Artigo, Marcos Cintra - O PT e a volta da CPMF

O economista Marcos Cintra, doutor por Harvard e vice da FGV, escreve hoje que Ccrca de vinte deputados do PT querem recriar a CPMF para financiar a área da saúde. O novo tributo, agora chamado de CSS (Contribuição Social para a Saúde), teria uma alíquota de 0,15% sobre o débito das movimentações financeiras, o que garantiria uma receita de cerca de R$ 30 bilhões por ano. Ele explica por que razão a sociedade até poderia tolerar a recriação da CPMF:substituindo outra taxação. Leia:

O governo tentou trazer a CPMF de volta em 2011 e não conseguiu. Agora a iniciativa parte de um grupo de parlamentares petistas, cuja estratégia é sedimentar a ideia em 2014 para que o debate ganhe força no Congresso a partir de 2015.

(...)

Cabe lembrar que a CPMF foi repudiada como um tributo a mais a elevar a carga tributária brasileira. Porém, ela seria aceita pela sociedade se fosse instituída como substituta de outros tributos. Levantamento realizado em 2007 pela empresa Cepac-Pesquisa & Comunicação revela que 64% das pessoas a aceitariam se ela substituísse a contribuição ao INSS incidente sobre a folha de pagamento das empresas.


Mesmo sendo um tributo operacionalmente justo e eficiente, a criação da CSS aumenta a carga tributária e permite a continuidade do esfolamento do contribuinte brasileiro. Pesando os argumentos a favor e contra, os parlamentares petistas deveriam abortar a proposta de implantação do novo tributo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


9 comentários:

Anônimo disse...

A quadrilha do mensalão, qdo na oposição, sempre foi contra qq atitude do governo da hora. Foi contra o plano real(caras de paus, sustentam que foi a dilma e o lula quem domou a inflação), contra a criação da CPMF, contra, contra tudo. Agora no governo querem recriar esse imposto tão rejeitado por elles.

Cap Caverna disse...

Mais uma safadeza desses vermelhos quadrilheiros. Dinheiro para a saúde tem de sobra, basta saberem usar corretamente e pararem de roubar. O INSS é assaltado todos os dias, seja por juízes que liberam valores astronômicos a qualquer advogado previdenciaram, olha a Jorgina, seja por vigaristas mil, que estão sempre inovando, mas o resultado disso é sempre a roubalheira.Também ninguém mais acredita que estes valores iriam para a saúde, pois dinheiro para campanhas politicas, construção de estádios de futebol, obras de milhóes no congresso e apartamentos dos politicos, compra de lagostas e champagne para a Roseane Sarney nunca falta, mas retorno a quem paga,vem a conta gotas. Esses canalhas que querem mais esse imposto, deveriam ser cassados!

Justiniano disse...

Enquanto isso o Genuino aluga casa de 3 suites por 4 mil reais em Brasília.

Depois vem dar uma pobre coitado, quando a maioria dos brasileiro não consegue pagar aluguel de R$ 500,00.

Essa banda podre do PT que nunca trabalhou e não sabe administrar nem as casas deles, quer que o brasileiro pague pela sua incompetência na gestão pública.

Muitos tributaristas dizem que há muito dinheiro para saúde, mas faltam projetos para sua liberação. Portanto não há nenhuma necessidade de mais um imposto.

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:Querem mais dinheiro para mandar para o Fidel Castro?Com o programa mais médico o Governo Federal mandou uma fortuna para Cuba.O Governo Federal já não abocanhou uma parte das emendas parlamentares deste ano dizendo que é para a saúde?Não vai 25% dos Royalties do Pré-Sal para a Saúde?

Surfista Prateado disse...

De forma alguma, mesmo que substituísse outro imposto. Ou acaba não terminando o outro imposto, ou eles recriam depois com outro nome. CPMF NUNCA MAIS!

Anônimo disse...

Digam o nome destes deputados vagabundos, que teremos que mandar alguém apagá-los.

Não existe um deputado sincero no PT, procuram ROUBAR DE TODAS AS FORMAS, não importa o nome dão.

Anônimo disse...

Pois é, e quem são estes vinte ilustres deputados? Sem dúvida que precisamos conhecê-los melhor.

Anônimo disse...

No andar dos acontecimentos é bem provável que volte este "imposto". Ainda mais que inexiste oposição.

Edu Amaral disse...

Já não basta ser esfolado pela receita federal? Já não basta pagar centenas de tributos em tudo que se consome nesse país? Já não basta ter que sustentar essas camarilhas de políticos e os 36 ministérios do governo, com seus cabides de empregos petistas? Já não basta ver o Brasil ser sugado pelos petralhas e seus "amigos" da base aliada, através da corrupção desenfreada e do empreguismo inútil nos mais de 24.000 cargos comissionados? Chega de imposto camarilha!!! Querem mais dinheiro? Pois que façam o dever de casa. Demitam os chupins vermelhos e de outras cores também. FORA MAIS IMPOSTOS, bando de fdp.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/