Artigo, Renato Sant'Ana - A menina de Canoas e os 38 anos de grevismo contínuo nas escolas públicas estaduais do RS

- O título original é apenas "A menina de Canoas". O editor copidescou-o.

Ela é como o arbusto que, à fúria da ventania, verga mas não cai, não se quebra, e quando a calma retorna, ergue-se com todo viço.

(...)
          
Desde 1979 até hoje não houve ano sem greve dos professores. Nos governos petistas foi só um jogo de cena. Com alunos sem aula, claro. Já nos outros governos... São 38 anos consecutivos de grevismo, um genocídio cultural, condenando o futuro de várias gerações de gaúchos.
          
Carol está magoada. É natural. Percebe que o ensino médio foi-lhe sofrível. Diz que os professores tomaram os alunos por bobos, quando falaram que o governador estava pagando só R$ 300 por mês. Sabia que isso era só uma parcela, não o salário todo - o que é ruim, mas não é culpa dela. E critica os professores que faziam propaganda do PT em sala de aula. Humilde, ouvia tudo calada. Ela não quer saber de ideologia. A seu modo, define o jogo do poder como egoísta. Diz não entender de política. Acha que não é hora de se ocupar dessas coisas. Carol deseja formar-se para trabalhar. Acha que, terminando os estudos, supera a pobreza. Carol só quer mudar de vida. Só isso - coisa simples que o sindicato dos professores despreza.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

Anônimo disse...

"São 38 anos consecutivos de grevismo, um genocídio cultural, condenando o futuro de várias gerações de gaúchos."
— Qual nada. Com o baixíssimo nível em que está o ensino no Brasil, os alunos têm pouco a perder.

Anônimo disse...

Não sei porque nenhum governo ainda não teve a ideia de disponibilizar as aulas e o material de leitura na internet. Os professores esquerdistas poderiam se fartar de greves e os alunos não seriam prejudicados. Mas, como sempre, ensinar os alunos não é o objetivo.

Anônimo disse...

De fato esse sindicato de "profe, de sôr, de sôra, de tio e tia, com suas greves político ideológicas, causaram uma "lesão" irrecuperável em várias gerações, é uma pena pois nem nos seus próprios filhos pensaram, de pois ficam bravos quanto o presidente os rotula de idiotas úteis, mas é o que os alunos de hoje são em todos os níveis. Há e não existe corte de verbas e sim contingenciamento do orçamento.

Anônimo disse...

Essas greves vem desde a revolta dos mascates. Mas quem deu incremento foi Garibaldi com quem Mussolini aprendeu.

Anti comunista disse...

Essas e esses toxicômanos esquerdopatas do CPERGS, tem de ser eliminados, porque são incuráveis psicologicamente, e só pensam em ideologias comunistas, fascistas e marxistas. Acabem com esse maldito sindicato, e as coisas melhoram.

Anônimo disse...

E existem professores "resistentes", lulopetistas canalhas, que publicam que estão "em defesa da universidade e da ciência". De que maneira? Articulando greves. Sempre mais greves.

Anônimo disse...

Fechar as postas é o melhor, e depois dedetizar para não sobrar nenhuma ratazana no prédio.

Anônimo disse...

O Brasil está com elevado número de profissionais e formados com graduação e pós graduação desempregados.

Acho que o país formou gente demais para empregos de menos.

Aproveitem os números e fecham alguns cursos desnecessários por que além de economizar, haverá menos formados frustrados com o diploma embaixo do braço sem emprego.

Destruam o sindocato de professores disse...


Este sindicato formado por prostitutas profissionais, não ensinam nada, pois não sabem dar aula, só ideologia barata de partido formado por prostitutas, veados e canalhas, como o são o PT e o PSOL. Discursos de mimimi e nada mais. Coloquem meia dúzia no olho da rua e vão ver se não vão dar aula. Professores nunca foram, são sim merdas que devem ser jogadas no esgoto.

Anônimo disse...

Em quanto existir sindicatos esquerdopatas, nada vingará nessa terra. Esses falsos líderes só pensam no seu bem próprio, usam os sem cérebro como contínua massa de manobra, e eles igual a manada que vai para o matadouro, não reagem, são servis. As greves deles já deveriam constar nos calendários futuros. Que pena, gerações mal formadas vão se perdendo .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/