Artigo no New York Times mostra que Bolsonaro pode estar certo

Médicos ouvidos por jornalista defendem isolamento apenas de idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade — e tratar o restante da sociedade como se lida com a gripe
Geraldo Samor e Pedro Arbex

Thomas Friedman, um dos colunistas mais influentes do mundo, ouviu três médicos e escreveu o artigo mais contundente até agora sobre o risco do lockdown global se estender por muito tempo.
No texto, publicado hoje à tarde no The New York Times, Friedman nota que os políticos estão tendo que tomar “decisões enormes de vida ou morte, enquanto atravessam uma neblina com informação imperfeita e todo mundo no banco de trás gritando com eles. Eles estão fazendo o melhor que podem.”

(...)

Ele cita um artigo publicado semana passada pelo Dr. John P. A. Ioannidis, um epidemiologista e co-diretor do Centro de Inovação em Meta-Pesta-Pesquisa de Stanford. No artigo, Ioannidis diz que a comunidade científica ainda não sabe exatamente qual é a taxa de mortalidade do coronavírus. Segundo ele, “as evidências disponíveis hoje indicam que a letalidade pode ser de 1% ou ainda menor.”

“Se essa for a taxa verdadeira, paralisar o mundo todo com implicações financeiras e sociais potencialmente tremendas pode ser totalmente irracional. É como um elefante sendo atacado por um gato doméstico. Frustrado e tentando fugir do gato, o elefante acidentalmente pula do penhasco e morre.”

(...)

Num artigo publicado sexta-feira no The New York Times, o Dr. Katz diz que há três objetivos neste momento: salvar tantas vidas quanto possível, garantindo que o sistema de saúde não entre em colapso, “mas também garantir que no processo de atingir os dois primeiros objetivos não destruamos nossa economia e, como resultado disso, ainda mais vidas.” Katz diz que o mundo tem que pivotar da estratégia de “interdição horizontal” que estamos empregando agora — restringindo o movimento e o comércio de toda a população, sem considerar a variância no risco de infecção severa — para uma estratégia mais “cirúrgica”, ou de “interdição vertical”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

52 comentários:

Anônimo disse...

Pois é! NUM PAÍS que presa pelo ÓCIO acabar com o isolamento nem pensar, a não ser que TODOS PRA PRAIA AGORA!

BOM para AS CORTES, receberão nas praias o seus vencimentos, se necessário com recursos destinados para saúde, já que pra estes morrer de fome nem pensar!

Anônimo disse...

O editor poderia encaminhar para os coronaboys mas acho que vão deletar...

Anônimo disse...

Pelo menos vinte publicações internacionais já denunciaram o risco que Bolsonaro representa para o Brasil e para o mundo:

A revista The Economist foi uma dessas publicações e o chamou de "BolsoNero"

12 de abril de 2020

247 – A imagem do Brasil no mundo nunca foi tão negativa quanto agora, em razão do comportamento de Jair Bolsonaro, que nega o coronavírus e, com isso, expõe os brasileiros ao risco de morte pela pandemia. Confira alguns exemplos e também reportagem sobre nota da Human Rights Watch:

1. The Guardian (Inglaterra): "Jair Bolsonaro diz que crise de coronavírus é um truque da mídia". theguardian.com/world/2020/mar…

2. The Economist: "Bolsonero: Presidente do Brasil "toca arpa" enquanto a pandemia cresce"

3. Wall Street Journal: Volte ao trabalho': Bolsonaro descarta riscos mortais do coronavírus no Brasil . wsj.com/articles/bolso…

4. Forbes: "Em Coronavírus versus Brasil, Bolsonaro fica quase sozinho"

5. BBC: "Enquanto o mundo tenta combater a pandemia, Bolsonaro faz possível para desacreditá-la". bbc.com/news/world-lat…

6. New York Times: "Bolsonaro, é o único "grande" líder mundial que continua questionando os méritos das medidas de bloqueio

7. Washington Post: "Bolsonaro é o líder negacionista mundial do coronavirus". washingtonpost.com/world/2020/04/…

8. El País: "A atitude imprudente e irresponsável do líder do maior país da América do Sul ameaça causar inúmeras mortes"

