Professores-mendigos pedem esmolas para sobreviver em Porto Alegre

A foto ao lado é de Maia Rubim, site Sul21 de hoje.

Um grupo de professores e funcionários do Colégio Estadual Emílio Massot, realizou na tarde desta quinta-feira uma operação de pedido de esmolas na esquina das Avenidas Ipiranga e Érico Verissimo, para tentar angariar fundos para passagens de ônibus, já que não receberam seus salários em dia pelo nono mês. Eles postaram-se diante do prédio do jornal Zero Hora.

O editor, que trafegava pelo local ontem a tarde, colaborou com os professores-mendigos e deu sua esmola, uma cédula de R$ 10,00. Na abordagem aos motoristas, o papel entregue pelos professores dizia: 

- Eu quero trabalhar, mas Sartori não quer deixar.

Professores como Luciana Regina Hoffmeister, também do Emílio Massot, como contou hoje o site Sul21, avisou em sala de aula que teria de parar as aulas até o salário ser depositado. Ela usa quatro ônibus todos os dias para ir da sua casa, no Jardim Vila Nova, até a Cidade Baixa, onde leciona.

A ideia dos professores do Emílio Massot é repetir as ações de pedágio e levá-la a outras escolas. Os professores também planejam uma ação coletiva de registro de boletins de ocorrência, sugerido pelo Cpers, que vem sendo adotada em outras escolas do Estado.

21 comentários:

Anônimo disse...

Nessa história triste há uma coisa que não consigo entender. Na vida normal, se uma empresa nao mais atende as expectativas do trabalhador, este pede demissão e vai procurar outro empregador. Minha ignorância ou ingenuidade me dificulta o entendimento do "porquê" esses "bons professores" não pedem as contas.

Anônimo disse...

Os professores deveriam pressionar quem deveria lhes representar.
- Tem um sindicato que não lhes representa. Utiliza os professores quando quer fazer baderna e paralisar tudo. O que estão fazendo neste momento para resolver o problema do atraso dos salários?
- O que os deputados estão fazendo para resolver o problema dos atrasos? Quando o governo enviou um projeto para conter gastos dos três poderes a assembléia virou as costas e rejeitou o projeto. Preferiu garantir as vantagens dos feudos do judiciário e dos legislativo.

O estado não tem dinheiro para o executivo mas precisa garantir as vantagens do legislativo e do judiciário. Os funcionários públicos do executivo são em maior número, precisam se mobilizar no sentido da unificação dos recursos. Peçam a adesão da sociedade. Tirando os excessos dos outros poderes, todos receberão seus salários.

Foco na solução do problema: exigir austeridade, eliminação de excessos e direitos iguais para todos os profissionais do estado. O legislativo e o judiciário são poderes inacessíveis ao executivo, só a pressão dos lesados pode mudar isto.

Anônimo disse...

Concordo, não estão satisfeitos procura outro empregador e vá para luta como todo brasileiro.
Esta na hora de sair deste "mimimimi"

Anônimo disse...

SOU PROFESSOR, ESCOLHI ESTA PROFISSÃO COM MUITO CARINHO.
O QUE EU QUERO É SER RESPEITADO.

NÃO É UMA QUESTÃO DE MIMIMIMIMI....

DEIXO UM QUESTIONAMENTO:

COMO CURRÍCULO DE UM PROFESSOR DE 32 ANOS DE IDADE COM LICENCIATURA E PÓS-GRADUAÇÃO NA SUA ÁREA SERÁ ANALISADO POR UMA EMPRESA NA DISPUTA POR UMA VAGA??????? ATENÇÃO ESTOU FALANDO DE UMA LICENCIATURA DE 04 ANOS



Anônimo disse...

Governo faz isso querendo que professores se demitam para por os 'novos concursados', só não vê quem não quer.

Anônimo disse...

Falta completa de amor próprio e de senso de ridiculo.

Olga disse...

Pura politicagem e das mais porcas estão fazendo esses professores. Uma vergonha para a categoria e um mau exemplo para os alunos.Quem deixou essa situação calamitosa foi o Tarso Genro. E a este crápula o Cpers sempre apoiou.E o salário está sendo pago(naturalmente que com algum atraso). É tudo uma questão de organização.E o Políbio hein? Apoiando o Cpers agora?

Unknown disse...

Cada um colhe o que planta!!!
A semeadura deste caos já é antiga... regada e cultivada por todos os partidos, pelegos sindicais e educadores que os apoiam e levam vantagem na perpetuação do grevismo.

Anônimo disse...

Aos anônimos acima, o estado não é uma empresa e muito menos o governador de plantão é o dono. Os funcionários passam em um disputado concurso público que é aberto a todos que preencham os requisitos necessários, então não tem nenhum cabimento abrirem mão de seus direitos por conta da visível incompetência de algum governador, como o desse último que infelizmente foi eleito!

Anônimo disse...

Estranho ninguém analisar, concluir e expor a causa do problema. O Tarso Genro criou um piso nacional para os professores, se elegeu com essa plataforma, utilizando meios escusos, e após eleito não cumpriu, deixando um estado falido. Agora chegou a conta, e não há varinha mágica. Responsabilidade administrativa. Mass

Rocco disse...

