Artigo, Percival Puggina - Holodomor e a pedagogia do silêncio

A exposição está aberta das 10h até as 20h, inclusive sábado e domingo, na ADVB de Porto Alegre.

Foi um sucesso a inauguração, no dia 5 de dezembro, da exposição “Holodomor, o genocídio ucraniano”. A mostra de imagens e relatos gráficos permanecerá aberta à visitação até o dia 9 na sede da ADVB/RS. O evento é uma iniciativa da Faculdade de Filosofia São Basílio Magno, de Curitiba, e veio a Porto Alegre graças à determinação com que a jornalista Fernanda Barth tratou de buscá-la. Teve apoio local da ADVB/RS e de quase uma centena de colaboradores. Coube-me a conferência de abertura, que antecedeu à aula magna do padre Domingos Starepravo. Falei sobre a Revolução Russa e seu terrível legado.

Na primeira parte da minha palestra, tendo em vista o silêncio que envolve o Holodomor, fiz um teste sobre as criminosas ocultações no ensino de história em nosso país. Vali-me, para isso, da própria experiência do público presente, que incluía muitos jovens. Tenho certeza de que as unânimes manifestações que obtive não serão diferentes das respostas dos leitores destas linhas. São cinco pares de perguntas. Apenas cinco de inúmeras possíveis. Cada primeira pergunta leva à subsequente, que, por mero dever de ofício, senão por honestidade intelectual, deveria ser objeto de abordagem em sala de aula. Assim:

• Enquanto estudante, assistiu você a aulas em que as Cruzadas foram mencionadas e criticadas? E ouviu alguma referência à Jihad ou expansionismo islâmico?

CLIQUE AQUI para ler mais.

9 comentários:

Unknown disse...

Genial!!!

elias disse...

Perfeito.
Deveria ser matéria obrigatória amanhã em todos os colegios e universidades do bananão.

Anônimo disse...

As esquerdas são silenciosamente covardes, pergunte a um esquerdista quem foi Pol Pot e a resposta é o silêncio absoluto, mas fale de Trump e as trombetas do CPERS e afins atormentam o universo!

Anônimo disse...

As esquerdas são silenciosamente covardes, pergunte a um esquerdista quem foi Pol Pot e a resposta é o silêncio absoluto, mas fale de Trump e as trombetas do CPERS e afins atormentam o universo!

Mordaz disse...

Mas pretender o ensino religioso nas escolas não é também lavagem cerebral? A fonte do ódio entre a humanidade. Olha só o que resultará o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel. Cinco mil anos de ódio naquela terra sem perspectiva de paz por outro tanto tempo. Tudo para saber quem é o povo escolhido.

Anônimo disse...

Se os negros tem direito a quotas porque seus antepassados foram escravizados por 300 anos, parece-me justo que os judeus recebam de volta sua cidade sagrada, que lhes foi roubada há 2000 anos pelos romanos e depois pelos árabes.

Anônimo disse...

"Não é por acaso que nosso sistema de ensino se tornou um dos piores do mundo civilizado. Afinal, sua “essência” é ser campo de treinamento de militantes para os partidos de esquerda. Os dirigentes do sindicato dos professores do ensino particular (e não pensam diferente as lideranças dos professores do ensino público) estão convencidos de serem detentores não do dever de ensinar, mas do direito de doutrinar! E creem que essa vocação política, superior a todas as demais, “essencial à Educação”, encontra na sala de aula o espaço natural para seu exercício. Se lhes for suprimida a tarefa “missionária” e lhes demandarem apenas o ensino da matéria que lhes é atribuída, esses professores entrarão em pane, talvez porque isso seja precisamente o que não sabem. Pergunto: porque não tentam fazer a cabeça de alguém do seu tamanho? A minha, por exemplo?"
É preciso, exato. Eles são covardes porque pegam crianças analfabetas, vulneráveis para doutrinar. Faz aguns dias foi publicado um editorial no estadão intitulada: "Investir bem nos professores". Resumidamente, não falta dinheiro no ensino público, não falta professor, ao contrário, há excesso de professores, os salários são bons. Falta é professor que ensine aos alunos. O artigo explica perfeitamente o que fazem esses "professores" na sala de aula.

Anônimo disse...

Mordaz, por que você está tão preocupado com os palestinos ou com o que o Trump vai fazer em Israel?
Totalmente irrelevante para o Brasil mas parece o fim do mundo!

Anônimo disse...

Anões diplomáticos do PT - Partido dos palpiteiros em ação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/