9. Business Inder: "O presidente Bolsonaro sugeriu que seu povo é naturalmente imune ao coronavírus, alegando que eles podem nadar no esgoto e 'nada acontece'". businessinsider.com/coronavirus-ja…

10. The Japan Times: "Bolsonaro enfraquecido pela negação de coronavírus"

11. The Wire: "Bolsonaro está usando uma crise de saúde pública para ampliar divisões no Brasil". thewire.in/world/bolsonar…

12. The Time of India: "Presidente do Brasil tira selfies e aplaude manifestantes apesar de riscos da pandemia"

13. The Chicago Tribune: "Bolsonaro promoveu tratamentos não comprovados de coronavírus e sugeriu que o vírus é menos perigoso do que dizem."
chicagotribune.com/coronavirus/sn…

14. The Independent: "Coronavírus: Bolsonaro alega que a mídia 'engana' os brasileiros"

15. The Asahi Shimbun (Japão): "Pelo menos um líder mundial seguiu as alegações de Trump de promover o uso das drogas. - Bolsonaro".
asahi.com/ajw/articles/1…

16. Al Jazeera English: "COVID-19: Bolsonaro está colocando 'vidas em perigo'"

17. The Sydney Morning Herald (Austrália): "Bolsonaro joga com a vida e a morte em meio a pandemia". smh.com.au/world/south-am…

18. Daily Herald: "Facebook se une resistência contra as alegações de Bolsonaro sobre o vírus"

19. Jacobin Magazine: "Numa pandemia, Bolsonaro é mais perigoso do que nunca"; jacobinmag.com/2020/03/jair-b…?

20. TIME - O presidente do Brasil ainda insiste que o coronavírus é um exagero. Governadores revidam.

Sputinik – A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou uma nota neste sábado (11) afirmando que o presidente Jair Bolsonaro coloca os brasileiros em "grave perigo" ao incentivar o não cumprimento do isolamento social para combater o coronavírus.

De acordo com a organização, Bolsonaro "age de forma irresponsável disseminando informações equivocadas sobre a pandemia".

"Bolsonaro está colocando os brasileiros em grave perigo ao incitá-los a não seguir o distanciamento social e outras medidas para conter a transmissão da COVID-19, implementadas por governadores no país inteiro e recomendadas por seu próprio Ministério da Saúde", diz a nota....

Anônimo disse...

Estamos sabendo da atuação do vírus desde dezembro de 2019. É um absurdo a quantidade de bolsonaristas falando que a China não avisou do vírus, quando, com o vírus atuando a pleno vapor e mortandade, o próprio Bolsonaro está desconsiderando o vírus e querendo que todos tentem adquirir imunidade à força arriscando milhões de vida. Não só não adiantou avisar com antecedência, como, mesmo com o vírus usando uma placa pendurada no pescoço dizendo "CUIDADO EU MATO", os bolsonaristas continuam aloprados seguindo o Bufão! E BOLSONARO CONTINUA A ATRAPALHAR APOIADO POR SUA BOIADA EM FEBRE!!!!!

Anônimo disse...

Vamos ser honestos com nós mesmos: Bolsonaro é instrumento dos banqueiros, FIESP, FFAA, agroboys et caterva. Foi colocado lá por eles com um único objetivo: favorecê-los. Nesta equação o tal "povo" é só uma porcaria imprestável que atrapalha e para o qual eles estão pouco se lixando. Desde que essa gente esteja lucrando pouco lhes importa se morrerem 1, 2, 5, 10, 100 ou 150 milhões. Até melhor que morram, porque na cabeça deles é só lixo mesmo....
Portanto, enquanto Bolsonaro fizer o que essa gente quer ele NÃO CAI, a não ser que o povo acorde....

Anônimo disse...

Tudo muda....
O poder do bozo está corroendo...Não tão rápido qto gostaríamos ou qto precisamos. Mas não se iluda!
Tudo muda! É a lei da vida!

Anônimo disse...

Mas a maioria de patrocinadores do bozo já não querem mais saber dele. Tem por aí uma meia duzia de maduros e havans e vamos ficando por aí. QUais as medidas que ele tomou que ele melhorasse para essa gente nenhuma. E agora com essa pandemia eles tb vão sentir pq até a classe merdia que se tomava por elite vai pagar as consequências. Aliás já vem pagando. Somente o gado, que é descerebrado,é que continua indo para o matadouro.

