Brasil e EUA acertam pacote para melhorar relações comerciais

O Brasil e os Estados Unidos firmaram, ontem, pacote de medidas para acelerar e desburocratizar o comércio entre os dois países. O acordo é subdivido em três categorias: facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e anticorrupção.

“Este pacote triplo será capaz de reduzir burocracias e trazer mais crescimento à relação bilateral”, disse o presidente Jair Bolsonaro em gravação enviada a evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA e com a participação de bancos norte-americanos e do conselheiro Nacional de Segurança dos EUA, Robert C. O’Brien. “Nesse último ano e meio, em parceria com o presidente Donald Trump, elevamos a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos ao seu melhor momento”, afirmou Bolsonaro.

“É 1 pacote formado por temas não tarifários, bastante técnicos, mas que trazem benefícios práticos muito significativos para o dia a dia das empresas e para as trocas comerciais entre Brasil e Estados Unidos”, disse Deborah Vieitas, da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil).

O valor das trocas comerciais entre os dois países de janeiro a setembro de deste ano foi de US$ 33,4 bilhões, redução de 25,1% em relação ao mesmo período de 2019, segundo os dados do Monitor de Comércio da Amcham. É a maior queda em 11 anos. A pandemia levou os dois países à recessão.

CLIQUE AQUI para examinar em detalhes os termos do pacote?
CLIQUE AQUI para examinar a nota no próprio site do ministério da economia.

7 comentários:

Anônimo disse...



Se é bom para o Brasil é bom para os brasileiros.

Anônimo disse...

Muito bem.

Ultra 8 disse...

Esqueceram de avisar que os estados unidos estão quebrados.

Lula dava dinheiro a republiquetas destruídas, agora, Bolsonaro faz negócios com país quebrado.

Parabéns.

Anônimo disse...

Se vier para desburocratizar o comércio entre os dois países e ajudar a combater a corrupção, será um acordo bem vindo.
.
Mas é necessário tomar cuidado para não nos tornar escravos do sistema de patentes dos EUA, provavelmente o mais detestável do mundo. Há lá empresas de "tecnologia" que tem em seu quadro de funcionários apenas advogados e vivem de processar empreendedores usando patentes ocultas.

Anônimo disse...

Ultra 8 virou a casaca olha só....

Virando o cocho e falando bobagens.

Anônimo disse...

Quebrados????

Anônimo disse...

Melhorar para os EUA, considerando que o Brasil do minto virou colonia dos americanos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/