Governadores do Norte querem compensações por benefícios para governadores gastadores do Sul

Senadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, insatisfeitos com o projeto de renegociação da dívida dos Estados - ainda em tramitação na Câmara dos Deputados - já começam a se articular para paralisar a proposta no Senado até que o governo federal atenda as contrapartidas exigidas pelos governadores. Enquanto Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul respondem por 84% da dívida dos estados com a União, as regiões Norte e Nordeste juntas são responsáveis apenas por 9%. Dessa forma, os governadores desses estados buscam apoio no Congresso Nacional para aprovar propostas que também os beneficiem e pedem um apoio imediato de R$ 7 bilhões

Antes do encontro de ontem entre 12 governadores do Nordeste com Temer, os governadores visitaram o Senado, pedindo ajuda das bancadas para travar a proposta de renegociação da dívida.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai mediar as negociações entre governadores e o presidente Temer. Ele disse: "Nem todos os estados possuem dívida com a União e a União precisa dos estados. Cabe ao Senado a defesa do equilíbrio". Representantes de pelo menos 10 estados estiveram no Senado, entre governadores e vices. Em seguida, foram se reunir com o presidente interino no Palácio do Planalto.


Os governadores das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste reivindicam um repasse de R$ 7 bilhões, como forma de compensação ao acordo da dívida dos estados com a União. Menos endividados, os governadores reclamam da falta de recursos disponíveis para que eles possam retomar investimentos.

13 comentários:

Unknown disse...

vamos descontar do Nordeste o volume do BOLSA-FAMILIA que vai para lá e também as empresas que os estados do sul perderam pela guerra fiscal dando terrenos, inseções promovida pelos Estados do Norte e Nordeste....

Anônimo disse...

Na realidade eles deveriam pagar indenização aos estados daqui por terem apoiados governos corruptos.

Anônimo disse...

Ótimo, já que eles estão falando em equilíbrio, vamos impor uma redistribuição equânime da arrecadação dos tributos, de modo que os Estados do Sul e sudeste não fiquem eternamente sendo drenados pelos tributos federais. É vamos rediscutir os benefícios da Zona Franca de Manaus também. Ou por falta de Políticos vamos deixar o trem passar, de novo...

Anônimo disse...

Brasil é uma piada !
A maioria dos estados do Nordeste vivem de transferências do poder central, e querem mais dinheiro ?

Anônimo disse...

cambada de sangue sugas.
vejam quanto a união arrecada nos estados que estão falidos e quanto retorna, e vejam quanto a união arrecada nos estados que nao estão falidos e quanto retorna.

Anônimo disse...

É bom saber estes dados.
Muita gente discrimina os estados nordestinos mas agora se vê que foram muitissimo mais bem administrados que os "prósperos, progressistas e ultra modernos estados do sul e sudeste.
Talvez lá roubaram menos....
E tem idiotas querendo separar o sul.

Anônimo disse...

PERGUNTE AOS GOVERNOS DO NORTE PORQUE A REGIÃO SUL PAGA 190 BILHÕES DE IMPOSTOS E RECEBE 40 BILHÕES DE VOLTA?

Anônimo disse...

Não basta que recebem de volta do governo federal muito mais do que contribuem, querem ROUBAR ainda mais?

Anônimo disse...

Compensar aqueles que sempre geraram pobreza, coronéis,coitadismo e corrupção ?

Anônimo disse...

O das 11:04 tem sérias dificuldades de interpretar a realidade ...

Anônimo disse...

Francamente, vamos pegar o exemplo de São Paulo: recebe de volta apenas 8% de todo o valor que envia ao Governo Federal, tendo POR ANO prejuízo de mais de 450 bilhões de reais, duas vezes mais do que ele "deve" ao governo federal atualmente. O estado de São Paulo, para bancar várias obras a mando da constituição, é obrigado a tomar empréstimos do governo federal do dinheiro que ele próprio manda, a juros abusivos!
Essa medida é mais absurda ainda quando se leva em consideração que SP só pode ter direito a 3 senadores, enquanto o nordeste sozinho tem direito a 27! Quem paga a conta no Brasil não tem poder político nenhum, essa é a atual situação!

Anônimo disse...

Anônimo das 11:04 hs, entre no Google e pesquise" Estado Pagador e Estado Recebedor",faça uma pequena análise e quem sabe vai chegar à conclusão que é o contrário do que vc escreveu.O que Está acontecendo é quê uma pessoa que ganha 5000,00 é outra obrigada a dar 4000,00 pra outra que ganha 1000,00 , no final do ano vc vai dizer que a pessoa que ganha 1000,00 mensais sabe administrar melhor do que quem ganha 5000,00?É exatamente isso que está acontecendo com a Federação do Brasil.

Gilmar disse...

As orelhas do idiota das 11:04 não param de crescer, é um verme, uma ameba, um placebo social que não vê a realidade das transferências dos impostos arrecadados no SUL/SUDESTE para servir as classes mais "abostadas" do norte/nordeste. Quando separarmos por aqui é bom que você esteja com malas prontas, porque não terá espaço para tipo da tua láia. Anônimo igual a ti deve ser um cagão com medo de se identificar. O SUL é O Meu País e São Paulo não será diferente, vai se emancipar também.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/