Anônimo disse...

Na minha opinião deveriam liberar os não idosos, e impor regras muito rígidas para os idosos e os demais grupos de risco e até mesmo os positivos, com multas altas, e cadastrar todos para criar um sistema de atendimento residencial para que não precisem sair, poderiam criar uma rede de voluntários.

Anônimo disse...

"pode" estar certo...hummm parece que a sabujice do editor pode estar em curva descendente para níveis mais aceitáveis...

Anônimo disse...

Bolsonaro atende a Trump seu chefe. Quem quiser reclamar, reclame com Trump. Com o golpe de 2016, lava jato, prisão de Lula..Teto dos gastos, o Brasil passou a colônia de Wall Street. Somente o povo reagindo com consciência as irão mudar. No momento estamos trancado pelo corona vírus e o nosso povo morrendo por falta, da ineficácia do governo Bolsonaro de agir no tempo certo . Agimos atrasados demais. As mortes do covid-19 estão subnotificações, muita,gente morre e no obituário é escrito. Insuficiencia respiratórias , parada cardiáca , pois com falta de testes os diagnósticos não são feitos . As estatísticas não são precisas. Sempre notificada 4 vezes menos.

Anônimo disse...

Lendo os comentários aqui, e mesmo concordando com as críticas ao Bozo e aos políticos nacionais, não percebi em nenhum deles, e por considerar o mais importante nessa discussão, nunca devemos nos esquecer que essas 'aberrações' só estão no poder, devido a uma tal de "OPERAÇÃO LAVA JATO",que enfraqueceu e/ou destruiu as empresas nacionais, favoreceu determinadas castas políticas, foi leniente com as fake news contra o PT e Haddad, e o mais importante, tirou da disputa o único nome capaz de ter vencido o conluio BBB(bíblia,bala e bois) e USA, esse nome é LULA. Portanto, 99,9% do que estamos testemunhando hoje, é culpa dessa operação que pariu e deu origem a essa figura abjeta chamada Jair Messias Bolsonaro.

Anônimo disse...

E ainda tem o Journal du Dimanche (França) de hoje:

Jornal francês diz que obsessão de Bolsonaro pela economia é "aposta maluca" em meio à Covid-19

A insistência do presidente Jair Bolsonaro em menosprezar a gravidade da pandemia do novo coronavírus, multiplicando os apelos para que os brasileiros abandonem as medidas de distanciamento social e voltem ao trabalho, ganha reportagem de meia página no Journal du Dimanche (JDD), semanário que circula aos domingos na França.

Para a edição do JDD deste domingo de Páscoa (12), não há dúvida: Bolsonaro faz "uma aposta maluca" ao focalizar toda a sua atenção na economia. "Quando os mortos começarem a se acumular, ele será apontado como o único responsável", afirma o brasilianista Frédéric Louault, da Universidade Livre de Bruxelas, ouvido pela reportagem.

As evidências sobre a gravidade do coronavírus levaram governos no mundo inteiro a posicionar a saúde das populações como uma prioridade absoluta. Mas Bolsonaro passa os dias a incitar os brasileiros a voltar ao trabalho. A maior preocupação, hoje, são os 38 milhões de trabalhadores que sobrevivem com o comércio informal – 41% dos ativos no país. "Esta situação assinala a extrema fragilidade do Brasil diante da epidemia", indica o JDD. A única obsessão do presidente de extrema direita é evitar o desmoronamento da economia.

"A maioria dos governadores e congressistas já deram às costas ao presidente. (...) Ultimamente, até o Exército, coluna vertebral do poder, se distanciou", ressalta o correspondente Antoine Malo. Cada vez mais isolado, Bolsonaro se volta aos evangélicos, praticamente sua última base de apoio. A ponto de propor um jejum nacional para afastar o vírus, reporta incrédulo o JDD.

http://www.rfi.fr/br/brasil...

Anônimo disse...

Mas não precisa de nem dois neurônios funcionais para se dar conta de que o presidente está certo.

Anônimo disse...

