Artigo, Gustavo Franco - Abertura, já !

CLIQUE AQUI para ler, também, "Algo muda no Brasil", Celso Ming, Estadão. 

No início dos anos 1980, Brasil e Coreia tinham níveis semelhantes de renda per capita e de produtividade do trabalho.

Na época, havia muitas dúvidas sobre os modelos de desenvolvimento econômico mais apropriados ao que vinha pela frente, e entre os países hoje conhecidos como emergentes destacavam-se duas “escolas”: de um lado estavam os chamados “tigres asiáticos” (Coreia, Taiwan, Hong Kong e Cingapura), que buscavam maior integração na economia global através da “promoção de exportações” (e importações), e de outro, os latino-americanos, com seus modelos de “substituição de importações”, ênfase no mercado interno e autossuficiência.

Eu dava meus primeiros passos como pesquisador, e, em conferências internacionais, os encontros com os colegas asiáticos tinham lugar em um clima de certa rivalidade, muitas vezes sadia e bem-humorada, mas com alguns estranhamentos patrióticos inevitáveis. Todos eram acadêmicos em busca de verdade, mas com certa torcida.

Nós defendíamos nossas cores argumentando que o modelo não era importante se o país fosse competitivo e que, como o mercado interno dava escala ao produtor nacional, o protecionismo devia ser utilizado de forma pragmática. Ademais, era justo que o Brasil procurasse reduzir sua vulnerabilidade externa em razão dos estragos causados pelos preços do petróleo.

Como éramos ingênuos…

CLIQUE AQUI para ler todo o texto. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é! QUANDO o Brasil muda, muda para pior. Isto ocorreu em 1989, depois mudou em 1930; em 1964 e, por ultimo em 1988.

Nosso caminho atual, nos termos da CF/1988 tem agora a castas, garantias eternas a corporações.

Hoje somos um PAIS SOCIALISTA, justificando consciência pesada com os miseráveis, como se o capitalismo não lhes daria condições de se elevarem, com base em corporações.

As corporações brasileiras, iniciada sua criação com Getúlio e concretada pela CF/1988, definem de que CASTA tu és.

QUAL É A TUA CASTA?


Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de cristal

Muito bom o artigo. É preciso lembrar que o artigo não mencionou que os "tigres asiáticos" investiram maciçamente em educação e qualificação de mão-de-obra, assim como fizeram os japoneses. E a exportação desses países teve como foco produtos manufaturados e não commodities como soja, café e minérios.

Somente um exemplo (Em relação somente ao Ensino fundamental): um professor sul-coreano do Ensino Fundamental chega a ganhar um mínimo de 4 mil dólares por mês; e após quatro anos árduos de graduação, todos os futuros docentes têm de cursar um mestrado - o nível mínimo de formação para se dar aulas.

Enquanto isso aqui no Brasil, em SP estão fechando escolas e no nosso RS estão parcelando salários de professores... E no RJ acabaram com os CIEPS! E o piso nacional é letra morta...

Vamos ficar mais uma década (no mínimo) nos especializando naquilo que somos mestres e doutores: transformar o Brasil em uma república das bananas...

Anônimo disse...

Corrigindo texto acima, erro de data:

Pois é! QUANDO o Brasil muda, muda para pior. Isto ocorreu em 1889, depois mudou em 1930; em 1964 e, por ultimo em 1988.

Nosso caminho atual, nos termos da CF/1988 tem agora as castas, garantias eternas as corporações e seus membros e afiliados.

Hoje somos um PAIS SOCIALISTA, justificando consciência pesada para com os miseráveis, como se o capitalismo não lhes daria condições de se elevarem.

As corporações brasileiras, iniciada sua criação com Getúlio e concretada pela CF/1988, define de que CASTA tu és.

QUAL É A TUA CASTA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/