PIB mostrou queda de 0,6% no segundo trimestre deste ano

O Produto Interno Bruto registrou queda de 0,6% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses deste ano, descontada a sazonalidade, conforme divulgado hoje pelo IBGE. O resultado ficou abaixo das projeções do mercado, que apontavam contrações de 0,3% e 0,5%, respectivamente, de acordo com coleta da Bloomberg. 

Na comparação interanual, o PIB recuou 3,8%, acumulando retração de 4,9% nos últimos doze meses. 

Em termos nominais, o PIB chegou a R$ 1,53 trilhão no período.

Pela ótica da oferta:
Serviços, menos 0,8%
Comércio, menos 0,8%
Agro, -2%
Indústria, 0,3% 

Diante do resultado conhecido hoje e levando em consideração os indicadores antecedentes e coincidentes referentes ao trimestre vigente já divulgados, o mercado espera contração de 0,3% do PIB no terceiro trimestre. O Bradesco fala em estabilidade e projeta recessão de 3% para este ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Renan Calheiros, querendo ser pop. quebrou o protocolo e soltou um "Tamo junto" logo depois de Temer ler compromisso constitucional. PMDB#15#solução#SQN

Anônimo disse...

Temer e seu governo tem que esconder da população, de maneira muito habilidosa, com o apoio da grande mídia, que a estagnação econômica do Brasil vai durar muito tempo.

Não existe o que fazer para retomar o crescimento e absorver novamente esses 10 milhões de desempregados. Não existe viés de baixa na taxa de juros, que estrangula todo o setor produtivo.

Não temos mão de obra qualificada, infra-estrutura e poupança interna para retomarmos os investimentos e reaquecer a economia.

A Europa e os EUA entraram nessa crise desde 2008 e não conseguiram mais sair dela.

Chegaremos em 2018, ou seja, quase uma década, e essas economias colossais do primeiro mundo ainda não conseguiram sair do buraco, com índices de desemprego bem altos e crescimento pífio.

Mas é preciso enganar a massa da população, custe o que custar.

É preciso esconder a verdade e criar uma sensação de esperança e otimismo.

Anônimo disse...

Políbio,

A propaganda enganosa do Planalto continua a "todo vapor".

Quem acha que chegamos ao fundo do poço pode ir preparando-se para cavar mais um pouco.

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/