Pelo jeito quem vai tirar esse trosso, é o pessoal de fora, porque os daqui não fazem bosta nenhuma, além de terem votado no trosso.

Anônimo disse...

Depois de 2000 anos o espírito do imperador Nero ressurgiu das trevas; desta vez mais ousado, incorporou num tal de Jair. Usando o sobrenome Bolsonaro, continua com a mesma mania de incendiário. Salve-se quem puder!!!.

Anônimo disse...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma entidade pertencente à ONU.
Bozo disse que sairia da ONU, mas até agora não cumpriu a promessa:
'Se eu for eleito, o Brasil sai da ONU' Agosto de 2018.

Por que ele não comunica a saída do Brasil da ONU?

Frouxidão?

Anônimo disse...

O Brasil é hoje motivo de gozação no mundo inteiro, que triste para um país que era respeitado e admirado no mundo inteiro. Toda esta idiotice vai refletir e muito no turismo internacional, pois o povo não vai querer passear num país com um povo tão ignorante assim.

Anônimo disse...

Aqui faço a seguinte pergunta , IMAGINEM se fosse o Ex Presidente LULA ou a EX Presidente Dilma com esse comportamento ao corona vírus ? vcs acham que já estariam presos e perdido o mandato ?

Anônimo disse...

JB foi posto lá pelo povo. Bancos, FIESP, Fierj, agro, enfim, a elite, está triste. Ela era feliz com o da Silva. Você virou do avesso ou já nasceu assim?

Anônimo disse...

Quantos brasileiros tem que morrer para que Bozo seja preso??!!

Anônimo disse...

Lembrem -se que Bolsonaro não está sozinho nesta loucura, tem apoio irrestrito dos quem o tutela, a mídia parece se esquecer disso poupando aqueles que se esconde atrás do "mito".

Anônimo disse...

Prisão? Que prisão? Ah, naquele resort onde ele levou uma vida social mais ativa que a minha. Sei ...

Alaor disse...

É óbvio que a razão está com Bolsonaro.

Luiz disse...

Tem um componente obsessivo e psicopata na atitude de negar a virulencia e mortalidade do covid19, tem que ser psiquiatra (dos bons) para explicar.

Gustavo disse...

Deve sofrer de amnésia, já em fevereiro o governo federal decretou estado de emergência, porém os Estados estavam já contabilizando a entrada de turistas pro Carnaval e sem possibilidade em se sugerir o cancelamento pelos mesmos que hoje estão com os maiores índices de contaminação.

Anônimo disse...

“Se tivéssemos fechado tudo no início, poderia ter sido diferente”:

Brasil 12.04.20 - O Antagonista

Em entrevista à CNN neste domingo, Anthony Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas dos EUA, reconheceu que o país deveria ter implementado medidas de distanciamento social no início do surto.

Questionado se as medidas de distanciamento poderiam ter salvado vidas se elas tivessem sido implementadas em fevereiro, em vez de meados de março, Fauci afirmou:

“Obviamente, ninguém negará isso (…). Mas você está certo, quero dizer, obviamente, se tivéssemos fechado tudo desde o início, pode ter sido um pouco diferente. Mas havia muita resistência em fechar as coisas naquela época.”

Ontem, os Estados Unidos superaram a Itália como o país com maior número de mortes pela pandemia do coronavírus.

Anônimo disse...

Estou CAG4NDO pra estes repórteres. Quando Brasil era rrrrrroubado na cara dura com PETROLÃO e MENSALÃO eles não deram um PIO. Portanto B38 tem razão!!!

Anônimo disse...

Meeeeeeeee chora PTista. O povo tá com o capitão, chorem!!! + 4 anos de Bolsominiond!!!

Carlos Flávio disse...

