Saiba como na Operação Satiagraha, Tarso queria ver o "circo pegar fogo" para minar Lula e Dilma

Protógenes sabia que a Operação Satiagraha contou com o ok de Lula, que voltou atrás depois que os acontecimentos chegaram muito perto do governo. O banqueiro Daniel Dantas tinha todo mundo nas mãos e vazou o número da conta do Mensalão em Nassau.


Estranhamente fora do mercado, passados 30 dias do lançamento, o livro Assassinato de Reputações, prossegue surpreendendo pelas revelações que faz o delegado Romeu Tuma Júnior, que durante três anos privou da intimidade do governo Lula, no comando da secretaria nacional de Justiça, trabalhando sob a liderança do então ministro da Justiça, Tarso Genro. Tuma Júnior era filho de Tumão, o mitológico chefão do Dops de São Paulo na época dura da ditadura, onde recrutou o então líder sindical Lula da Silva para ser seu alcaguete – o dedo duro que informava aos policiais e aos militares tudo o que acontecia na CUT e no PT.

. Num dos capítulos mais pormenorizados, ao contar os bastidores da Operação Satiagraha e o embate mortal entre os delegados Paulo Lacerda e Protógenes Queiroz com a troika Lula, Dirceu e Gilberto Carvalho, uns atacando e outros defendendo os interesses do banqueiro Daniel Dantas, ele explica de que modo se colocam as contradições entre as lideranças do PT:

- Tarso não gostava de Lula e Dirceu, e queria ver o circo pegar fogo. Ele era de uma facção contrária à majoritária no PT, e quando falo em facção contrária refiro-me a grupos antagônicos mais adversários do que a própria oposição. Sabia que Dantas tinha boas relações com expoentes do PT. A desgraça do banqueiro e de parte de seus Partidos, naquele momento, poderia render a Tarso novo protagonismo, como ocorrera quando do escândalo do Mensalão.

. Qual o interesse que tinha Tarso Genro em ver “o circo pegar fogo” ? Leia o que escreve Tuma Júnior na página 403 do seu livro:


- Isto lhe beneficiaria na disputa presidencial (ele postulava a candidatura a presidente e não acreditava em Dilma), ou no mínimo ao governo gaúcho. Afinal, Tarso sabia, como já dissera Protógenes, que a Operação Satiagraha era uma “missão presidencial”, que depois foi suspensa pelo envolvimento de gente do próprio Palácio do Planalto.

6 comentários:

Luiz A. Buss (03/2503) disse...

É preciso que haja uma oposição congressista interessada em investigar e esclarecer todas essas denúncias.
O ministério público do governo petista jamais cumprirá o seu verdadeiro papel. Se conseguir, abafará todas as denúncias.
Onde está a oposição parlamentar?

Anônimo disse...

Imaginem o estraga que este cara ia fazer ao Brasil, voltariamos uns cem anos na história.




eduardo menezes

FAÇANHA disse...

AGORA, 12:20 HS, A SARAIVA DO SHOPPING PRAIA DE BELAS POSSUI 04 EXEMPLARES DO "ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES" À VENDA.

Anônimo disse...

E O POVO PATROCINANDO TUDO ISSUUU...

Anônimo disse...

Acabei de receber o meu livro hoje pelo correio. Ansioso para leitura.

Anônimo disse...

O que o delegado tá denunciando, é verdade, pq ele viveu essas situações. Inclusive via o lula sindicalista, dormir no sofá da casa do pai tumão. O delegado tuma junior, tá mentindo...??? é só processá-lo e como os petralhas dizem que ele(o tuma jr) tá mentindo, é meio caminho prá parar na cadeia. Pq não processam o tuma...? pq o que ele conta é a mais pura verdade, ele tem provas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/