Cultivo de mamona para biodiesel definha no Norte de Minas

Oito anos após planta ter sido apelidada de ouro verde do sertão, a matéria-prima está sendo preterida por itens mais baratos. Foi outro embuste do governo petista de Lula.

A reportagem é do jornal O Estado de Minas. Leia tudo:

Da expectativa de lucro, à decepção. Este foi o desfecho que o projeto de plantio de mamona em Minas para o fornecimento de matéria-prima para a Usina de Biodiesel da Petrobras, em Montes Claros, trouxe para pequenos produtores rurais. A instalação da planta de fabricação no Norte de Minas foi cercada de promessas de emprego e renda para a região, dando um novo impulso à agricultura familiar. A ideia foi reforçada pelo então presidente Luiz Inácio da Silva ao inaugurar a indústria, em 6 de abril de 2009, ao lado de sua ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Porém, ao entrar em produção, a usina de biodiesel passou a usar outras matérias-primas, por serem mais baratas, principalmente o óleo de soja, trazido de outras regiões mineiras e até de outros estados, o que condenou ao fracasso as lavouras de mamona.

CLIQUE AQUI para saber mais.

28 comentários:

Anônimo disse...

o Brahma prometeu mundos e fundos e que todos ficariam ricos...

no final so ele é que ficou milionário, com previdência privada de 9 milhõezinhos...

fora o resto, como sempre diz o Augusto Nunes...

Anônimo disse...

Para de ser mentiroso, o sem vergonha!
Setor prejudicado pelo golpe PMDB-PSDB!

Oswald disse...

Mamona é com o Requião!

Anônimo disse...

Normal, Polibio!!!
Tudo o que o partido das trevas=pt implantou para "melhorar" a renda dos pobres foi feito sem planejamento a médio e longo prazo, isso sem contar a falta de logística, demanda de mercado, variantes climáticas, impacto ambiental,...
O negócio era "salvar a pátria", o mesmo discursinho mentiroso dos canalhas castro, chávez, morales, madura, ortega, correa (tudo em minúsculas).
Muito dinheiro rolou, para os mesmos bolsos de sempre, e o povo no prejuízo.
A ideia da matéria prima da mamona só pode ter saído da cabeça da estocadora de ventos e que, até hoje, não conseguiu colocar o dentifrício no tubo.
Haja inteligência para a mandiocona!

Anônimo disse...

Nada da certo na terra brasilis.

Anônimo disse...

{ Anônimo disse...
Para de ser mentiroso, o sem vergonha!
Setor prejudicado pelo golpe PMDB-PSDB!
18 de setembro de 2017 15:34}

mentiroso, o Polibio?

veja o caso do tal do etanol...

teu ídolo petista saiu pelo mundo afora feito um pregador do etanol da cana de açúcar prometendo o progresso limpo e de matriz brazuquinha...

empresários investiram uma montanha de dinheiro ate em usinas...

foi tudo um fiasco, tudo abandonado...

Jean Valente disse...

Tudo que o partido das trevas e seus agentes colocam as patas, tudo dá errado.
Conhecereis a Árvore Pelos Seus Frutos.
Os frutos das trevas são falsos e espalham choro e ranger de dentes.

Jacques Gros disse...

qualquer meio imbecil sabe que qualquer óleo que custe USD 1700 por tonelada (ou cerca de USD 0,50 por litro) não serve pra biodiesel...

Anônimo disse...

O problema é o custo de produção dessr tipo fe óleo, muito caro.

Anônimo disse...

mamona-oleo pode ser lucrativo se o produtor se especialisar no oleo para uso em medicina/industria farmaceutica, mas nesse caso, cairam na lorotinha do PT pra usar mamona combustivel, oq economicamente nao eh a melhor das escolhas

Anônimo disse...

Maior fraude, igual ao carvão gaúcho, que é pura cinza e não serve para nada só para fazer cimento e enganar os trouxas.
Joel

Anônimo disse...

O ex-vice governador do RS Miguel Rosseto não era o capo da Petrobrás Bio, a estatal que garantiu o enriquecimento dos agricultores que acreditaram nesta invencionice?

Anônimo disse...

Só quem se deu bem com o consumo da MAMONA foi o REQUIÃO, que soltou seus intestinos e com isso frouxou o esterco de vez e liberou os entupimentos do cano de descarga.