A esquerda atual não é apenas estúpida, mas continua cruel.
Não, a China não avisou antecipadamente e só o fez após ter havido vazamentos acerca de um problema que segundo o PCC não era grave e depois avisou não ser transmissíveis entre humanos.
Quem avisou a OMS em 31/12/19 foram autoridades de Taiwan que não integra a ONU por ordem da China que a considera parte de seu territorio.
A OMS desconsiderou o comunicado vindo de Taiwan ficando apenas com o quê era informado pela China.
O PCC destruiu material laboratorial, registro sobre a genotipagem do vírus, eliminou médicos que informaram sobre um grave problema de saúde e blogueiros que difundiram as informações.
A China foi comunicar a OMS 20 dias pós comunicado de Taiwan.
A OMS foi cúmplice e prejudicou inúmeros países, pois informações davam conta de um problema local e de baixa relevância.
Não precisa ser gênio para identificar que as medidas de lockdown horizontal, lembrando que nunca foi aplicado ainda mais nesta magnitude não impedem a transmissão, a propagação do vírus que apenas estabiliza em torno de 60 a 70% da população infectada.
A partir deste percentual a curva entra em crise e começa a descer até o vírus "esconder-se" permanecendo para sempre.
O que está ocorrendo é um experimento macabro que visa observar as reações de uma população submetida ao controle, seja por meios psicológicos(vide mídia convencional), físicos(restrições de liberdade como prisões), de acesso à produtos de necessidades básicas.
Quanto a Bolsonaro, querer que seja aplaudido pela mídia mainstream é infantilidade.

Anônimo disse...

O New York Times está admitindo isso? O que aconteceu? Aconteceu um milagre.

Anônimo disse...

Caro Polibio,

Bloqueie esses esquerdopatas que vem "bostejar" anonimamente aqui. Esses infelizes só sabem postar manchetes ou fatos distorcidos aqui no teu blog. Não têm nenhuma preocupação com os fatos. São uns babacas que querem derrubar o Bolsonaro a qualquer custo e pôr a escória de volta no poder.

Gustavo disse...

Deve sofrer de amnésia, já em fevereiro o governo federal decretou estado de emergência, porém os Estados estavam já contabilizando a entrada de turistas pro Carnaval e sem possibilidade em se sugerir o cancelamento pelos mesmos que hoje estão com os maiores índices de contaminação.

Anônimo disse...

Se impor regras rigidas aos idosos , como quer o anonimo das 14:05, devemos começar pelo bozo, que tem 65 anos, para dar o exemplo e para dar o exemplo no blog, o editor, outro idoso deve fechar o Blog e ficar confinado?

Justiniano disse...

Já morreram até segundo 247, mais de 5 mil pessoas infectadas com vírus chinês. E os 256 milhões da falecida do lularapio, nem um pio 247.

adilson disse...

Estão usando o vírus chinês para fazer os governos de refém.Primeiro esconderam para que se espalhasse,dar tempo de,depois espalharam o medo com vídeos, caixões,histeria. Todos os mortos são colocados na conta do corona,impede se autópsias com cremacões e enterro rápido e sem parentes contestadores.Forçam se os governos com a parada econômica,com bancos centrais socorrendo,perdoando,negociando dívidas ou imprimindo dinheiro.Essa é o real motivo de tudo.Não importa quem ou quantos morram,nem se são mortos,desde que morram!Três milhões de fundo partidário,isso são deles e intocável,que mané saúde o quê!O governo federal,JB,que perdoe as dívidas dos estados,alongue prazos,e dê dinheiro.50 bilhões se fizerem o dever de casa? Não!!!180 bilhões e nada de ajuste,afinal eleições e coisa e tal! Que imprima dinheiro! Qtos vão morrerem?P.h.o.d.a s.e!Desde que morram!Assim agem e assim farão!

Anônimo disse...

Pode estar certo não. Ele está certo, por mais que os comunas gritem e se arranhem de raiva. E nao só nessa questão, como em muitas outras tbém. O tempo vai passar e isso vai ficar cada vez mais evidente.
Restará à manada endoidar tentando distorcer os fatos para emplacar suas histórias inverossímeis, como o caso da Cloroquina, remedio usado há mais de 50 anos e que viram agora que pode ter efeitos colaterais.
VERGONHA!

Anônimo disse...

Quero ver se esses FdPs canhotos - antihidroxicloroquina e que se dizem ateus - quando o vírus chinês os/as pegar - se não vão gritar pela cloroquina e implorar a ajuda de DEUS.

Anônimo disse...


O povo e o Palocci já acordaram ...

Vc é que tá AINDA sonhando e delirando ...

Anônimo disse...


