O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, adianta
que o encontro desta segunda-feira servirá para atualizar as informações sobre o
planejamento dos holandeses e estreitar a relação entre as partes.
A cooperação não foi adiante porque o governo do PT não quis levar adiante o programa.
Uma sugestão do master plan é transformar o porto do Rio
Grande em um concentrador de cargas e o Estado em centro logístico do Mercosul.
O exemplo vem dos complexos portuários de Amsterdã e Roterdã, que desenvolvem
forte política de atração de transporte de mercadorias pela hidrovia. Para os
holandeses, os cais de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Estrela e Pelotas podem
se tornar uma rede coletora para alimentar o terminal marítimo gaúcho.
Westphalen ressalta ainda que, além do atual potencial, o
modal pode tornar-se mais interessante com a concretização da Hidrovia
Brasil-Uruguai, que prevê a ligação das lagoas Mirim e dos Patos. Para isso, o
secretário lembra que será necessário realizar a dragagem do canal Sangradouro
(na região de Pelotas), obra que deverá ser feita pelo governo federal.
4 comentários:
esta na real pavimentando a necessidade de uma nova viagem a Europa de uma comitiva de políticos a custa do estado,vergonha.
mas nós somos trouxas.
Finalmente vão fazer uma parceria com países sérios e não com países de bloco comunista. Holanda um pequeno país mas com um PIB gigantesco, temos muito que aprender! Que estão esperando ativem os terminais de containers, pode ser no canetaço mesmo.
Grande iniciativa. Conheci bem o excelente Porto de Roterdam e a sua invejável organização, planejamento e funcionamento. Se conseguirmos fazer uma parceria com os holandeses para melhorar os nossos portos o Rio Grande do Sul poderá tornar-se um exemplo para todo o País. Vamos torcer para que os diversos sindicatos nas mãos do PT não consigam novamente impedir o avanço do Rio Grande do Sul.
HOLANDESES NÃO VÃO INVESTIR NO RIO GRANDE DO SUL. É SÓ LER NOTÍCIAS DE LÁ.
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