Russos da RZD querem controle da Ferrovia da Soja

A recém-anunciada parceria com a brasileira Progen é apenas uma ferrovia vicinal. A chegada da RZD ao país passa por trilhos de bitola muito mais larga. Segundo o Relatório Reservado, o grupo russo está em negociações avançadas com o BNDES e o InfraBrasil – que reúne Previ, Petros e Funcef, entre outros fundos de previdência privada. O trio articula a formação de um consórcio para disputar a concessão da linha entre Lucas do Rio Verde (MT) e Uruaçu (GO). Para muitos, trata-se da licitação mais importante em curso no setor. Com investimento previsto de R$ 2,5 bilhões, este será um dos principais trechos da futura Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) – projeto orçado em R$ 6,5 bilhões.

. Este emaranhado de mais de 4,4 mil quilômetros de trilhos, que cortará 52 municípios do Centro- Oeste, será fundamental para reduzir o tempo e os custos de escoamento da produção agrícola na região. Um dos maiores operadores mundiais do setor, a RZD administra mais de 90 mil quilômetros de ferrovias

2 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente o governo consegue fazer uso de parte de sua massa cinzenta e dá atenção ao mais efetivo meio de transporte terrestre. Õ gente custosa de aprender, ficam falando em besteiras tipo trem-bala e esquecem oessencial.

Anônimo disse...

Precisaríamos que os russos, ou mesmo os chineses, assumissem a construção da Ferrovia Centro-Sul, projetada desde Panorama SP até o porto de Rio Grande. Isto garantiria o escoamento muito mais barato da produção do oeste do Brasil e do Paraguai pelo porto gaúcho, antes que o Uruguai faça o seu porto oceânico perto de La Paloma para atrair estas cargas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/