Anônimo disse...

Lula/Dilma PT e os demais puxadinhos escarlates bolivarianos venderam sonhos e entregaram pesadelos.

Anônimo disse...

O mais importante deu certo .... a fachada para enganar os bobos... típico do Ptismo.

Anônimo disse...

Nessas terras poderam ser plantadas batatas doce que gera etanol muito mais barato que a cana de açúcar, fora a utilização da sobra da batata como alimento para animais, rico em proteinas, ver no Google a usina em Tocantins e o RS está interessado com o projeto.Ver no Google "Etanol de Batata Doce"

Anônimo disse...

Mamona é boa para meficina, fazer Óleo de Rícino.

Anônimo disse...

Isso foi mais uma fraude do governo petralha que na verdade nunca levou nada a sério a não ser onde eles podiam roubar, aliado à isso, tivemos a queda do preço do petróleo que inviabilizou a produção do biodiesel!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Algo não está bem explicado nessa matéria. A mamona se presta à produção de óleo, o único a ser empregado em lubrificação de partes externas de todas as aeronaves por que é o único que não CONGELA em baixíssimas temperaturas. Além disto do grão, uma vez esmagado resta uma pasta empregada tanto na produção de produtos cosméticos quanto matéria plástica inquebrável. E depois os galhos ou o caule esmagados se prestam à produção de sacos de aniagem. Essa nem tu mesmo sabias, não é mesmo Políbio. Hahaha...

Anônimo disse...

E lá vem o Jorge ASPONE PETRALHA de novo. Só não confessa seus laços com o Rosseto, de amizade, parentesco(?), assessoria(?) ou como CONSULTOR MESMO a la DIRCEU??? E olha que o Dirceu deu para consultor mesmo, agora esta dando em
Curitiba.

Anônimo disse...

O próximo a definhar será o álcool, não dou 5 anos para isto ocorrer.

Anônimo disse...

Criminosos vendedores de sonhos estelionatários.

Anônimo disse...

Artur Nogueira diz:
Corrupção, esperteza e PT-tudo a ver.
Mamona no diesel: o primeiro crime econômico do lulopetismo - Estado de Minas, 18/09/2017.No caso da "mamona assassina", o produto menos indicado para produzir biodiesel, pode ter havido um cálculo político criminoso de transferir renda, indevidamente, para o MST -- dominado pelos neobolcheviques inimigos do agronegócio -- ao obrigar a Petrobras, que já era obrigada a adicionar biodiesel no diesel fóssil, a comprar especificamente biodiesel de mamona, e ainda mais especificamente de "famílias camponesas".
A "esperteza" de transferir dinheiro para os bolsos dos terroristas agrários.
(retirado do blog Diplomatizzando-Paulo Roberto de Almeida)

Unknown disse...

Mamona como combustível sempre foi balela. A tempos é usado em fins mais nobres como na síntese de lubrificante e tintas onde seu alto custo é justificável.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Por falar sobre absurdos praticados contra a Petrobras lembro que FHC em seu governo através de Lei Federal por eles criada impôs à Petrobras receber todo o álcool produzido pelo usineiros estocando-o por tempo indeterminado. Quando o mesmo era retirado não podia ser cobrado um ÚNICO CENTAVO pela estocagem e ainda cabia à Petrobras INDENIZAR o volume evaporado. Isto foi sim um CRIME e estranhamanete não se ouve falar nada sobre isto. Sei disto por que falecido irmão trabalhou toda sua vida na Petrobras.

Anônimo disse...

OU está demorando muito ou não publicou meu comentário que não tinha nada demais. Para quem pretende ter influência no debate político precisa melhorar!

Anônimo disse...

Anonimo disse...
Lá vem o Jorge aspone Petralha com seus dossiês - assassinato de reputações...
petista é caso perdido.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

A esse verme que mais uma vez me ataca sob o anonimato, coisa de homem que não honra as calças que veste digo que não crio fatos, apenas narro fatos dos quais tenho conhecimento vez que, modéstia à parte, sou bem informado e tenho o costume de ler ao invés de ficar encantado com os programas de legítima putaria levados aos idiotas pela de$one$ta por que $onegadora RB$. Meu tempo é precioso e não brinco com a verdade e a correta informação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/