Memória - Dossiê não é crime e todos fazem, diz Tarso

Da Folha, 12 de abril de 2005, num evento em São Paulo, do qual participou a ex-primeira dama Ruth Cardoso, naquele momento investigada pela Casa Civil do governo Lula, visando enlame-a-la e ao ex-presidente FHC. Ruth morreu logo em seguida. O material ao lado foi postado no Twitter, ontem, pelo delegado Romeu Tuma Júnior, inconformado com as declarações do ministro Gilberto Carvalho na Comissão de Segurança Pública da Câmara, convocado que foi para falar sobre as denúncias feitas pelo autor de "Assassinato de Reputações" por sua participação na roubalheira de dinheiro público do ABC, tudo para os cofres do PT. Clique na imagem para ler tudo. 

O ministro Tarso Genro (Justiça) afirmou ontem, durante evento em São Paulo, em que esteve presente a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, que fazer dossiê não é crime e que todo governo faz a mesma coisa. Crime, disse, é funcionário público vazar dado sigiloso.
"Não existe no Código Penal brasileiro um crime chamado dossiê", afirmou o ministro, que há duas semanas havia dito não ver razão para a Polícia Federal entrar no caso. Na ocasião, disse que o dossiê era uma questão de "conceito, não de fato determinado".
Ontem, o ministro deu uma nova definição: "Dossiê é um conjunto de dados que pode ser feito pela oposição, pelo debate político, pelo governo e inclusive pela própria imprensa, como eventualmente ocorre".
Os gastos pessoais de Ruth e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram incluídos no material produzido em fevereiro por servidores da Casa Civil subordinados a Erenice Guerra, braço direito da ministra Dilma Rousseff.
A PF só investiga o vazamento, e não a montagem do dossiê.

"Jamais me reportei ao dossiê da Casa Civil, ao eventual dossiê ou à coleta de dados. Isso está sendo examinado pela PF

7 comentários:

Luiz Vargas disse...

O crime dossiê não existe, mas um CRIME chamado prevaricação EXISTE.
Futuramente, a história do país colocará no devido lugar este peremPTório far$ante.

Anônimo disse...

Políbio,
Esse é o conceito de um psicopata social. Não tem superego.
Acha que pode tudo de tudo e ninguém tasca!

Anônimo disse...

Políbio,

O Tarsinho tem "caráter" para dar e vender, para quem pagar mais é óbvio!!!

E este "estrupicio" é governador de estado!!

JulioK

Anônimo disse...

A propósito quanto está custando a reforma do palacinho para agradar a primeira dama uma neo-fotógrafa???
Então,de acordo com sua excelencia,se poderia fazer um dossiê.Que Tal?

Anônimo disse...

Esse conceito sobre crime, só poderia sair de um Napoleão de Hospício...!!!

Anônimo disse...

Dossiê pode não ser crime... Mas engavetar investigações, indícios e provas do Mensalão é crime! Prevaricação!

E usar verbas do propinoduto mensaleiro em campanha eleitoral é crime também...

Anônimo disse...

O Que mais me surpreende que foi o povo que o elegeu, porque nao ter forca para tira-lo de la ja. Como pode os gauchos que sempre foram considerados mais eclarecido para votar , ecolheram o PT varias vezes, que definitivamente destrui um estado forte como RS, Hoje Porto Alegre esta um LIXO!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/