Artigo, José Roberto Mendonça de Barros - O governo perdeu o rumo

Participei nesta semana de um seminário que comemorou os 20 anos do Plano Real. Lá, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou que o governo perdeu o rumo. Nada mais verdadeiro: basta considerar o pacote elétrico arrematado às pressas e divulgado nesta quinta-feira, que comentamos mais adiante. O evento me lembrou que utilizei exatamente este título num artigo publicado neste espaço, em 17 de junho do ano passado. Lá estava dito que:

"Uma sucessão de más notícias fez o governo perder o rumo. O PIB do primeiro trimestre foi péssimo..."
"Três anos de crescimento próximo de 2% não representam um evento fortuito, mas uma tendência mais estrutural, passado o efeito dos grandes ganhos de preços de commodities."
"Nosso problema não está na demanda, mas sim, na falta de competitividade da produção nacional."
"A situação macroeconômica está desarranjada..."
"Corremos o risco de acabar por piorar um pouco mais o crescimento, a inflação, o setor externo e a dívida do governo."

Quase um ano depois, não só todas estas observações seguem totalmente válidas, como ficaram ainda mais claras: as pressões inflacionárias continuam obrigando o Banco Central a elevar os juros, as expectativas dos agentes estão piores, o crescimento de 2014 deve ser menor que o de 2013. Mais que tudo, a taxa de investimentos não cresce: o IBGE estimou que o número de 2013 foi de apenas 18,4%, praticamente igual ao do ano anterior.

Em 2014, o cenário do investimento continua muito limitado.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Um comentário:

Anônimo disse...

O GOVERNO FALA TANTO E SE GABA DO PIB PRIMÁRIO, MAS NUNCA INFORMA O PIB DO MST, NINGUÉM SABE A CONTRIBUIÇÃO DOS ASSENTADOS, SE FOI COMPRADO TERRAS PARA ASSENTAMENTOS PRECISAMOS SABER A CONTRIBUIÇÃO DELES PARA O BRASIL, FINAL QUEM PATROCINOU ESTAS COMPRAS FOMOS NÓS ATRAVÉS DE IMPOSTOS.


EDUARDO MENEZES

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/