Nesta quarta-feira, em Canoas (RS), a Foton
Caminhões apresentou o protótipo nacional do caminhão de dez toneladas que será
o primeiro modelo a ser produzido na fábrica sediada em Guaíba, a partir de
2016. O evento ocorreu nas instalações da Transportes Gabardo, responsável pelo
recebimento e desembarque dos caminhões Foton no Porto de Rio Grande (RS), bem
como a preparação dos veículos para envio da rede de concessionárias e o
transporte até as revendas.
. O presidente do Conselho da Foton no Brasil, o ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, esteve presente ao ato.
A Foton aproveitou a ocasião para apresentar os
fornecedores de peças e componentes do veículo. Foram fechadas parcerias com 20 dos principais fornecedores instalados no Brasil
. O caminhão de dez toneladas sairá da linha de produção com mais de 65% de seu
conteúdo nacionalizado, e assim serão atendidos aos requisitos do programa
Inovar-Auto, do governo federal, além do Finame
. mAs empresas fornecedoras apresentadas pela Foton e já
confirmadas são:
Continental (tacógrafo) Vidroforte (vidros da cabine);
Cummins (motor e pós tratamento); ZF e Sachs (transmissão e embreagem); Dana,
Knorr e Frum (componentes para eixos); Monroe e Rassini (itens da suspensão);
Maxion (chassis e rodas); Pirelli (pneus); Voss e Brunning (itens de frenagem);
Bepo e Indebras (sistema de combustível); Heliar (bateria); Schwaben (
engenharia) Mobil (fluidos em geral como óleo do motor, freio, etc.). Itens
como chicotes, suportes, parafusos e outras peças estão em negociações com
empresas do Rio Grande do Sul.
. O público conheceu ainda os modelos de 15, 17 e 24
toneladas de PBT (Peso Bruto Total), que entrarão neste segundo semestre em
processo de homologação para obter a permissão de produção no Brasil.
"Esses três modelos são os produtos iniciais para a nossa entrada no
mercado de pesados e demonstram que o programa estabelecido com a Foton Beiqi
tem continuidade para um portfólio maior de produtos", comentou Mendonça
de Barros.
- As obras para a construção da fábrica tiveram início em
abril deste ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe
a linha de montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará
importando da matriz chinesa, em Beijing, os modelos de 3,5 até 24 toneladas de
PBT, que desde junho estão sendo desembarcados em Rio Grande. Até o fim deste
ano, 100 contêineres com peças, acessórios e cerca de 1000 caminhões devem ser
entregues, todos por Rio Grande", finalizou Hamacek.
Um comentário:
Cadê as fotos?
Postar um comentário