande do Sul, ranks as one of the most dangerous cities in the world, with higher than normal incidence of violent crime – most notably, murder and armed robbery. "
Fonte: https://www.osac.gov/Country/Brazil/Content/Detail/Report/08a8af2f-06b2-4808-8692-15f4aecd6d7c.
A teoria de Adam Smith é acaciana.. de entendimento acaciano...mas botar na cabeça do brasileiro que para enriquecer tem que trabalhar é coisa bem dificil...o brasileiro guarda a herança colonial portuguesa que para enriquecer tem que tomar dos outros.também conhecida como mercantilismo... riqueza esta que provem das trocas comerciais e do acumulo de ouro e não do trabalho.... entendimento este anterior a teoria de Adam Smith, ainda do século XVIII... A teoria do custo marginal é a que prevalece desde o fim do século XIX.... e a teoria economica do ´seculo XX ainda é de conhecimento de poucos no Brasil...O Brasil é um pais aferrado ao seu passado e enquanto não derrubarmos estas estruturas de pensamento colonial não sairemos do seculo XVIII....
É que em Poa tem muito funça.
Porto Alegre, tirando o funcionalismo, como um todo, fica com um pibinho percapita.E não só aqui, Brasilia por exemplo é uma potencia.
Com tanto esquerdista , a única sofisticação que Porto Alegre tem é a da chinelagem. Já foi há décadas atrás um ótimo lugar para se morar. Alguém já foi ver Porto Alegre lá do morro da Polícia? No passado já fui muitas vezes, mas não recomendo ir lá de jeito nenhum ,senão serás paisagem de cemitério dentro de um túmulo.
Porto Alegre já foi demais, agora é uma b.....kkkk
Alvaro disse...
Porto Alegre, tirando o funcionalismo, como um todo, fica com um pibinho percapita.E não só aqui, Brasilia por exemplo é uma potencia.
Porto Alegre, na verdade, teria renda per capita muito MAIOR se não fosse as "transferências" pro governo federal.
Brasília sumiria do mapa se não fosse o governo federal.
https://www.osac.gov/Country/Brazil/Content/Detail/Report/08a8af2f-06b2-4808-8692-15f4aecd6d7c.
Bando de babacas. Leram que o comparativo é de dados de 2013 e 2012.
O cálculo do PIB inclui os gastos do governo. Mas estes dispêndios não representam riqueza, são apenas recursos extorquidos da população que produz verdadeira riqueza. Se descontarmos os gastos estatais, o PIB de Brasília desaparece pois lá não tem indústria nem agricultura.
Tirando o Funcionalismo Público, Porto Alegre é um Município pobre, imundo e cheio de indigentes nas ruas.
Departamento de Estado norte-americano bem informado.
Há um grave equívoco?? Má fé? Piada de mau gosto???... Porto Alegre sofisticada???
Postar um comentário