Governo Tarso apóia US$ 1 bi do BNES para porto uruguaio concorrente de Rio Grande, tudo em nome do "internacionalismo proletário"

O governo Tarso Genro, PT, não se importa que o governo brasileiro, via BNDES, passe US$ 1 bilhão para o governo uruguaio construir um moderno porto em Rocha, que vai disputar carga diretamente com o porto de Rio Grande, causando graves prejuízos à economia do RS, conforme estimam os empresários Willen Mantelli (Associação Brasileira de Portos) e Ricardo Portela, Fiergs.

.O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues acha mais importante a solidariedade comunista internacionalista do governo frederal do PT:

 - O Rio Grande do Sul não será prejudicado economicamente com a construção do porto uruguaio e o apoio do BNDES se justifica porque ajuda o Brasil a consolidar a posição de liderança na América Latina.

. É tudo em nome da solidariedade proletária internacional. 

. Foi a mesma justificativa que o governo deu ao investir no porto de Mariel, Cuba, que não tem nada a ver com os objetrivos econômicos estratégicos do Brasil, já que Cuba não representa nada economicamente e nem logisticamente é rota de passagem para lugar algum de interesse comercial do Brasil. A idéia de usar Mariel para atingir o Canal do Panamá é até idiota, porque se isto fosse verdade, melhor seria Miami, mas nem isto interessa, porque os navios teriam que voltar e não seguir em frente ou ir para os lados.  

. A construção de um superporto no Uruguai pode levar para as bandas orientais parte da produção escoada hoje no sul e sudeste do Brasil e acarretar prejuízos para o porto de Rio Grande. O terminal em Rocha, cidade a 84 quilômetros da fronteira com o Estado, pode ser financiado com dinheiro dos brasileiros.

. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a Odebrecht para a instalação de um porto na localidade de Rocha.  Em entrevista ao jornal uruguaio República, em janeiro, o presidente uruguaio, José Mujica, afirmou que o Brasil financiaria 80% do porto, que deve começar a ser construído em 2015. O percentual equivale ao suposto aporte bilionário do banco. "O Brasil nos deu e nos dará uma grande mão com esse trabalho. O Uruguai não tem a capacidade para financiar isso por si só e depende, por enquanto, de ajuda externa", disse Mujica à época.


13 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

Povo politizado é outra coisa
BURRICE MATA
Saudações

Anônimo disse...

Solidariedade comunista !
E alguns ainda tem dúvida disso !

Anônimo disse...

JÁ MANDARAM A FORD PARA BAHIA, AGORA MANDARÃO NOSSAS CARGAS PARA O PORTO DO URUGUAI, EM TRINTA ANOS ESTAREMOS VENDENDO BUGIGANGAS TIPO PARAGUAI.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

E ele está preocupado com o desenvolvimento do estado?
Nem tá. O negócio dele é viajar,de preferencia para a Europa,para se aliviar a cabeca dessa tarefa enfadonha que é governar o Estado.

Anônimo disse...

TA MAIS A PONTE DO GUAIBA VAI SAIR....KKKKKKKKKK
TÁ BOM ASSIM SÓ VOTAR NA DILMA E NO TARSO EM OUTUBRO.

Anônimo disse...

E que tal o governo "financiar" a educação e a saúde? Mas no Brasil, é claro!

Anônimo disse...

Políbio, o sgarbi vai trabalhar lá no psó o que petralha sabe fazer hahaha, mais uma boquinha pros companheiros.orto uUruguaio com grana nossa, e

Ivo Leo Hammes disse...

O governicho do atual ocupante do Piratini tem decididamente a marca do ATRASO. Pobre Província de São Pedro. Acorda gauchada.

Anônimo disse...

Novante o editor botando palavra na boca dos outros e ainda usando o velho truque da foto, ou seja, se tirou foto junto com Mujica, é porque concorda. Corta essa malandro de quixute.

Anônimo disse...

Fazer caridade com o chapéu dos outros é fácil.

Anônimo disse...

Alguém aí falou de Ponte do Guáiba?? A velhinha de Taubaté agora é leitora desse blog? É exatamente como o Salgado Filho- só anúncio e depois a retratação do fiasco pelo Governo !

Anônimo disse...

O Tarso está fazendo a parte dele pelo "internacionalismo proletário": está quebrando o Estado do RS e em breve toda a sociedade deverá ser de proletariados.

Anônimo disse...

O Tarso está fazendo a parte dele pelo "internacionalismo proletário": está quebrando o Estado do RS e em breve toda a sociedade deverá ser de proletariados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/