Logo mais, teremos muito mais professores pedindo esmolas, principalmente no Paraná, devido as ocupações das escolas que muitos deles apóiam e incentivam... Ir contra a contenção de gastos do governo é simplesmente sacrificar o salário dos próximos anos, pois não haverá dinheiro para nada, é isso que não enxergam...
O fato de serem professores deveria abrir a percepção, devido a sua inteligência, de não ser massa de manobra de sindicatos e centrais... Acordem professores... Vcs tem mais inteligência que meia dúzia de militantes esquerdistas...

Thiago disse...

Não quer trabalhar nada... quer mamar na teta estatal.
Entrega o cargo e vai pra iniciativa privada se não está satisfeito, ops... muitos não podem pq não tem competencia para tal, dependem da estabilidade do mamador público.

Anônimo disse...

Eu daria a esses professores uma viagem para Venezuela.Quem quer fazer alguma coisa, arruma um jeito, quem não quer fazer nada, arruma uma desculpa.Sinto cheiro de joguinho politico,o editor deve ter caido na esparrela.Já passei por momentos muito piores que esses professores estão passando e nunca pedi esmola.Perguntar não ofende:Se fosse no desgoverno do Atraso genro esses professores fariam isso?

Anônimo disse...

O Estado não é uma empresa e também não é uma fonte inesgotável de dinheiro, nem o povo fabrica dinheiro para pagar tantos impostos.O Governador é o Gestor,como tal tem que administrar com responsabilidade para que numa situação dessa, do RS,possa arrumar a casa. Cada um está puxando a brasa para a sua sardinha,Se o RS fosse uma empresa,já tinha falido ou no minimo, pedido concordata e todos funcionários já estariam procurando emprego, como está ocorrendo com mais de 12 milhões de brasileiros.

Anônimo disse...

Tenho uma teoria que o ensino do RS começou a fazer água (já que outrora era um Estado respeitado no Brasil pelo ensino público que oferecia a seus cidadãos) no momento em que o Cpers- sindicato, após a redemocratização, começou as lutas sindicais, greves, boicotes e tudo mais contra os alunos e a população gaúcha. Este sindicato presta um desserviço a população. O governo Tarso deu 70% de aumento no contra-cheque desses servidores e o ensino só piorou. Mais uma coisa, algum professor estadual alguma vez foi enganado, quando prestou concurso para o magistério, de que o salário seria "maior" ?

Anônimo disse...

Vejo como principal ERRO na educação no Brasil priorizar o ensino superior. O ensino superior , ao meu ver, deveria ser PAGO, premiando com BOLSA INTEGRAL e AJUDA DE CUSTO os BONS alunos , cujas famílias não pudessem pagar as mensalidades . E a PRIORIDADE deveria ser dada ao primeiro , ao segundo grau e ao ensino técnico , com professores bem pagos e ensino de boa qualidade , ou seja , esforço na BASE da educação formal !!!

Anônimo disse...

POR QUE NAO FAZEM ISTO EM MINAS GERAIS ONDE O PETRALHA BANDIDO QUE JA DEVERIA ESTAR PRESO O TAL PIMENTEL PAGA UMA MERRECA AOS PROFESSORES BEM MENOS DO QUE O COMPETENTE GOVERNADOR DO PARANÁ O RICHA PAGA , SIM ALEM D PAGAR O MENOS O PILANTREL TEM ATRASADO- PARCELADO OS SALARIOS

Anônimo disse...

bando de cinicos o asqueroso comunista assumido tarso genro do pt amigao de terroristas prometeu q iria pagar o piso aos professores que era pouco mais de 1 mil foi eleito e nao cumpriu teve longos 4 anos e nao pagou nem o piso ...ainda be, qeu nao foi reeleito - perdeu feio foi corrido do desgoverno por que nao reclamaram nos 4 anos, sartori pegou o governo nem há 2 anos pegou a bomba atomica que o tarso genro deixou uma divida astronomica de 52 bilhoes nao deixou 1 real em caixa , nao fez as obras q prometeu e ainda por cima nem margem de emprestimo deixou, agora aguentem= sentem e chorem

Carlos Mota disse...

Qualquer pessoa que tenha vergonha na cara, estando insatisfeito no seu local de trabalho, pede demissão e vai em busca de algo melhor.
Na verdade tá todo mundo se fazendo de leitão, só querendo mamar deitado!!!!

Anônimo disse...

Bem isso! Escrevam isso no papel da "esmola"! Nossa Polibio, o q está acontecendo com vc?
Meu apoio ao Sartori!!!

Anônimo disse...



Pobre funcionalismo do Executivo, só mendigando mesmo.
O Polenta não está nem aí, usufruindo a aposentadoria de deputado e com todas as despesas pagas (tudo mesmo), já planejando o que fazer com o salário de Desembargador para o resto da vida. Ah! Já ia esquecendo, este salário fica para os dependentes em caso de morte do agente politico em tela. Ou seja, nem morrendo vai deixar de dar prejuízo aos cofres públicos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/