Melhor ser colônia de Wall Street do que CUT street ...

virginniana disse...

Está certo sim. Só o desejo petista doente que cega pra distorcer tudo. Mas vamos sobreviver ao vírus a economia vai andar em breve e o Lula e o pé vão ser extintos da Vida publica

Anônimo disse...

Uma notícia destas é um golpe nos grevistas profissionais e em boa parte de assessores de políticos, FG e etc.

Luiz disse...

O desespero pela falta de Mortadela, leva a pessoa a ler o Site 247...que está quebrando por falta de Mortadela...
Acabou a Mortadela seus Parasitas...!!!

José Corrêa disse...

Sr. Políbio:

Tem muito #gaadoPTba, além de eskredebas e isentões infestando a área de comentários!!!

Pena que elles não assinem um documento se recusando a tomar o "remédio do Bolsonaro"!!!

SCHWEIZER disse...

Porque não te calas? Rato.

Anônimo disse...

A maioria dos meios de comunicação citados no comentário das 14 horas são esquerdistas declarados. NY Times, Washington Post, TIME, Economist, Guardian, BBC, El Pais, Al Jazeera (?), Human Rights Watch etc.

Ricardo disse...

Ô, vagabundo, essas publicações são todas da turma da rede glóbulo e suas repetidoras, da FSP, 247 etc. Vocês são legião!

Anônimo disse...

Bem comentário pronto de esquerdopata! Em todos os países democráticos (não é o caso de alguns), há uma mídia esquerdalha!!!
Quando isso passar, Bolsonaro vai sair mais forte e com apoio popular que já se viu!
Quem perder emprego e passar necessidade e ver que o vírus tem baixa letalidade vai lembrar do que o presidente falou e dar razão!!!
Não se esqueçam esquerdistas “Deus acima de todos”.

Anônimo disse...

Em Dezembro a China comunicou o coronavírus para a OMS e disse que não passava para humanos. E já haviam casos desde novembro confirmados em humanos!
Só em janeiro notificaram a OMS!!!
Vai se informar antes de escrever bobagens!

Anônimo disse...

Figura “abjeta” é outra !!!!
Um ex-presidiário (por enquanto), ladrao, boa vida!!! Amigo de ditadores e comunistas!!! Dizem ser cachaceiro também!
Engraçado como pessoas como você ou são “cegas” ou são doutrinadas ou se beneficiaram de alguma forma através de ladroes corruptos!!!

Anônimo disse...

Digita 242,4 bilhões no Google!!! Ok??

Unknown disse...

Primeiro.o.artigo sobre es infectologistas é muito interessante e nos.lembra que toda a hunaninimidade é burra ; e tem.um comentarista aqui da esquerda que só coloca reportagem do site 247. Que credibilidade tem um site defensora da desgraça que quase faliu o Brasil? Desculpw amigo Mas procura outra fonte

Anônimo disse...

o Brasil tem atualmente uma das menores taxas de morte por milhao de habitantes do planeta, considerando o tamanho da populacao. Imagina se a nossa taxa de morte estivesse na metade da Espanha (150), ja estariam quebrando tudo.

Por outro lado na Coreia do Sul, pais considerado modelo na luta contra o covid19, ja ha casos de reinfeccao. Ou seja, a quarentena serve menos apenas pra diminuir o ritmo de infeccao. Como ja disseram incessantemente antes, ate a maior parte da populacao estar infectada nao ha como o numero de casos e mortes diminuir.

O artigo parte do pressuposto que a taxa de mortalidade e' baixa. Alem disso, o numero de infectados e' muito maior do que divulgam. Este virus nao chegou ao Brasil em marco. Ao que parece depois que atinge um numero de infectados fica dificil controlar. Fazer histeria por quarentena depois de faturar o carnaval nao faz sentido, Globo & politicos.

A Suecia nao tem quarentena e tem menos mortes que a Belgica, que tem. Sao muitas variaveis a considerar, mas aqui preferimos politizar tudo.

Chance zero de este pais dar certo com nosso STF, politicos e imprensa. Estes parece desconhecer o que e' justica e consideracao pelos pobres (q sao apenas massa de manobra). Da' nojo.

Como diria Roberto Campos, 'A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor'.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/