Rentabilidade do aluguel residencial se recuperou em outubro


O valor médio de locação de imóveis residenciais encerrou o mês de outubro muito próximo da estabilidade registrando uma variação negativa de 0,04% ante setembro. 

A rentabilidade do aluguel, que avalia o retorno médio que um proprietário obteria em doze meses com a locação do imóvel, recuperou-se em outubro, atingindo o patamar de 4,4% após uma série consecutiva de quedas desde 2011. O valor da rentabilidade é obtido a partir da razão entre o valor de locação mensal e o valor de venda mensal, ambos medidos em R$/m². A avaliação do resultado de outubro reforça a percepção de que o mercado locatário segue em trajetória de recuperação, ainda que gradual.

O índice, que é calculado com base em 15 municípios brasileiros, foi divulgado ontem pela Fipe em parceria com a empresa de busca de imóveis Zap. Oito das quinze cidades monitoradas apresentaram elevações, com destaque para São Bernardo do Campo, cujos valores registraram crescimento de cerca de 3%. O índice agregado acumula alta nominal de 2% nos últimos doze meses, variação inferior à inflação do período medida pelo IPCA (IBGE), de 4,59%. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/